Equipe médica do A.C.Camargo participa de evento internacional sobre laringectomizados

Publicado em: 30/04/2021 - 13:04:25
Institucional
Tratamento
Eventos
Tumores de Cabeça e Pescoço
Laringe
Linha Fina

 

Encontro virtual organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center e o Netherlands Cancer Institute debate tecnologias e melhor desfecho clínico para pacientes que passaram pelo procedimento

 

Médicos do A.C.Camargo serão palestrantes no workshop on-line do Global Postlaryngectomy Rehabilitation, organizado pelo Instituto do Câncer da Holanda (Netherlands Cancer Institute), nos dias 6 e 7 de maio.

O evento reúne médicos do mundo todo para debater técnicas e evidências clínicas mais recentes com relação à laringectomia total, procedimento realizado em estágios já avançados do câncer na laringe, em que é retirado o órgão.

A laringe é o órgão da voz e fica entre a parte posterior da língua e a traqueia. Além da fala, ela protege os brônquios e os pulmões de partículas de alimentos durante a deglutição.

Parceria de longa data

É a segunda vez que o A.C.Camargo firma parceria com Netherlands Cancer Institute para compartilhar conhecimentos sobre laringectomia. Nesta edição do encontro, serão abordados temas como técnicas cirúrgicas, reabilitação e tratamento avançados (confira a programação completa em inglês aqui).

Entre os médicos convidados, estão Dr. José Guilherme Vartanian, Dr. Elisabete Carrara de Angelis, Dr. Genival Barbosa de Carvalho e Dr. Luiz Paulo Kowalski, do A.C.Camargo Cancer Center.

"O A.C.Camargo tem uma vasta experiência no tratamento de pacientes com tumores de laringe em todos os estados clínicos. Isso é, verdadeiramente, um trabalho de uma equipe multiprofissional tratando paciente a paciente e servindo como referência para esse tipo de tratamento. Isso nos faz referências e trocamos conhecimento sobre laringectomia", explica Dr. Luiz Paulo Kowalski, que é Head do Centro de Referência de Cabeça e Pescoço e considerado um dos 100 mil cientistas influentes do mundo em 2020.

Kowalski também reforça a semelhança entre as duas instituições de câncer e a maneira como a doença é tratada. "Tanto o A.C.Camargo quanto o Netherlands Cancer Institute possuem forte atuação na área de Oncologia de cabeça e pescoço. A interação entre os departamentos vem de longa data, com participações em congressos, recebimento de médicos para treinamento e publicações sobre assuntos relacionados a cura e reabilitação”.

O Global Postlaryngectomy Rehabilitation será on-line e gratuito com transmissão em inglês e português, das 8h às 17h dos dias 6 e 7 de maio. As inscrições podem ser feitas neste link.

Fique atento aos sinais e sintomas do câncer de laringe, como dor de garganta que não passa e rouquidão por mais de 15 dias. Quem tem câncer, tem pressa, marque já sua consulta com nossos médicos.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Estudo analisa papel da quimiorradiação neoadjuvante e de proteínas como a Rab5C em pacientes com câncer retal
Conduzida por cientistas do A.C.Camargo, pesquisa abre caminho para tratar pacientes com câncer retal de forma mais personalizada No Brasil, para cada ano do biênio 2018-2019, estimam-se 18.980 novos casos de câncer colorretal em mulheres e outros 17.380 em homens, segundo o Instituto Nacional de...
Trabalho realizado em nossa Instituição ganha 1º lugar no Congresso da Sociedade Espanhola de Medicina Bucal
Material foi apresentado pelo doutor Fábio Alves, head do departamento de Estomatologia O trabalho sobre o uso de Cloreto de Betanecol na prevenção da disfunção de glândulas salivares em pacientes submetidos a iodo radioativo foi realizado em parceria entre os departamentos de Estomatologia e Medicina...
Vídeo: a evolução do tratamento cirúrgico no câncer de intestino
Nos últimos 20 anos, o tratamento cirúrgico do câncer de intestino avançou bastante. É possível, hoje, retirar pequenos tumores até por colonoscopia. Há ainda as cirurgias por videolaparoscopia e robótica. Assista ao vídeo e entenda mais sobre o tema com Samuel Aguiar, cirurgião oncológico e...
Confira os destaques da pesquisa científica sobre câncer ginecológico
Transposição uterina e novos marcadores para câncer de ovário são alguns dos trabalhos produzidos pelos nossos especialistas A pesquisa torna possível ampliar o acesso a novas terapias, melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida dos pacientes. Além disso, permite o fomento e a...
Você sabe o que é a Estomatologia?
Entenda o papel dessa especialidade no diagnóstico, tratamento e reabilitação do paciente com câncer Quando identificamos algum problema na boca, procuramos o dentista, certo? Certo. O que poucas pessoas sabem é que dentro da odontologia existem várias especialidades, cada uma responsável por uma questão específica...