Em parceria com a Simutec, curso é voltado a residentes, que simulam cirurgias por videolaparoscopia
A Superintendência de Ensino do A.C.Camargo iniciou o Projeto de Treinamento em Simulação Realística com os Residentes da Cirurgia Oncológica de primeiro e segundo ano (R1 e R2). É um programa de treinamento com módulos de videolaparoscopia e simulação de cirurgias.
Trata-se de uma parceria do Instituto Simutec, que utiliza a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas - FMUSP para a realização das aulas.
“É uma iniciativa importante na formação de nossos Residentes da área cirúrgica, pois eles têm a oportunidade de praticar as habilidades necessárias para realizar um bom trabalho, garantindo a segurança do paciente”, afirma José Humberto Fregnani, Superintendente de Ensino A.C.Camargo.
Residente de primeiro ano, Jacqueline Nunes crê que é uma excelente forma de treinamento. “Nós desenvolvemos a técnica tanto no simulador quanto em caixa branca. Os exercícios tendem a ser mais complexos do que a realidade que vivemos, então acredito que é uma forma de nos treinar para lidar com cenários mais complexos , ‘mais hostis’, que possam surgir em nossa jornada”, explica Jacqueline.
Cada Médico Residente cumprirá 30 horas de curso.
Confira a aula inaugural neste vídeo: