Dr. Luiz Paulo Kowalski atinge a impressionante marca de 600 estudos publicados

Publicado em: 18/10/2021 - 12:10:46
Institucional
Pesquisa
Reconhecimento
Tumores de Cabeça e Pescoço
Linha Fina

Especialista em câncer de cabeça e pescoço, médico otorrinolaringologista do A.C.Camargo Cancer Center contribuiu para a medicina de diversas formas, como com a criação de novos protocolos, novo método in vitro para diferenciação de tumores e revisões de caso

O Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski, líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo, atingiu a impressionante marca de 600 estudos publicados ao longo dos seus mais de 40 anos de carreira. Estas publicações, que serviram de referência para outros autores, foram citadas 17.710 vezes.

Kowalski é um dos cirurgiões oncológicos renomados do país e está em nossa Instituição há mais de 30 anos. Também é professor titular de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 

Dr. Emmanuel Dias-Neto, renomado cientista do Centro Internacional de Pesquisas do A.C.Camargo (CIPE), explica a importância deste marco.

“Atingir a marca de 600 artigos publicados está longe de ser uma tarefa fácil. O impacto destes artigos na formação de médicos e cientistas, na boa projeção institucional e na construção do cuidado dos pacientes ao longo de todos estes anos é algo imensurável. Mais bonito ainda é atingir essa marca com sua característica serenidade, entusiasmo pela descoberta científica, seu carinho e atenção para com os pacientes e sua contínua inspiração para seus pares. Por isso, o Dr. Kowalski é um modelo de médico e cientista, respeitadíssimo no Brasil e no exterior, e um grande exemplo para todos nós. Para mim, é uma alegria usufruir da presença do Dr. Kowalski nos corredores do nosso cancer center e no dia a dia das nossas pesquisas.”

Dr. Emmanuel Dias-Neto, cientista do CIPE e orientador do programa de pós-gradução do A.C.Camargo

Em seu trabalho como orientador de pós-graduação no A.C.Camargo e na FMUSP, já orientou 100 alunos dos cursos de mestrado e doutorado. Dr. Rubens Chojniak, head do setor de imagem e orientador do programa de pós-graduação do A.C.Camargo, comenta:

“Não é apenas o número que é importante, mas o que está por trás dele. Uma produção científica desta qualidade só é possível com muita dedicação e trabalho, com capacidade de cooperação, com entusiasmo pela profissão e pelo conhecimento, além de formar e inspirar inúmeros jovens.  Além do reconhecimento pessoal na comunidade médica e científica internacional, o conjunto desta obra valoriza e aumenta a referência da nossa Instituição. Quero parabenizar o Prof. Kowalski por mais esta conquista e agradecê-lo pelo exemplo, pelos ensinamentos e pela inspiração.”

Dr. Rubens Chojniak, head do setor de imagem e orientador do programa de pós-gradução do A.C.Camargo

Dr. Kowalski também figura na lista como um dos 100 mil top cientistas do mundo, um ranking realizado pela revista científica Journal Plos Biology que considerou o impacto dos pesquisadores ao longo da carreira e o impacto em um único ano (2019). 

Atuação no A.C.Camargo

Ao longo de suas três décadas de dedicação ao A.C.Camargo, Dr. Kowalski não só gerou extensa produção científica como preparou e formou inúmeros cirurgiões, desenvolveu o maior Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do país, incluindo o conceito de cuidado integrado e centrado no paciente.

“Em 30 anos à frente do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo, posição que tenho muito orgulho, montamos uma equipe espetacular. Nesse tempo, cultivamos a multidisciplinaridade, a medicina baseada em evidências (muitas delas estabelecidas por nossos próprios trabalhos), a colaboração multi-institucional e, sobretudo, formamos recursos humanos em residência médica e em pós-graduação”, explica Dr. Kowalski. 

Currículo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1979, fez residência médica em cancerologia cirúrgica pela Fundação Antonio Prudente. Concluiu seu mestrado em 1986 e seu doutorado em 1989, ambos em otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo. 

É professor livre-docente em Oncologia pela Faculdade de Medicina da USP (1996) e principal investigator (PI) do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do INCITO-INOTE. É membro do corpo editorial de diversos periódicos e, atualmente, é vice-chairman do Grupo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e Diretor Científico do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Site do A.C.Camargo é eleito melhor do ano na categoria saúde
Pela terceira vez consecutiva, o A.C.Camargo conquistou o selo de "Melhor Site", na categoria Saúde, pelo prêmio Site do Ano, título concedido ao site com a melhor avaliação em conteúdo, navegação e design. A iniciativa é organizada pela agência de pesquisa e análise de marketing...
Semana da Saúde e Prevenção
A Semana da Saúde e Prevenção do A.C.Camargo Cancer Center, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, terá uma programação com uma série de atividades e ações de promoção à saúde. O objetivo é ampliar a discussão sobre hábitos saudáveis, qualidade de...
Tumores gastrointestinais: resultados promissores para o adenocarcinoma esofagogástrico
Por Victor Hugo Fonseca de Jesus, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Foi apresentado o DESTINY-Gastric01, um estudo randomizado, de fase II, envolvendo 187 pacientes com adenocarcinoma esofagogástrico avançado HER2 positivo. Ele comparou o Trastuzumabe Deruxtecan com a quimioterapia de escolha do investigador. O estudo...
Conheça o primeiro catálogo mundial do ecossistema microbiano urbano do mundo
Imagine andar pela cidade em busca de cada micro-organismo existente por aí. Parece uma missão impossível, certo? Para os cientistas, nem tanto. Um estudo realizado pelo consórcio internacional MetaSub reuniu pesquisadores especializados em genômica, análise de dados, engenharia, epidemiologia e saúde pública para mapear a...
Pesquisadores evidenciam relação entre as células tumorais circulantes e a resposta ao tratamento de câncer de cabeça e pescoço
Estudo apresentado no congresso por profissionais do A.C.Camargo também avaliou o período livre de progressão e a sobrevida global Apresentado em Chicago no Congresso anual da ASCO – sigla em inglês para a Sociedade Americana de Oncologia Clínica –, um trabalho desenvolvido por pesquisadores do...