Especialista em câncer de cabeça e pescoço, médico otorrinolaringologista do A.C.Camargo Cancer Center contribuiu para a medicina de diversas formas, como com a criação de novos protocolos, novo método in vitro para diferenciação de tumores e revisões de caso
O Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski, líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo, atingiu a impressionante marca de 600 estudos publicados ao longo dos seus mais de 40 anos de carreira. Estas publicações, que serviram de referência para outros autores, foram citadas 17.710 vezes.
Kowalski é um dos cirurgiões oncológicos renomados do país e está em nossa Instituição há mais de 30 anos. Também é professor titular de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Dr. Emmanuel Dias-Neto, renomado cientista do Centro Internacional de Pesquisas do A.C.Camargo (CIPE), explica a importância deste marco.
“Atingir a marca de 600 artigos publicados está longe de ser uma tarefa fácil. O impacto destes artigos na formação de médicos e cientistas, na boa projeção institucional e na construção do cuidado dos pacientes ao longo de todos estes anos é algo imensurável. Mais bonito ainda é atingir essa marca com sua característica serenidade, entusiasmo pela descoberta científica, seu carinho e atenção para com os pacientes e sua contínua inspiração para seus pares. Por isso, o Dr. Kowalski é um modelo de médico e cientista, respeitadíssimo no Brasil e no exterior, e um grande exemplo para todos nós. Para mim, é uma alegria usufruir da presença do Dr. Kowalski nos corredores do nosso cancer center e no dia a dia das nossas pesquisas.”
Dr. Emmanuel Dias-Neto, cientista do CIPE e orientador do programa de pós-gradução do A.C.Camargo
Em seu trabalho como orientador de pós-graduação no A.C.Camargo e na FMUSP, já orientou 100 alunos dos cursos de mestrado e doutorado. Dr. Rubens Chojniak, head do setor de imagem e orientador do programa de pós-graduação do A.C.Camargo, comenta:
“Não é apenas o número que é importante, mas o que está por trás dele. Uma produção científica desta qualidade só é possível com muita dedicação e trabalho, com capacidade de cooperação, com entusiasmo pela profissão e pelo conhecimento, além de formar e inspirar inúmeros jovens. Além do reconhecimento pessoal na comunidade médica e científica internacional, o conjunto desta obra valoriza e aumenta a referência da nossa Instituição. Quero parabenizar o Prof. Kowalski por mais esta conquista e agradecê-lo pelo exemplo, pelos ensinamentos e pela inspiração.”
Dr. Rubens Chojniak, head do setor de imagem e orientador do programa de pós-gradução do A.C.Camargo
Dr. Kowalski também figura na lista como um dos 100 mil top cientistas do mundo, um ranking realizado pela revista científica Journal Plos Biology que considerou o impacto dos pesquisadores ao longo da carreira e o impacto em um único ano (2019).
Atuação no A.C.Camargo
Ao longo de suas três décadas de dedicação ao A.C.Camargo, Dr. Kowalski não só gerou extensa produção científica como preparou e formou inúmeros cirurgiões, desenvolveu o maior Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do país, incluindo o conceito de cuidado integrado e centrado no paciente.
“Em 30 anos à frente do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo, posição que tenho muito orgulho, montamos uma equipe espetacular. Nesse tempo, cultivamos a multidisciplinaridade, a medicina baseada em evidências (muitas delas estabelecidas por nossos próprios trabalhos), a colaboração multi-institucional e, sobretudo, formamos recursos humanos em residência médica e em pós-graduação”, explica Dr. Kowalski.
Currículo
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1979, fez residência médica em cancerologia cirúrgica pela Fundação Antonio Prudente. Concluiu seu mestrado em 1986 e seu doutorado em 1989, ambos em otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo.
É professor livre-docente em Oncologia pela Faculdade de Medicina da USP (1996) e principal investigator (PI) do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do INCITO-INOTE. É membro do corpo editorial de diversos periódicos e, atualmente, é vice-chairman do Grupo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e Diretor Científico do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço.