A diferença entre um hospital e o Cancer Center

Publicado em: 02/08/2021 - 10:08:58
Institucional
Tratamento
Serviços ao Paciente
Linha Fina

Fazer o tratamento oncológico em um cancer center representa anos de vida a mais para o paciente

O tratamento oncológico não pode esperar. Postergar a ida ao médico, causando demora no diagnóstico ou mesmo fragmentar o tratamento, aumentando o tempo de desfecho, pode impactar severamente no resultado final. 

O diagnóstico tardio e a fragmentação do sistema são, sem dúvida, as maiores dificuldades enfrentadas pelos pacientes oncológicos no Brasil”, explica Dr. Victor Piana de Andrade, diretor geral do A.C.Camargo Cancer Center.

O estágio em que a doença é diagnosticada é a variável mais importante para o sucesso do tratamento. O tempo decorrido do início do sintoma até o diagnóstico é fundamental, pois, para alguns tipos de câncer, poucas semanas fazem diferença. Se a pessoa fica muito tempo com sintoma e não faz o diagnóstico - ou se leva muito tempo para fazer o tratamento -, o resultado será perda de anos de vida, além de custos mais altos e sucesso menor”, diz.

Cancer Center

Este modelo atende de forma especializada e multidisciplinar todos os tipos de câncer, da criança ao idoso, mesmo os mais raros, com todas as tecnologias em um só lugar. Evita a fragmentação do cuidado e o desperdício de tempo, fator decisivo para casos oncológicos.

Além disso, o cancer center ensina profissionais para todos os hospitais, testa novos medicamentos e coloca-se como um polo de referência para a oncologia.

A pessoa que não faz tratamento em um cancer center tem que buscar vários locais e instituições, e gasta muito tempo nesse processo. Na maioria das vezes, o paciente faz a cirurgia em uma instituição, quimioterapia em outra e radioterapia em local diferente. Essa fragmentação pode resultar em perda de tempo e, consequentemente, anos de vida”, explica o médico.

Felizmente, o A.C.Camargo consegue oferecer tudo isso em um só lugar - e para todos os tipos de câncer, mesmo os mais raros.

É difícil que todos os hospitais consigam ter tecnologia disponível e o profissional com experiência. E é isso que um cancer center faz, que também tem ensino e pesquisa no mesmo ambiente em que é feito o cuidado. Não somos apenas um hospital que trata câncer: o papel do A.C.Camargo é colaborar com a melhoria do tratamento do câncer no Brasil e no mundo”, conta.

Em sintonia com os melhores centros internacionais

O A.C.Camargo Cancer Center também está em convergência com outros cancer centers do mundo. A relevância da instituição, principalmente na América Latina, a torna referência na região, desenvolvendo líderes e trocando conhecimento científico, em busca do melhor desfecho clínico para pacientes latino-americanos.

Para a oncologista Mary Gospodarowicz, ex-presidente da UICC e Diretora Médica do Princess Margaret Cancer Centre – instituição parceira do A.C.Camargo Cancer Center, o cuidado contra o câncer é inerentemente multidisciplinar, integrando métodos diagnósticos complexos com a cirurgia, radioterapia e quimioterapia, amestrados de forma mais assertiva dentro dos cancer centers. Com isso, essas instituições exercem a liderança no controle da doença proporcionando um ambiente de conexão e colaboração para a melhoria contínua do tratamento do câncer.

A especialista ressalta ainda o aspecto colaborativo entre os cancer center no mundo, fator de incentivo à evolução das terapias. Mary G. conta que a colaboração com o A.C.Camargo é muito rica, com sessões de grande relevância. A oncologista conclui dizendo que o A.C.Camargo Cancer Center serve de inspiração e luz no controle do câncer na América Latina, seja pela linguagem, cultura ou proximidade geográfica, ou pela sua conectividade global com os principais centros oncológicos do mundo.

Principais benefícios deste modelo para os pacientes:

  • Integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.
  • Ao chegar ao A.C.Camargo com suspeita de câncer realiza exames de alta precisão para o diagnóstico e o estadiamento da doença, fundamentais para a conduta terapêutica personalizada.
  • A pesquisa aplicada à prática: investimentos em pesquisa molecular, genética, genômica e imunológica para maior entendimento dos mecanismos da doença. A aplicação do conhecimento molecular da doença contribui para a medicina de precisão na abordagem terapêutica. Os casos são discutidos considerando as características específicas dos pacientes e dos tipos de tumores e a avaliação da eficácia de tratamentos inovadores - medicamentos, tecnologias e biomarcadores - para cada um.
  • A prática assistencial está embasada em evidência científica. O Ensino habilita centenas de novos especialistas, mestres e doutores a cada ano. A formação é centrada no aluno a partir da integração ensino – pós-graduação – treinamento em serviço – aprendizagem prática. É o resultado da atuação de um corpo docente altamente qualificado em câncer e da conexão entre as atividades assistenciais e de educação e capacitação de profissionais da área da saúde.
Linha Aspas Simples
"

O cuidado contra o câncer é inerentemente multidisciplinar. A maioria dos pacientes requer tratamento que integra não apenas métodos diagnósticos complexos, mas também cirurgia, radioterapia e quimioterapia, e tudo isso é administrado de forma mais assertiva dentro dos cancer centers

Dra. Mary Gospodarowicz, médica oncologista do Princess Margaret Cancer Centre.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Países discutem melhor estratégia diante de custos crescentes do tratamento do câncer
Sessão educacional mostra que mesmo países ricos estão sendo mais cautelosos em adotar inovações, aguardando para verificar o benefício real de novas drogas e tecnologias. Quando um paciente recebe o diagnóstico de câncer, ele quer ser tratado com o que há de mais novo e...
Julho Verde: tudo sobre os tipos de câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização...
Doutor Glauco Baiocchi é homenageado pela International Gynecologic Cancer Society
O Dr. Glauco Baiocchi Neto, cirurgião oncológico e líder do Centro de Referência de Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo Cancer Center, foi reconhecido como um dos TOP 10 Journal Reviewers 2020 da International Journal of Gynecologic Cancer (IJGC). Trata-se de uma conceituada revista científica, que é...
O diagnóstico por imagem no manejo do câncer de mama – Next Frontiers to Cure Cancer 2021
A imagem tem papel fundamental no manejo de pacientes com câncer de mama. Por isso, o programa do Next Frontiers to Cure Cancer 2021 terá um pre-meeting específico sobre Imagem da Mama, a ser realizado no dia 24 de junho (quinta-feira) pela manhã. Neste evento...
Câncer renal: pesquisa de aluno do A.C.Camargo Cancer Center é reconhecida internacionalmente
Adriano Beserra analisou o desenvolvimento de tumores renais a partir de xenoenxertos em camundongos Câncer renal: um estudo sobre desenvolvimento de tumores malignos a partir de xenoenxertos em camundongos foi reconhecido pelo International Kidney Cancer Coalition, o IKCC (Coalizão Internacional do Câncer de Rim, em...