Dia Mundial da Voz: apoio, reabilitação e qualidade de vida!
Dia Mundial da Voz: apoio, reabilitação e qualidade de vida!


Aqui no A.C.Camargo, nosso apoio ao paciente ultrapassa o tratamento, ajudá-los com grupos de apoio e a criar novos hábitos, novos propósitos, hobbies e qualidade de vida também faz parte da jornada.
E quando falamos em Dia Mundial da Voz, data criada em 1999 por membros da antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV), nós temos o prazer de ser a casa do Coral Sua Voz, formado por pacientes que precisaram retirar toda a laringe, o que inclui as cordas vocais, devido a um câncer naquela região. “A coisa mais linda que aconteceu pra mim foi esse coral maravilhoso”, conta nosso ex-paciente, José Carlos Cecaroli
Com o trabalho da nossa equipe de fonoaudiólogos, o Coral Sua Voz mostra que, com a reabilitação e acompanhamento, existe a possibilidade não somente de voltar a falar, mas também de cantar.
“A vida é muito importante, sabe?! E a gente tendo esse acompanhamento não estamos sozinhos, nunca! O A.C.Camargo é especializado nisso, são extremamente humanos”.
E, para marcar a comemoração desta data, que se tornou algo muito grande na vida de tanta gente, nós queremos relembrar um momento lindo vivido pelo Coral, mesmo em meio às angústias da pandemia de Covid-19: o grupo cantando a música “Dias Melhores”, da banda Jota Quest, com abertura do próprio vocalista, Rogério Flausino.
Muito emoção e uma mensagens de esperança! Assista:
Laringectomia e a reabilitação por meio do canto
O câncer de laringe poderá atingir cerca de 7.790 pessoas, a cada ano do triênio 2023-2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A boa notícia, é que tem tratamento e, o quanto antes houver a descoberta, melhores as chances de sucesso nessa jornada.
Uma das formas de tratamento é a remoção cirúrgica do órgão, de forma parcial ou total, chamada de laringectomia. O paciente que passa por uma laringectomia total (que inclui a retirada das cordas vocais) perde a capacidade de se comunicar pela fala em um primeiro momento, mas com reabilitação, tem chances de voltar a se comunicar.
Os pacientes aprendem a utilizar o esôfago para produzir voz. Seja por meio de uma prótese colocada pelo cirurgião de cabeça e pescoço ou de técnicas fonoaudiológicas especificas, estes pacientes podem voltar a se comunicar, com uma voz um pouco diferente e mais grave, mas que permite a comunicação.
Confira os sinais e sintomas mais comuns para ficar de olho e se aproximar de um diagnóstico precoce.
- Irritação ou dor de garganta que piora com a deglutição e não passa em duas semanas;
- Rouquidão e mudança de voz, que persistem por mais de 15 dias;
- Aparecimento de nódulo no pescoço;
- Pigarro ou tosse constante;
- Dor ou dificuldade para engolir;
- Dificuldade para respirar;
- Perda de peso inexplicável.
Vale conhecer também os fatores de risco para criar novos hábitos e trabalhar a prevenção.
- Fumo;
- Álcool;
- Idade. A maioria dos pacientes tem mais de 55 anos;
- Sexo. A maioria dos pacientes são homens;
- Sexo oral sem proteção e HPV;
- Refluxo gastroesofágico.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.