Dez pacientes em pé lado a lado cantando

Conheça o Coral Sua Voz

Publicado em: 30/12/2021 - 15:12:35
Reabilitação
Institucional
Suporte e Reabilitação
Tumores de Cabeça e Pescoço
Laringe
laringectomizados
Linha Fina

Grupo formado por pacientes laringectomizados traz de volta uma nova voz para quem perdeu a fala

O A.C.Camargo Cancer Center conta com um grupo muito especial de cantores: o Coral Sua Voz, formado por pacientes que precisaram retirar toda a laringe, o que inclui as cordas vocais, devido a um câncer avançado no órgão.

Com o trabalho da nossa equipe de fonoaudiólogos, especialidade fundamental em vários tratamentos, como é o caso do paciente laringectomizado, o Coral Sua Voz mostra que, com a reabilitação, existe a possibilidade não somente de voltar a falar, mas também de cantar.

Laringectomia e a reabilitação por meio do canto

O câncer de laringe é uma doença que atingirá 6.470 em homens e de 1.180 em mulheres no Brasil em 2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Uma formas de tratamento é a remoção cirúrgica do órgão, de forma parcial ou total, chamada de laringectomia.

O paciente que passa por uma laringectomia total (que inclui a retirada das cordas vocais) perde a capacidade de se comunicar pela fala em um primeiro momento. A fala é responsável pela comunicação de pensamentos e emoções, o que é muito importante para a integração social do indivíduo.

Durante a reabilitação, os pacientes aprenderão a utilizar o esôfago para produzir voz. Seja por meio de uma prótese colocada pelo cirurgião de cabeça e pescoço ou de técnicas fonoaudiológicas especificas, estes pacientes podem voltar a se comunicar, com uma voz um pouco diferente e mais grave, mas que permite a função básica de comunicação de pensamentos, sentimentos e emoções. 

Muitos pacientes, mesmo depois de reabilitados e tendo voz, perdem o convívio social ao não saírem de casa ou não conversarem com amigos, por exemplo. Por isso, com objetivo de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, o A.C.Camargo criou o grupo de apoio Sua Voz.

A Dra. Elisabete Carrara, head da fonoaudiologia e coordenadora do grupo, passou a tocar violão para utilizar o canto não só como treino vocal, mas também como expressividade, relaxamento e aproximação dos membros do grupo. A ideia deu tão certo que o grupo passou a fazer diversas apresentações.

Com o canto, os integrantes do Coral Sua Voz se beneficiam não somente com a reabilitação, mas também pela satisfação de ver pessoas se emocionando com suas histórias de vida, passando mensagem de superação, de diagnóstico precoce, de combate ao tabagismo e de diversidade vocal.

Fonte: Dra. Elisabete Carrara de Angelis, head da fonoaudiologia e coordenadora do Coral Sua Voz

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Participamos de um estudo de tumores de timo (timoma) que envolveu 14 instituições de 11 países
O propósito do estudo foi demonstrar que uma classificação simplificada, aplicada a 1.470 casos cirúrgicos, se correlaciona com o prognóstico dos pacientes. Simplificar é a palavra-chave desse estudo. Entretanto, para simplificar, era preciso começar grande: foram revistos 1.470 casos cirúrgicos de timoma, de 14 respeitadas...
Vigilância Ativa em câncer de tireoide: o tratamento acompanhado de perto
Monitoramento para o carcinoma papilífero pode proporcionar uma terapia mais benéfica e evitar a retirada da glândula Alguns tipos de câncer de tireoide, como o carcinoma papilífero, possuem uma evolução muito lenta e com poucas repercussões ao(à) paciente. Estudos de pesquisadores japoneses e americanos indicaram...
Novas e deliciosas receitas no cardápio de pacientes internados
Desde 5 de abril, os pacientes do A.C.Camargo podem saborear cinco novas receitas que foram incluídas no cardápio de pacientes internados. Essas receitas são o resultado do concurso “Nasce um Chef”, feito durante a “Semana de Experiência do Paciente” de 2020, com objetivo de permitir...
Histórias reais sobre o câncer: conheça Amanda Benites
Assista ao quarto capítulo da série de vídeos em parceria com a Revista Claudia: são vivências inspiradoras de mulheres que lutam contra o câncer Quando se tem 21 para 22 anos, é difícil imaginar um revés na saúde. Era o caso da professora paranaense Amanda...
Podcast Rádio Cancer Center #52 - Câncer na infância: a união entre A.C.Camargo e Sabará em benefício das crianças
Câncer na infância: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, a estimativa é de que sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil. Destes, 4.310 para o sexo masculino e 4.150 para o feminino. Ao...