Dez pacientes em pé lado a lado cantando

Conheça o Coral Sua Voz

 
Publicado em: 30/12/2021 - 15:12:35
Linha Fina

Grupo formado por pacientes laringectomizados traz de volta uma nova voz para quem perdeu a fala

O A.C.Camargo Cancer Center conta com um grupo muito especial de cantores: o Coral Sua Voz, formado por pacientes que precisaram retirar toda a laringe, o que inclui as cordas vocais, devido a um câncer avançado no órgão.

Com o trabalho da nossa equipe de fonoaudiólogos, especialidade fundamental em vários tratamentos, como é o caso do paciente laringectomizado, o Coral Sua Voz mostra que, com a reabilitação, existe a possibilidade não somente de voltar a falar, mas também de cantar.

Laringectomia e a reabilitação por meio do canto

O câncer de laringe é uma doença que atingirá 6.470 em homens e de 1.180 em mulheres no Brasil em 2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Uma formas de tratamento é a remoção cirúrgica do órgão, de forma parcial ou total, chamada de laringectomia.

O paciente que passa por uma laringectomia total (que inclui a retirada das cordas vocais) perde a capacidade de se comunicar pela fala em um primeiro momento. A fala é responsável pela comunicação de pensamentos e emoções, o que é muito importante para a integração social do indivíduo.

Durante a reabilitação, os pacientes aprenderão a utilizar o esôfago para produzir voz. Seja por meio de uma prótese colocada pelo cirurgião de cabeça e pescoço ou de técnicas fonoaudiológicas especificas, estes pacientes podem voltar a se comunicar, com uma voz um pouco diferente e mais grave, mas que permite a função básica de comunicação de pensamentos, sentimentos e emoções. 

Muitos pacientes, mesmo depois de reabilitados e tendo voz, perdem o convívio social ao não saírem de casa ou não conversarem com amigos, por exemplo. Por isso, com objetivo de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, o A.C.Camargo criou o grupo de apoio Sua Voz.

A Dra. Elisabete Carrara, head da fonoaudiologia e coordenadora do grupo, passou a tocar violão para utilizar o canto não só como treino vocal, mas também como expressividade, relaxamento e aproximação dos membros do grupo. A ideia deu tão certo que o grupo passou a fazer diversas apresentações.

Com o canto, os integrantes do Coral Sua Voz se beneficiam não somente com a reabilitação, mas também pela satisfação de ver pessoas se emocionando com suas histórias de vida, passando mensagem de superação, de diagnóstico precoce, de combate ao tabagismo e de diversidade vocal.

Fonte: Dra. Elisabete Carrara de Angelis, head da fonoaudiologia e coordenadora do Coral Sua Voz

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A.C.Camargo recebe o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial
Silvia Voullieme, gerente de experiência do paciente, também foi premiada na categoria Profissionais Mais Hospitaleiros de 2019 O A.C.Camargo Cancer Center recebeu o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial, concedido pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE). Junto com a Instituição, outras quatro empresas que também receberam...
Síndrome de Li-Fraumeni: estudo que envolveu o A.C.Camargo pode mudar o aconselhamento genético da doença de forma marcante
Pesquisa internacional analisou dois tipos de mutações que estão ligadas à predisposição ao câncer A Síndrome de Li-Fraumeni (SLF) é uma doença hereditária de predisposição ao câncer, relacionada a mutações no gene TP53. Uma das mutações neste gene, denominada R337H, é encontrada apenas no Brasil...
Sinais e sintomas de câncer que merecem cuidado e investigação
Fique atento(a), pois o diagnóstico precoce de um tumor pode fazer dobrar a chance de sobrevida – conte com o Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo Cancer Center A Covid-19 nos obrigou a permanecer em casa. Quando uma vida está em jogo, porém, é preciso prestar...
Dia Mundial do Doador de Sangue: faça sua parte e salve vidas!
Doação de sangue, uma atitude mais que essencial, que ajuda a salvar vidas. Saiba mais neste vídeo: Doação de sangue: agendamento online Com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade em nosso Banco de Sangue, é possível fazer o agendamento para a doação por...