Dia do médico patologista: profissional dedicado ao diagnóstico

Publicado em: 05/08/2021 - 08:08:25

A especialidade, cuja data comemora-se em 5 de agosto, realiza o diagnóstico de células e tecidos

Dia do médico patologista: O diagnóstico de um câncer passa, antes de tudo, pelas mãos de um profissional fundamental: o(a) médico patologista. Ele(a) estuda as alterações observadas nas células e nos tecidos retirados dos pacientes, capazes de explicar a doença, sendo responsável por garantir a acurácia e a precisão do diagnóstico e, assim, nortear o tratamento mais adequado para cada paciente.

Para realizar o diagnóstico, o(a) patologista analisa amostras de punções aspirativas, biópsias e cirurgias, realizando também exames de congelação (durante a intervenção cirúrgica) para determinação da agressividade da lesão (se benigna ou maligna) e de sua disseminação.

Diagnóstico contra o câncer

No A.C.Camargo Cancer Center, o laboratório de Anatomia Patológica conta com 15 médicos(as) especialistas altamente qualificados e atualizados, vários(as) deles(as) com títulos acadêmicos de mestrado e doutorado, distribuindo-se nas várias subespecialidades da Patologia (Citopatologia, Patologia Ginecológica, Mamária, Gastrointestinal, Óssea e de Partes Moles, Pediátrica, do Sistema Nervoso Central, do Tórax, da Cabeça e Pescoço, Uropatologia, Dermatopatologia e Hematopatologia).

Nas últimas décadas, tecnologias foram incorporadas ao trabalho dessa especialidade, como os testes imuno-histoquímicos, técnicas moleculares com sondas de FISH (Hibridização in situ fluorescente) para a pesquisa de amplificação e mutação de genes, sondas de CISH (Hibridização in situ cromogênica) para a pesquisa de agentes infecciosos virais, testes moleculares para síndromes de pré-disposição hereditária ao câncer com sequenciamento de genes, testes diagnósticos para pesquisa de rearranjos genéticos, clonalidade e genotipagem de HPV por PCR em tempo real.

Entre as tecnologias utilizadas, estão o microscópio de microdissecção a laser, piro sequenciador e sequenciadores de DNA. A telepatologia já é uma realidade, e possibilita a transmissão de imagens microscópicas em tempo real, com alta resolução, permitindo a discussão de casos à distância dentro do complexo hospitalar, com maior acurácia diagnóstica, além de agregar conhecimento ao ensino da Patologia.

Patologista e a pesquisa científica

O(a) médico(a) patologista participa ativamente do desenvolvimento de projetos de pesquisa da instituição e fora dela, nacionais e internacionais, oferecendo a infraestrutura do laboratório e a experiência do grupo de profissionais, sendo responsável pela criação do primeiro Biobanco nacional de Tumores, que armazena amostras de tecido, com o consentimento dos pacientes, propiciando maior integração entre os patologistas e a pesquisa científica.

Ensino em Patologia

A residência médica em Anatomia Patológica do A.C.Camargo Cancer Center é bastante procurada por médicos recém formados, que pretendem especializar-se na área médica da Patologia Oncológica, Citopatologia e Patologia Molecular.

Conheça mais sobre a Anatomia Patológica do A.C.Camargo neste link.

Nosso agradecimento a todos(as) os(as) médicos(as) patologistas!
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...