A especialidade, cuja data comemora-se em 5 de agosto, realiza o diagnóstico de células e tecidos
Dia do médico patologista: O diagnóstico de um câncer passa, antes de tudo, pelas mãos de um profissional fundamental: o(a) médico patologista. Ele(a) estuda as alterações observadas nas células e nos tecidos retirados dos pacientes, capazes de explicar a doença, sendo responsável por garantir a acurácia e a precisão do diagnóstico e, assim, nortear o tratamento mais adequado para cada paciente.
Para realizar o diagnóstico, o(a) patologista analisa amostras de punções aspirativas, biópsias e cirurgias, realizando também exames de congelação (durante a intervenção cirúrgica) para determinação da agressividade da lesão (se benigna ou maligna) e de sua disseminação.
Diagnóstico contra o câncer
No A.C.Camargo Cancer Center, o laboratório de Anatomia Patológica conta com 15 médicos(as) especialistas altamente qualificados e atualizados, vários(as) deles(as) com títulos acadêmicos de mestrado e doutorado, distribuindo-se nas várias subespecialidades da Patologia (Citopatologia, Patologia Ginecológica, Mamária, Gastrointestinal, Óssea e de Partes Moles, Pediátrica, do Sistema Nervoso Central, do Tórax, da Cabeça e Pescoço, Uropatologia, Dermatopatologia e Hematopatologia).
Nas últimas décadas, tecnologias foram incorporadas ao trabalho dessa especialidade, como os testes imuno-histoquímicos, técnicas moleculares com sondas de FISH (Hibridização in situ fluorescente) para a pesquisa de amplificação e mutação de genes, sondas de CISH (Hibridização in situ cromogênica) para a pesquisa de agentes infecciosos virais, testes moleculares para síndromes de pré-disposição hereditária ao câncer com sequenciamento de genes, testes diagnósticos para pesquisa de rearranjos genéticos, clonalidade e genotipagem de HPV por PCR em tempo real.
Entre as tecnologias utilizadas, estão o microscópio de microdissecção a laser, piro sequenciador e sequenciadores de DNA. A telepatologia já é uma realidade, e possibilita a transmissão de imagens microscópicas em tempo real, com alta resolução, permitindo a discussão de casos à distância dentro do complexo hospitalar, com maior acurácia diagnóstica, além de agregar conhecimento ao ensino da Patologia.
Patologista e a pesquisa científica
O(a) médico(a) patologista participa ativamente do desenvolvimento de projetos de pesquisa da instituição e fora dela, nacionais e internacionais, oferecendo a infraestrutura do laboratório e a experiência do grupo de profissionais, sendo responsável pela criação do primeiro Biobanco nacional de Tumores, que armazena amostras de tecido, com o consentimento dos pacientes, propiciando maior integração entre os patologistas e a pesquisa científica.
Ensino em Patologia
A residência médica em Anatomia Patológica do A.C.Camargo Cancer Center é bastante procurada por médicos recém formados, que pretendem especializar-se na área médica da Patologia Oncológica, Citopatologia e Patologia Molecular.
Conheça mais sobre a Anatomia Patológica do A.C.Camargo neste link.
Nosso agradecimento a todos(as) os(as) médicos(as) patologistas!