Dr. Stênio Zequi, urologista, no centro cirúrgico

Estudo sobre custo-efetividade mostra as vantagens da cirurgia robótica para câncer de próstata

Publicado em: 17/02/2021 - 10:02:57
Tratamento
Pesquisa
Cirurgia
Tumores Urológicos
Linha Fina

Além de diversos benefícios para o paciente, como recuperação pós-operatória mais rápida, os gastos futuros são reduzidos devido ao menor número de complicações

A introdução de novas tecnologias revolucionou a área da saúde, principalmente a oncologia. Para o tratamento do câncer de próstata, por exemplo, a cirurgia robótica impactou positivamente, trazendo melhores resultados para pacientes com doença localizada. 

Mas quais são os resultados de custo-efetividade para este tipo de tratamento? Essa resposta pode ser encontrada em um estudo conduzido por uma equipe de profissionais do A.C.Camargo, que comparou a prostatectomia radical robótica com a prostatectomia radical retropúbica. 

O estudo avaliou 56 pacientes que fizeram a cirurgia robótica e outros 149 que se submeteram à operação convencional em um período de cinco anos. Todos se trataram no A.C.Camargo Cancer Center.

De acordo com a metodologia escolhida, os pesquisadores fizeram a análise de custo-efetividade baseada na associação dos custos com os resultados clínicos, com objetivo de gerar mais informações de qualidade para fontes pagadoras e profissionais de saúde, auxiliando na tomada de decisões. Também foram analisados todos os custos relacionados a internações, exames, tratamento do câncer e de complicações.

 “A análise de custo-efetividade apresentou vantagens no procedimento robótico em relação ao custo-benefício e à qualidade de vida dos pacientes, que apresentaram menos complicações como disfunção erétil e incontinência urinária”, explica Dr. Stênio de Cássio Zequi, líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos e um dos autores do estudo. 

As vantagens também estão relacionadas à diminuição de complicações tardias e ao uso de tratamentos complementares ao longo tempo, além de recuperação pós-operatória mais rápida e retorno mais cedo ao trabalho.


Custo x benefício da cirurgia robótica 

O estudo ressalta que a introdução de novas tecnologias, especialmente a cirurgia robótica, quase sempre está relacionada ao aumento de custos, como a aquisição do robô, a manutenção e os suprimentos para cirurgia robótica. Porém, esse custo é compensado pela entrega de melhores resultados aos pacientes e pela redução de custos futuros no tratamento.

“A prostatectomia robótica deve ser encorajada devido à magnitude de ganhos, mesmo que represente aumento de custos relacionado com a introdução de tecnologia na fase inicial. Por isso, as análises de custo-efetividade tornam-se ferramentas importantes para o processo de tomada de decisão, tanto para fontes pagadoras como para a instituição de saúde”, explica Dr. Stênio. 

Esses resultados são fruto da defesa de doutorado do Dr. Renato Almeida Rosa Oliveira e refletem os achados dos primeiros casos do grupo em 2013, no início da curva de aprendizado. "Atualmente, estamos próximos a 3.000 cirurgias robóticas oncológicas realizadas na Instituição, das quais, cerca de 80% correspondem à prostatectomia robótica”, finaliza Dr. Stênio.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Pesquisadores do A.C.Camargo identificam relação entre bactérias do intestino e câncer colorretal
O estudo, que ganhou destaque na Nature Medicine, mostrou que o tumor pode ter origem nas alterações da microbiota intestinal Um estudo envolvendo institutos de pesquisa de sete países em três continentes revela que o intestino de pacientes com câncer colorretal possui microorganismos diferentes daqueles...
Imunoterapia em Tumores de Cabeça e Pescoço: uma Nova Esperança de Tratamento
Por Marcelo Corassa, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center O tratamento do câncer de cabeça e pescoço sempre foi extremamente complexo, sobretudo quando não há a possibilidade de realizar um tratamento curativo. Quando esses tumores já se apresentam com metástases ou voltam após a cirurgia...
Podcast Rádio Cancer Center #12 - O câncer de ovário: entenda
Ouça esta conversa e saiba mais sobre a saúde da mulher Câncer de ovário: a estimativa é de 6.650 novos casos no Brasil em 2020. Ele é o sétimo câncer mais comum em mulheres no país. Se considerarmos apenas os tumores ginecológicos, ele é o...
Mudanças de paradigma marcam Next Frontiers em Ginecologia
Novas perspectivas de tratamento de cânceres de útero, endométrio e ovário são alguns dos destaques deste ano Mudanças de paradigma são os pontos de destaque na programação do Painel de Ginecologia Oncológica: um exemplo é a terapia alvo com inibidores de PARP usada no tratamento...
O Outubro Rosa e a visão 360º do tratamento do câncer de mama
O Outubro Rosa coloca holofotes na necessidade da prevenção ante o câncer de mama. E, quando o problema é diagnosticado, faz diferença contar com um Cancer Center, que dispõe de um Centro de Referência multidisciplinar para cuidar de todo o processo de tratamento – adotar...