Custo-efetividade: indicadores médicos na construção de protocolos mais eficientes

Publicado em: 11/06/2021 - 15:06:16
Linha Fina

A construção e o monitoramento de indicadores médicos reforçam nosso compromisso com o propósito de tratar o câncer, paciente a paciente. Isso inclui o melhor desfecho clínico para o bem-estar dos pacientes

Custo-efetividade: desde 2004, o departamento de Anestesiologia do A.C.Camargo Cancer Center possui uma equipe de Qualidade e Segurança do Paciente que coleta dados de todas as anestesias realizadas. Com essas informações, o grupo constrói e monitora indicadores que vão desde a avaliação pré-anestésica, intraoperatório e sala de recuperação anestésica até o pós-operatório.


Custo-efetividade: eficiência na prática

Na avaliação pré-anestésica, por exemplo, o indicador de taxa de ocupação do ambulatório permite alocar o número adequado de profissionais de saúde, reduzindo a ociosidade e aglomerações desnecessárias.

“Através da análise de dados de mais de 24 mil avaliações pré-anestésicas, identificamos que 8,7% dos pacientes não foram liberados para a cirurgia, sendo as causas mais frequentes a ausência de exames no momento da consulta e a necessidade de avaliação de um cardiologista por doenças pré-existentes”, explica a médica anestesista e assessora da gestão da prática médica Dra. Aline Chibana, que lidera os grupos de estudo.

Os dados, segundo a especialista, proporcionam um redesenho do atendimento na primeira consulta nos Centros de Referência (CRs), com encaminhamento ao cardiologista antes da anestesiologia em casos específicos.

No período perioperatório – que vai desde que o cirurgião decide indicar a cirurgia até que o paciente retorne, após a alta hospitalar, às atividades normais –, o destaque é a mudança do protocolo de monitorização intraoperatória, feito em 2014.

A partir da análise de dados, o grupo identificou que os eventos intraoperatórios mais frequentes estavam relacionados aos aparelhos cardiovascular e respiratório.

“Apesar de realizarmos anestesias para cirurgias de grande porte, monitorizávamos muito pouco esses eventos com monitores mais avançados. Dessa forma, desenhamos um protocolo baseado no porte cirúrgico e na classificação de gravidade do paciente (ASA), no qual estabelecemos parâmetros-alvo e o tipo de monitorização a ser realizada”, explica Aline.

Os resultados foram bastante expressivos: redução da taxa de infecção urinária de 6 para 2%, redução do tempo de permanência hospitalar em 0,8 dia e redução da taxa de delirium (síndrome que pode ocorrer no pós-operatório com mais frequência em idosos, com sintomas de confusão mental e consciência reduzida) em 50%.

“De maneira geral, os custos para cada dia internado de um paciente em delirium são duas vezes e meia maior do que os de um paciente que não desenvolveu a síndrome. Dessa forma, podemos afirmar que todos os pacientes oncológicos acima de 55 anos e que são submetidos a cirurgias abdominais abertas, com duração maior que duas horas, podem ser beneficiados pelo protocolo A.C.Camargo no período perioperatório”, diz Aline.

Os resultados do grupo foram divulgados em um artigo científico no Journal of Clinical Monitoring and Computing. Você pode conferir o material aqui (em inglês).

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...