Covid-19: vírus pode deixar sequelas no pulmão?
Covid-19: vírus pode deixar sequelas no pulmão?
Doença causada pelo novo Coronavírus afeta principalmente o sistema respiratório e pode levar à morte
Covid-19 e as sequelas no pulmão. Desde quando foi decretado pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o novo Coronavírus já infectou mais de 4 milhões de pessoas no mundo. Muitas delas podem ser assintomáticas ou desenvolver alguns sintomas, como tosse, febre ou falta de ar, em casos mais graves.
Mesmo com a pandemia, é importante seguir o tratamento oncológico. Você sabia que o A.C.Camargo Cancer Center possui um Fluxo Oncológico Protegido? Leia mais a seguir.
Segundo alguns estudos, apenas 5% dos pacientes diagnosticados com Covid-19 evoluem para um quadro de doença respiratória grave, com falta de ar, respiração rápida, tonturas e batimentos cardíacos acelerados, por exemplo.
Pulmão x Covid-19
Por ser um vírus respiratório, o Sars-Cov-2, causador da Covid-19, impacta principalmente os pulmões – em especial as células dos alvéolos, onde ocorre a troca de gases entre o pulmão e a corrente sanguínea.
"A doença afeta os pulmões de várias formas. O paciente pode não sentir nada ou ter uma pneumonia que pode evoluir para uma insuficiência grave respiratória, quando inflama grande parte do pulmão, explica a Dra. Carolina Salim, médica pneumologista do A.C.Camargo.
Possíveis sequelas
Por ser uma doença nova, é muito cedo para afirmar quais são as sequelas causadas pelo novo Coronavírus.
Hoje, a gente tem visto como consequências em pacientes que estiveram em internação prolongada, com ventilação mecânica. Essas pessoas costumam perder massa muscular e se queixam de falta de ar depois da internação", conta a especialista.
Ainda segundo a doutora, o paciente diagnosticado com Covid-19 e que necessita de auxílio para respirar deve precisar de reabilitação pulmonar após a internação.
"De qualquer forma, como não sabemos como serão as possíveis sequelas a longo prazo, aconselhamos todos os pacientes positivos para Covid-19 que tiveram doença grave, a marcar uma consulta com um pneumologista para avaliar a situação do pulmão ", diz.
O Fluxo Oncológico Protegido
O sucesso de uma terapia oncológica depende muito do diagnóstico precoce e do tratamento adequado de um tumor, pois um dos fatores que aumenta a chance de cura da doença é tratá-lo em até 30 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico.
A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação. Essa especialização nos permite oferecer agilidade, excelência e segurança no tratamento oncológico.
Dessa forma, estabelecemos o Fluxo Oncológico Protegido – um conjunto de processos que garante segurança para o paciente prosseguir com seu tratamento, em tempos de pandemia.
Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Por isso, não interrompa seu tratamento.
Saiba mais:
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.