Coronavírus: recomendações importantes

Publicado em: 13/03/2020 - 09:03:54
Prevenção
Institucional
Epidemiologia

O novo Coronavírus foi classificado como pandemia em 11 de março, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo com transmissão sustentada.

O A.C.Camargo Cancer Center está preparado para o atendimento com fluxos e definições alinhados conforme as orientações da OMS. Para pacientes com suspeita de Coronavírus, o fluxo de atendimento terá início com o isolamento, seguido por realização de exames rápidos para descartar outros vírus respiratórios e de um teste específico para o Covid-19 (doença provocada pelo vírus). 

Se for confirmado o diagnóstico com sintomas leves, deverão permanecer em isolamento domiciliar. Havendo necessidade, eles serão mantidos internados e em isolamento.

Veja abaixo as principais recomendações:

1. Sem pânico
A pandemia já era iminente, o anúncio era apenas uma questão de tempo, mas nós podemos fazer essa história ser diferente aqui no Brasil seguindo as orientações recomendadas. Lembre-se: as informações são muito dinâmicas e as recomendações podem mudar diariamente.

2. Sem Fake News
Se você quer divulgar algo, consulte a fonte. O site do Ministério da Saúde e nossos canais de comunicação possuem informações confiáveis.

3. Evite beijo, abraço e aperto de mão
Nosso país é caloroso, mas precisaremos mudar esse hábito por um período. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.

4. Visita aos idosos podem esperar também
Idosos acima de 60 anos são um dos principais grupos de risco. É recomendado evitar que tenham contato com pessoas com sintomas.

5. Higienize sempre as mãos e procure não tocar o rosto
Higienize as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel.

6. Cubra o rosto quando tossir
Dê preferência, usando lenço descartável ou os braços (a parte interna do cotovelo).

7. Evite aglomerações
Se puder permanecer em casa e evitar locais fechados com muitas pessoas, tanto melhor.

8. Sempre alerta
Nós podemos ser os vigilantes. Promova a prevenção no seu entorno.

* Fonte: Ministério da Saúde

Mais Coronavírus
- Como se proteger
- Dúvidas mais frequentes
- O paciente oncológico
- O que é

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Werdum e Wolverine, lutadores do UFC, visitam a Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo
Uma experiência para ser levada ao octógono. Os lutadores de Mixed Martial Arts (MMA) Fabricio Werdum, da categoria peso pesado, e Hugo "Wolverine" Viana, peso galo, alegraram a manhã da última quinta-feira dos pacientes da Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo, centro de referência mundial em ensino...
Mieloma múltiplo: conheça os sinais e sintomas
O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do...
Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante
Campanha nacional de imunização deve proteger os idosos na primeira fase da vacinação Como forma de prevenir o Coronavírus (Covid-19), a campanha nacional de vacinação contra a gripe – vírus Influenza – será antecipada em todo território nacional. Pessoas com mais de 60 anos e...
Mapa do Câncer de Intestino no Brasil
O câncer colorretal é um dos mais frequentes na população brasileira. Nas mulheres, é o 2º mais comum, com 17.620 casos estimados para 2016 e, nos homens, ocupa a 3ª posição, com 16.660 novos casos. Nota-se, no entanto, uma diferença nos índices de incidência entre...