Coronavírus: recomendações importantes Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: recomendações importantes

 
Publicado em:

Coronavírus: recomendações importantes

Publicado em:

O novo Coronavírus foi classificado como pandemia em 11 de março, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo com transmissão sustentada.

O A.C.Camargo Cancer Center está preparado para o atendimento com fluxos e definições alinhados conforme as orientações da OMS. Para pacientes com suspeita de Coronavírus, o fluxo de atendimento terá início com o isolamento, seguido por realização de exames rápidos para descartar outros vírus respiratórios e de um teste específico para o Covid-19 (doença provocada pelo vírus). 

Se for confirmado o diagnóstico com sintomas leves, deverão permanecer em isolamento domiciliar. Havendo necessidade, eles serão mantidos internados e em isolamento.

Veja abaixo as principais recomendações:

1. Sem pânico
A pandemia já era iminente, o anúncio era apenas uma questão de tempo, mas nós podemos fazer essa história ser diferente aqui no Brasil seguindo as orientações recomendadas. Lembre-se: as informações são muito dinâmicas e as recomendações podem mudar diariamente.

2. Sem Fake News
Se você quer divulgar algo, consulte a fonte. O site do Ministério da Saúde e nossos canais de comunicação possuem informações confiáveis.

3. Evite beijo, abraço e aperto de mão
Nosso país é caloroso, mas precisaremos mudar esse hábito por um período. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.

4. Visita aos idosos podem esperar também
Idosos acima de 60 anos são um dos principais grupos de risco. É recomendado evitar que tenham contato com pessoas com sintomas.

5. Higienize sempre as mãos e procure não tocar o rosto
Higienize as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel.

6. Cubra o rosto quando tossir
Dê preferência, usando lenço descartável ou os braços (a parte interna do cotovelo).

7. Evite aglomerações
Se puder permanecer em casa e evitar locais fechados com muitas pessoas, tanto melhor.

8. Sempre alerta
Nós podemos ser os vigilantes. Promova a prevenção no seu entorno.

* Fonte: Ministério da Saúde

Mais Coronavírus
- Como se proteger
- Dúvidas mais frequentes
- O paciente oncológico
- O que é

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

Veja também

O câncer crônico
Antes mesmo de diagnosticar um tumor no meu rosto, eu já ouvia a frase tranquilizadora. "O câncer agora é uma doença crônica, não é mais um bicho de sete cabeças". Ela surgia sempre que a conversa envolvia um relato da...
Câncer ginecológico: campanha Setembro em Flor reforça a importância dos exames para detecção precoce
O câncer ginecológico costuma atingir a população feminina independentemente de predisposição genética. Diante disso, a campanha Setembro em Flor foi criada com o objetivo da conscientização sobre os sintomas, formas de prevenção, descoberta precoce e meios de tratamento contra tumores...
Câncer de intestino: mitos e verdades com o Dr. Samuel Aguiar
Tire suas dúvidas sobre quais hábitos são mais arriscados O tumor de cólon e reto, mais conhecido como câncer colorretal, é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se o câncer de pele não-melanoma...
Arte e saúde: workshop gratuito aborda os desafios e conquistas do processo de criação artística
Se você gosta de arte e tem interesse em aprender mais sobre como o processo criativo, que também pode ser benéfico na área da saúde e medicina, participe do workshop “O ato humano no processo de criação: desafios e conquistas”...
1° Encontro Onco-supera 2024: um dia de apoio e cuidado para mulheres com câncer de mama
O Centro de Referência em Tumores da Mama e o Instituto Onco-superação têm o prazer de convidar mulheres com câncer de mama ou que já estão curadas para participarem do 1° Encontro Onco-supera 2024. A proposta do evento é proporcionar...