Coronavírus: recomendações importantes

 
Publicado em: 13/03/2020 - 09:03:54

O novo Coronavírus foi classificado como pandemia em 11 de março, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo com transmissão sustentada.

O A.C.Camargo Cancer Center está preparado para o atendimento com fluxos e definições alinhados conforme as orientações da OMS. Para pacientes com suspeita de Coronavírus, o fluxo de atendimento terá início com o isolamento, seguido por realização de exames rápidos para descartar outros vírus respiratórios e de um teste específico para o Covid-19 (doença provocada pelo vírus). 

Se for confirmado o diagnóstico com sintomas leves, deverão permanecer em isolamento domiciliar. Havendo necessidade, eles serão mantidos internados e em isolamento.

Veja abaixo as principais recomendações:

1. Sem pânico
A pandemia já era iminente, o anúncio era apenas uma questão de tempo, mas nós podemos fazer essa história ser diferente aqui no Brasil seguindo as orientações recomendadas. Lembre-se: as informações são muito dinâmicas e as recomendações podem mudar diariamente.

2. Sem Fake News
Se você quer divulgar algo, consulte a fonte. O site do Ministério da Saúde e nossos canais de comunicação possuem informações confiáveis.

3. Evite beijo, abraço e aperto de mão
Nosso país é caloroso, mas precisaremos mudar esse hábito por um período. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.

4. Visita aos idosos podem esperar também
Idosos acima de 60 anos são um dos principais grupos de risco. É recomendado evitar que tenham contato com pessoas com sintomas.

5. Higienize sempre as mãos e procure não tocar o rosto
Higienize as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel.

6. Cubra o rosto quando tossir
Dê preferência, usando lenço descartável ou os braços (a parte interna do cotovelo).

7. Evite aglomerações
Se puder permanecer em casa e evitar locais fechados com muitas pessoas, tanto melhor.

8. Sempre alerta
Nós podemos ser os vigilantes. Promova a prevenção no seu entorno.

* Fonte: Ministério da Saúde

Mais Coronavírus
- Como se proteger
- Dúvidas mais frequentes
- O paciente oncológico
- O que é

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no esôfago, mama e intestino grosso...
Pesquisa aponta aumento da incidência de câncer de orofaringe associado a infecção por vírus HPV
Neste Julho Verde, mês de conscientização sobre o combate aos tumores de cabeça e pescoço, conheça este estudo feito na cidade de São Paulo, que analisou mais de 15 mil casos de câncer de boca e orofaringe O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que...
Podcast Rádio Cancer Center #18 - Julho Verde: sinais e sintomas do câncer de tireoide
Julho Verde: você já ouviu falar dessa campanha? Ela é a bandeira do mês de conscientização mundial sobre o combate aos tumores de cabeça e pescoço. O câncer de tireoide é um dos mais comuns: as projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que...
Podcast Rádio Cancer Center #17 - Câncer de pele: atenção aos sinais e sintomas
Uma conversa para aprender a reconhecer os alertas que pedem uma consulta médica Câncer de pele: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) classifica o tumor cutâneo não melanoma como o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os cânceres malignos registrados...
Podcast Rádio Cancer Center #16 - Os sinais e sintomas do câncer de mama
Câncer de mama: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Assim, é vital que as pessoas se atentem a sinais e sintomas e, ao notá-los, procurem ajuda médica . Com a palavra, o Doutor Renato Cagnacci...