Conheça os vencedores do 1º Prêmio José Eduardo Ermínio de Moraes: Inovações pela Vida Pular para o conteúdo principal

Conheça os vencedores do 1º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida

 
Publicado em:

Conheça os vencedores do 1º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida

Publicado em:

Imagem de dois pesquisadores com um microscópio

Imagem de dois pesquisadores com um microscópio

É com muito orgulho que o A.C.Camargo Cancer Center e a família José Ermírio de Moraes Neto anunciaram na noite de ontem (15/12) os vencedores do 1º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida. 

Na categoria “Iniciativas científicas de potencial empreendedor”, o vencedor foi Luana Raposo de Melo Moraes, com o projeto "Imunoterapia contra o câncer do colo uterino e outras doenças associadas ao HPV". Já na categoria “Iniciativas/soluções de saúde de base tecnológica”, venceu a dupla Marco Kohara e Daniella Castro Araujo, com o projeto "Painel de marcadores sanguíneos utilizando exames laboratoriais de rotina baseados em inteligência artificial para rastreamento do câncer de mama" (veja mais abaixo).

Durante o evento, os finalistas de cada categoria apresentaram os projetos para uma banca avaliadora. As iniciativas foram analisadas conforme adesão a três critérios: relevância, viabilidade e potencial de negócio e impacto no segmento de saúde.

A primeira edição do prêmio contou com mais de 60 projetos submetidos, criados por empreendedores de todas as regiões do Brasil, membros da Rede Alumni e residentes do A.C.Camargo, além de pesquisadores, professores e estudantes externos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras.

Finalistas: categoria "Iniciativas científicas de potencial empreendedor"

  • Luana Raposo de Melo Moraes (Cajamar/SP) 

Foi desenvolvida uma nova geração de imunoterapia capaz de ensinar o sistema imune a combater o câncer e prevenir recidivas da doença. Na forma de uma proteína recombinante (TERAH-7), a imunoterapia apresentou 100% de eficácia terapêutica no modelo de tumores associados ao HPV, baixa toxicidade e sinergismo com quimioterapia.  

  • Caroline Brunetto de Farias (Araras/SP) 

A solução desenvolvida possibilita o rastreamento e o combate do câncer de colo do útero, auxiliando na racionalização de recursos e democratização da saúde. 

  • Domingos Alves Rade (São José dos Campos/SP) 

A solução é um produto que consiste em um novo dispositivo implantável destinado a melhorar as condições de vida de pacientes ostomizados. Isso é feito permitindo ao paciente total controle de evacuação, por meio de um mecanismo cujo acionamento permite contenção ou liberação das fezes e gases intestinais. 

Finalistas: categoria "Iniciativas ou soluções de saúde de bases tecnológicas"

  • Daniella Castro Araujo e Marco Kohara (São José dos Campos/SP) 

A solução tem intenção de avançar no desenvolvimento de um teste pouco invasivo e na implementação de uma estratégia de saúde digital, desenvolvendo uma aplicação comercial para rastreamento de câncer de mama baseada em IA aplicada aos analitos sanguíneos. 

  • Isabel Bichucher Opice (São Paulo/SP) 

O Impulso Previne é uma plataforma virtual desenvolvida para auxiliar as autoridades de saúde de cada um dos 5.570 municípios do Brasil a gerenciar o Previne Brasil, a nova política de financiamento da Atenção Primária de Saúde.  

 

  • Jefferson Almoualem Plentz (São Paulo/SP) 

O Projeto Saúde da Mulher impulsiona a aplicação de protocolos efetivos de assistência ao câncer de mama, digitaliza a linha de cuidado completa da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença para mulheres entre 50 e 69 anos - idade preconizada para rastreio, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Assim, é possível identificar os fatores de riscos da população para o desenvolvimento do câncer de mama, rastrear casos da doença, identificá-los de forma precoce e acelerar o acesso das pacientes ao sistema de saúde.  


 

 

 

Quem foi José Eduardo Ermírio de Moraes

Duda, como gostava de ser chamado, é membro da 5ª geração da família Moraes, proprietária da Votorantim e de uma história empreendedora centenária. Era um incansável buscador pelo conhecimento e extremamente dedicado ao trabalho, que acreditava ser capaz de gerar valor tanto para os negócios, como também para as pessoas e para a sociedade.

José Eduardo partiu muito jovem, em fevereiro de 2013, mas tendo vivido a vida com intensidade, em sua máxima potência. Isso lhe permitiu deixar um legado emocional de valores sólidos para os que o conheceram e um patrimônio financeiro, construído a partir do seu trabalho e, que com este prêmio está a serviço de outros empreendedores para expansão do legado.

Duda era uma pessoa ambiciosa, que buscava referências não só no Brasil, mas também em outros países. Era um cidadão do mundo. Como ele transitava entre pessoas de todas as idades e classes sociais e se comunicava com elas com facilidade, conquistou grandes mentores, com quem teve a oportunidade de se aconselhar em momentos de decisões importantes de sua vida profissional. 

Quando o prêmio foi idealizado, a família pensou em fazer uma aliança entre a personalidade de Duda e o que ele sempre defendeu e buscou na vida pessoal para servir de inspiração àqueles que tenham em si o desejo de fazer a diferença.

 

Sobre o Prêmio JEEM

Aqui no A.C.Camargo Cancer Center, não nos conformamos com o impossível. Desde nossa fundação nos propomos a ser melhores diariamente. O câncer não nos assusta, ele nos desafia. 

Foi na inquietude do José Eduardo e do A.C.Camargo que mais uma vez uniu a família José Ermírio de Moraes Neto e a instituição para desafiar a fronteira do que é possível, da inovação e reconhecer tantos outros mundo a fora com o mesmo inconformismo. Assim, nasceu o prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes – Inovações pela Vida.

Duda tinha o sonho de o Brasil ser respeitado e admirado mundialmente nas áreas de finanças e economia, como a potência que tem condições de ser. Com este prêmio, a família deseja contribuir para a realização desse sonho, incentivando cada vez mais pessoas a realizar mudanças positivas e inovadoras em nosso país, com toda a seriedade e dedicação que isso requer.

Duda estaria extremamente empolgado em ver e conhecer os candidatos que concorreram ao prêmio, bem como por encontrar pessoas que já estejam fazendo a diferença!


 

 

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

 

Veja também

O cordão do transplante infantil
O jovem casal recebe o diagnóstico que ninguém quer ouvir. "Sua criança tem câncer, uma leucemia". A reação da mãe é invariável. Com o volume abundante de conteúdo de saúde que circula hoje em todas as mídias, ela se informa...
O câncer exemplar
Não existe câncer mais importante do que os outros. Alguns tipos são mais graves, mas qualquer um preocupa, porque pode se agravar, se alastrar, voltar a ocorrer. Qualquer câncer, mínima que seja a lesão, tensiona o paciente até que haja...
6 em cada 10 brasileiras dizem conhecer formas de prevenção do câncer de mama, revela pesquisa Nexus/A.C.Camargo
Seis em cada dez brasileiras dizem conhecer formas de prevenção contra o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais recorrente entre elas. As entrevistadas, no entanto, têm dificuldades em identificar mitos ou verdades sobre a doença. As conclusões são...
Microscópios de caça ao câncer
Que o câncer é um bandido, todo oncológico sabe. Ele aparece do nada para trapacear com o nosso organismo, sequestrar o nosso tempo, roubar a nossa tranquilidade. Isso quando não leva a saúde de vez. O mão-leve do câncer furta...
Conheça os vencedores do 3º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida
É com muito orgulho que o A.C.Camargo Cancer Center e a família José Ermírio de Moraes Neto anunciam os vencedores do 3º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida.