Médica acolhendo paciente pediátrico

Cirurgia robótica em crianças: saiba mais sobre o procedimento nos pequenos

Publicado em: 18/09/2020 - 16:09:41

Técnica realizada com o auxílio de robôs pode ser usada em casos selecionados

A precisão durante um procedimento cirúrgico é fundamental para a garantia de um tratamento de qualidade, necessidade essa que é potencializada quando o paciente é uma criança . Com dimensões corpóreas e fisiologia diferentes dos adultos, todo cuidado e atenção devem ser redobrados.

A cirurgia robótica em crianças é um tipo de cirurgia minimamente invasiva. Fazem parte desse grupo a videolaparoscopia e a cirurgia por orifícios naturais. Todo, ou parte do procedimento, é realizado com o auxílio de um robô, controlado por um médico(a) cirurgião habilitado(a).

A técnica pode ser utilizada em diversos casos, como na remoção de tumores das adrenais, dos rins, da próstata e outros procedimentos que fazem parte do tratamento de crianças com câncer, com o mesmo sucesso que se consegue em adultos.

Além de menor tempo de internação, com o emprego da técnica, são esperados menos efeitos adversos para as crianças.

Cirurgia robótica em crianças: vantagens

O procedimento traz diversos benefícios importantes na hora do tratamento. "Menos dor no pós-operatório, menor tempo de hospitalização, menor risco de hérnias incisionais, além de benefícios estéticos", explica a médica cirurgiã pediátrica Maria Lúcia de Pinho Apezzato, head da Cirurgia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center.

A especialista é, atualmente, a única cirurgiã pediátrica habilitada a realizar cirurgias robóticas no Brasil.
Ela também conta que o procedimento traz outras vantagens, como maior amplificação da imagem (aumento da profundidade da lente da câmera disposta nos robôs), com efeito tridimensional e precisão de movimentos.

Ainda assim, a médica ressalta que nem todas cirurgias são eletivas para o uso de robôs.

"É importante analisar caso a caso. Tumores muito grandes ou que envolvam estruturas nobres, como grandes vasos, ainda não são candidatos a ressecção por técnicas minimamente invasivas em crianças", alerta a doutora.

No A.C.Camargo, a técnica é usada em crianças desde 2017, pelo CR de Tumores Pediátricos e é uma referência do procedimento no país.

Maria Lucia de Pinho Apezzato | A.C.Camargo Cancer Center

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }