Certificação Internacional Qmentum: A.C.Camargo garante o reconhecimento

Publicado em: 24/09/2019 - 18:09:43
Institucional
Foco do paciente
Reconhecimento

Acreditação mantém o Cancer Center no patamar das melhores instituições de saúde do mundo

O A.C.Camargo obteve renovação do reconhecimento da Acreditação Canadense Qmentum, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança do paciente nas principais instituições de saúde de 50 países do mundo. 

O Cancer Center garantiu sua primeira certificação da Qmentum em 2015, válida por três anos. Trata-se de uma chancela que atesta a melhoria contínua dos processos nas instituições.

Agora, em 2019, a certificação foi feita com novos critérios e com um nível ainda mais alto de exigências, descritas em um manual que traz novas ferramentas de avaliação e reestruturação de processos de trabalho.  

“Ser certificado pela Qmentum demonstra o cumprimento de maturidade institucional, tendo como principais critérios avaliativos: gestão de acesso, segurança do paciente, segurança dos profissionais, cuidado coordenado, paciente e familiares no centro do cuidado e melhor utilização de recursos. A auditoria confere se nossas condutas estão coerentes com as exigências pautadas nesses critérios considerados de excelência assistencial e de gestão, e o reconhecimento do compromisso e adesão dessas práticas é através desse selo de Qualidade”, explica Kelly Alves, Supervisora de Qualidade. 


Melhoria contínua

Na prática, isso significa que as certificações estimulam o aprimoramento contínuo e um engajamento para as melhores práticas, estudadas e instituídas como padrão pelas instituições certificadoras, que são associadas com órgãos de pesquisa e estudo.  

“Um dos critérios que vem demonstrando a melhoria sucessiva com essa certificação se refere ao Cuidado Centrado no Paciente e no Familiar. Nesse conceito há o estímulo de uma cultura sólida referente à dignidade e ao respeito ao ponto de vista e às escolhas do paciente e do familiar; do compartilhamento de informações completas e no momento adequado para o paciente; da parceria e participação do paciente e parente em seu atendimento", diz Kelly.

Os avaliadores passaram cinco dias no A.C.Camargo checando protocolos de atendimento, evidências em prontuários e entrevistando profissionais de saúde de todas as áreas (médicos, enfermeiros, equipe de multiprofissionais, colaboradores em geral), além de pacientes e familiares. Áreas de apoio como laboratórios, ou administrativas, incluindo os fornecedores, também foram analisadas. 

“A Qmentum avalia se nossa visão de liderança se reflete em toda a Instituição, se temos coerência na prática diária com a nossa visão estratégica, se todos os nossos processos estão alinhados”, conta Simone Hiratsuca, Gerente de Processos, Qualidade, Riscos, Práticas Assistenciais, SCIRAS e SAME. 

Indicadores de performance, gestão de recursos, ações sustentáveis, tudo isso é analisado. “A certificação internacional da Qmentum confirma a maturidade da nossa Instituição na cultura da segurança, da transparência e da busca pela melhoria contínua”, encerra Kelly.  

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Mitos & verdades sobre o Câncer de Próstata
Câncer de próstata é uma doença só de idosos? Mito. A doença costuma aparecer em homens mais velhos, mas pode ser diagnosticada a partir dos 40 anos. Se um homem da minha família já teve câncer de próstata, tenho mais chance de ter? Verdade. Quanto...
World's Best Specialized Hospitals 2021: A.C.Camargo Cancer Center se mantém entre as melhores instituições oncológicas do mundo
O World's Best Specialized Hospitals 2021, ranking da revista norte-americana Newsweek, foi divulgado e colocou o A.C.Camargo Cancer Center entre as 30 melhores instituições oncológicas do mundo. A lista, que tem o objetivo de mostrar as entidades que possuem o mais alto nível em termos...
ASCO 2020, um congresso diferente
Por Celso Abdon Lopes de Mello, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Este é um ano diferente. Há mais de 10 anos, frequento o congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia, a ASCO, que começa hoje. Por ser muito grande e reunir um número enorme...
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...