Centro de Referência em Tumores do Aparelho Digestivo Alto: o paciente no centro do cuidado
Centro de Referência em Tumores do Aparelho Digestivo Alto: o paciente no centro do cuidado
Novo CR é composto por profissionais de saúde de diversas áreas, especializados em tumores de estômago, esôfago, fígado e pâncreas
O A.C.Camargo Cancer Center inaugurou mais um Centro de Referência, desta vez, para tumores do Aparelho Digestivo Alto.
Parte de um Cancer Center, o CR é um grupo multidisciplinar de especialistas em oncologia, cirurgia, pesquisadores e educadores dedicados(as) a oferecer o melhor cuidado aos pacientes em todas as esferas: prevenção, diagnóstico, tratamento personalizado e reabilitação.
"Sabemos que as melhores chances de cura e controle da doença estão nos pilares de um tratamento único. Portanto, o cuidado integrado e dedicado para cada paciente, assim como o acolhimento deles(as) e de seus familiares, é fundamental", diz o Dr. Felipe Coimbra, líder do CR de Tumores do Aparelho Digestivo Alto.
Tratamento de ponta
O paciente, ao iniciar o tratamento no CR, terá o acompanhamento integral – desde a primeira consulta até a reabilitação – dos(as) enfermeiros(as) navegadores(as), que estão presente em todos os momentos, auxiliando na marcação de consultas, exames e terapias, assim como em dúvidas pertinentes ao câncer.
"Todos os tratamentos que fazemos são fundamentados em estudos científicos, assim como o uso de técnicas de alta complexidade e de cirurgia minimamente invasiva para o tratamento de tumores do esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, pâncreas, baço e metástases hepáticas", afirma o especialista.
Ou seja, isso garante que o paciente irá receber o melhor tratamento, baseado em suas reais necessidades.
O tratamento “global”, como é feito em um CR, traz uma recuperação mais rápida ao paciente, aliado com tecnologia de ponta, como a cirurgia robótica.
"Esse tipo de tecnologia trouxe grande esperança e inovação, permitindo que agora, além de incisões e visualização melhores, os braços do robô reproduzam com precisão os movimentos das mãos do cirurgião”, explica.
O ambiente completo e integrado também oferece, em um mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento do câncer.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.