Câncer de pulmão: participe de nossos estudos clínicos

Publicado em: 18/05/2020 - 12:05:21
Linha Fina

Com segurança, você pode contribuir com a ciência e ajudar a salvar vidas

Câncer de pulmão, um problema que acometerá cerca de 30 mil brasileiros em 2020, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O paciente do A.C.Camargo, além de contar com os melhores tratamentos disponíveis e com o Fluxo Oncológico Protegido – para que o tratamento não seja interrompido (leia mais a seguir) –, também tem a oportunidade de participar de estudos clínicos.

Estudos clínicos são iniciativas que comparam o melhor tratamento disponível com um tratamento inovador. Graças a esses estudos, surgem novas condutas terapêuticas para o tratamento de vários tipos de tumor, sempre visando o melhor para o paciente.

Sua participação, além de não prejudicar em nada o seu tratamento, ajuda a salvar vidas.

No A.C.Camargo, temos, no momento, quatro estudos clínicos abertos para pacientes com câncer de pulmão. Confira abaixo:

Câncer de pulmão - estudo: CA209-77T

Para pacientes com câncer de pulmão candidatos a cirurgia e com indicação de tratamento com quimioterapia pré-cirúrgico, para a redução da doença antes do procedimento.


Câncer de pulmão - estudo: MK3475-867

Para pacientes com câncer de pulmão inicial que não estão aptos a realizar cirurgia como tratamento padrão e que têm indicação de fazer radioterapia estereotáxica como tratamento definitivo.


Câncer de pulmão - estudo: MS200647_0005

Para pacientes com câncer de pulmão avançado que não apresentam metástases e são candidatos a realizar tratamento com quimioterapia associado a radioterapia de forma definitiva.


Câncer de pulmão - estudo: SAVANNAH

Para pacientes com câncer de pulmão, que são portadores da mutação no gene EGFR, que têm uma alteração no gene MET e que apresentaram falha no tratamento prévio com Osimertinibe.

Caso queira saber mais sobre as pesquisas clínicas, envie um e-mail para: [email protected].


O Fluxo Oncológico Protegido 

O sucesso de uma terapia oncológica depende muito do diagnóstico precoce e do tratamento adequado de um tumor, pois um dos fatores que aumenta a chance de cura da doença é tratá-lo em até 30 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico.

A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação. Essa especialização nos permite oferecer agilidade, excelência e segurança no tratamento oncológico.

Dessa forma, estabelecemos o Fluxo Oncológico Protegido – um conjunto de processos que garante segurança para o paciente prosseguir com seu tratamento, em tempos de pandemia.

Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Por isso, não interrompa seu tratamento.

Saiba mais:

- O Fluxo Oncológico Protegido do A.C.Camargo Cancer Center

- Confira tudo o que você precisa saber sobre a Covid-19

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...
A atuação dos Cuidados Paliativos em pacientes adultos e pediátricos
Esse departamento do A.C.Camargo Cancer Center busca promover melhor qualidade de vida aos pacientes e familiares que enfrentam questões associadas à doença O Departamento de Cuidados Paliativos, com seu trabalho voltado à prevenção e ao alívio do sofrimento do paciente, tenta identificar seus problemas precocemente...