Arte gráfica com uma mulher apoiando as duas mãos na barriga. Sobreposto, tem um desenho do sistema reprodutor feminino.

Câncer de colo de útero: o que fazer para erradicar a doença

Publicado em: 27/01/2021 - 16:01:42
Linha Fina

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que estratégias de prevenção do câncer de colo de útero estão relacionadas a redução de mortalidade das pacientes

 

 

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor que afeta a parte inferior do órgão reprodutor feminino, e que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil teve mais de 16 mil novos casos da doença. Ou seja, são 16 casos para cada 100 mil mulheres brasileiras.

A doença, muitas vezes silenciosa, causa 311 mil óbitos por ano no mundo, e é a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Prevenção do câncer de colo de útero

Para prevenir o câncer de colo de útero, a OMS recomenda três estratégias de erradicação da doença. Confira:

  • Vacinação Anti-HPV em meninos e meninas

  • Exames preventivos adequados e eficazes (papanicolau, pesquisa do DNA HPV)

  • Tratamento precoce das lesões precursoras e invasivas do câncer.

A Dra. Andrea Paiva Gadelha, oncologista clínica do A.C.Camargo Cancer Center, reforça as recomendações da OMS e pontua a importância da prevenção contra o câncer de colo de útero.

"Essas três estratégias combinadas estão diretamente ligadas a redução da mortalidade e também possibilita, em um futuro próximo, erradicar a doença de vez no mundo", diz.

Vacinação HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais sem proteção e infectar peles ou mucosas. É responsável por 99,7% dos casos de câncer de colo de útero.

Por isso é importante vacinar meninas (9 a 14 anos) e meninos (11 a 14 anos) conta os tipos mais frequentes do vírus: 6, 11, 16 e 18.
"A vacinação salva vidas. São duas doses, com intervalo de seis meses, e é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", explica a especialista.

Confira mais conteúdo sobre HPV e câncer de colo de útero neste link.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...