Câncer de colo de útero: o que fazer para erradicar a doença Pular para o conteúdo principal

Câncer de colo de útero: o que fazer para erradicar a doença

 
Publicado em:

Câncer de colo de útero: o que fazer para erradicar a doença

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que estratégias de prevenção do câncer de colo de útero estão relacionadas a redução de mortalidade das pacientes

 

Publicado em:

Arte gráfica com uma mulher apoiando as duas mãos na barriga. Sobreposto, tem um desenho do sistema reprodutor feminino.

Arte gráfica com uma mulher apoiando as duas mãos na barriga. Sobreposto, tem um desenho do sistema reprodutor feminino.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que estratégias de prevenção do câncer de colo de útero estão relacionadas a redução de mortalidade das pacientes

 

 

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor que afeta a parte inferior do órgão reprodutor feminino, e que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil teve mais de 16 mil novos casos da doença. Ou seja, são 16 casos para cada 100 mil mulheres brasileiras.

A doença, muitas vezes silenciosa, causa 311 mil óbitos por ano no mundo, e é a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Prevenção do câncer de colo de útero

Para prevenir o câncer de colo de útero, a OMS recomenda três estratégias de erradicação da doença. Confira:

  • Vacinação Anti-HPV em meninos e meninas

  • Exames preventivos adequados e eficazes (papanicolau, pesquisa do DNA HPV)

  • Tratamento precoce das lesões precursoras e invasivas do câncer.

A Dra. Andrea Paiva Gadelha, oncologista clínica do A.C.Camargo Cancer Center, reforça as recomendações da OMS e pontua a importância da prevenção contra o câncer de colo de útero.

"Essas três estratégias combinadas estão diretamente ligadas a redução da mortalidade e também possibilita, em um futuro próximo, erradicar a doença de vez no mundo", diz.

Vacinação HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais sem proteção e infectar peles ou mucosas. É responsável por 99,7% dos casos de câncer de colo de útero.

Por isso é importante vacinar meninas (9 a 14 anos) e meninos (11 a 14 anos) conta os tipos mais frequentes do vírus: 6, 11, 16 e 18.
"A vacinação salva vidas. São duas doses, com intervalo de seis meses, e é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", explica a especialista.

Confira mais conteúdo sobre HPV e câncer de colo de útero neste link.

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

Veja também

Câncer de intestino: mitos e verdades com o Dr. Samuel Aguiar
Tire suas dúvidas sobre quais hábitos são mais arriscados O tumor de cólon e reto, mais conhecido como câncer colorretal, é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se o câncer de pele não-melanoma...
O que são linfonodos?
Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são pequenas estruturas em forma de feijão que fazem parte do sistema linfático e ajudam a defender o organismo contra infecções, inflamações e tumores. Os linfonodos possuem células do sistema imunológico que ajudam...
Pesquisa de Linfonodo Sentinela: método que contribui para o tratamento mais eficaz do câncer de vulva
Existem centenas de linfonodos no organismo humano. Também chamados de gânglios linfáticos, servem como mecanismo de defesa contra agentes nocivos, como bactérias e toxinas. Portanto, caso haja um tumor em algum órgão, células cancerígenas poderão atingir um grupo de gânglios...
Por que o câncer pode voltar, mesmo após um tratamento bem sucedido?
Recidiva tumoral O retorno do câncer após um tratamento bem sucedido é chamado pelos médicos de recidiva ou recorrência tumoral. Isso pode acontecer semanas, meses ou mesmo anos depois do momento em que o câncer primário ou original foi tratado...