Aumento de casos de Covid-19 e Influenza não é justificativa para pacientes oncológicos interromperem o tratamento

Publicado em: 14/01/2022 - 09:01:11
Linha Fina

Atendimento Oncológico Protegido garante a segurança de pacientes que precisam seguir com acompanhamento médico, sessões de quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgias 

A pandemia do novo coronavírus causou um efeito perigoso para pacientes com doenças graves, como o câncer. Há fortes indícios de que pacientes com suspeita ou em tratamento estejam postergando a ida aos hospitais, preocupados com a contaminação. E esse cenário volta a preocupar, com o aumento dos casos por conta da variante ômicron, o surto de influenza e o risco de contaminação dupla, a chamada “flurona”. 

Muitos tumores têm comportamento agressivo e adiar o plano terapêutico pode significar a redução do sucesso do tratamento. Há também tumores que apresentam crescimento lento que, a depender do estágio da doença, das condições do paciente e do momento da pandemia, podem ser postergados sem prejuízo. Somente o médico pode avaliar e recomendar a cada paciente o que fazer, dentro da segurança desejada em cada caso. 

O sucesso do tratamento oncológico está atrelado ao diagnóstico e tratamento precoce. Tratar o câncer até 30 dias do início dos sintomas ou do diagnóstico é um dos fatores que aumenta a chance de cura. Em todos os países do mundo os cancer centers tentam ser ágeis nestas primeiras fases de diagnóstico e estadiamento para permitir o início do tratamento em até 30 dias. 

O A.C.Camargo Cancer Center adotou o Atendimento Oncológico Protegido e está preparado para atender os pacientes oncológicos, sendo eles com resultados positivos para Covid-19 ou não, seguindo os parâmetros estabelecidos pela própria Instituição, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Além de monitorar a temperatura através de totens e fornecer máscara cirúrgica na entrada, a instituição disponibiliza uma entrada separada no pronto atendimento para sintomas gripais, realiza uma triagem virtual para que os pacientes oncológicos com sintomas de Covid-19 se desloquem até a Unidade apenas se realmente houver necessidade e testa todos os pacientes e a equipe antes de realizar cirurgias.

Estas medidas foram tomadas porque os pacientes oncológicos em tratamento constituem grupo de risco para Covid-19, apresentando mais complicações. Além disso, mantém uma segregação completa entre os pacientes Covid-19 e demais pacientes. E, atualmente, a taxa de ocupação das unidades de internação, destinadas aos pacientes com câncer, se mantém estável, resguardando o cuidado ao paciente oncológico e suas especificidades. 

Tecnologia para salvar vidas 

Com o objetivo de ajudar no combate ao novo coronavírus, o A.C.Camargo Cancer Center firmou uma parceria com a startup de inteligência artificial LAURA para oferecer aos seus pacientes oncológicos um serviço de triagem virtual que esclarece dúvidas sobre os sintomas correspondentes à Covid-19 e indica se é necessário o deslocamento até a Unidade. 

O paciente oncológico está muito mais vulnerável e conseguir acompanhar a evolução dele em casa faz muita diferença. Com essa ferramenta, é possível proteger os pacientes com sintomas leves em isolamento domiciliar e preservar a capacidade de atendimento em pronto atendimento para os casos mais graves. 

Como funciona  

Ao acessar a assistente virtual o paciente responde uma série de perguntas. Depois que a inteligência artificial analisa as informações, se o caso não for considerado crítico, o paciente recebe orientações de prevenção e acompanhamento. Se os sintomas forem de gravidade, o paciente recebe um alerta automático para comparecer à Unidade e depois, ao confirmar sua ida, imediatamente, aparece a informação na plataforma de previsão de demanda do A.C.Camargo Cancer Center. Além disso, caso o paciente não compareça à Instituição no prazo de seis horas, a equipe entra em contato para dar suporte, assim como nos casos em que o paciente recebe o alerta, mas não confirma o comparecimento à emergência. 

Os pacientes que comparecem à Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center e são considerados menos graves recebem a recomendação para cumprirem o isolamento social com monitoramento remoto da progressão dos sintomas pelo P.A. 

Consultas de retorno via telemedicina 

As consultas via telemedicina já estão disponíveis no A.C.Camargo e são recomendadas quando não há necessidade de uma avaliação clínica presencial no paciente. Consultas de retorno podem ser realizadas de casa, usando o celular ou computador. Assim, evita-se o deslocamento e a exposição desnecessária. Caso o médico precise checar algum exame, o envio pode ser realizado através do aplicativo da telemedicina. 

 

Fonte: Dra. Raquel Marcondes Bussolotti, Diretora Técnica e de Operações do A.C.Camargo Cancer Center

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }