Atendimento Oncológico Protegido: saiba como é o protocolo de higienização de equipamentos na Instituição

Publicado em: 07/06/2021 - 11:06:42
Prevenção
Institucional
Epidemiologia
Linha Fina

Durante a pandemia, intensificamos nossos protocolos de higiene para promover um ambiente cada vez mais seguro para o tratamento oncológico

O tratamento oncológico traz muitas incertezas e preocupações ao paciente e seus familiares. Em muitos casos, um dos efeitos do tratamento é a diminuição da imunidade, favorecendo o risco de infecções, por isso é importante contar com um espaço limpo e seguro, contribuindo para realização de procedimentos com tranquilidade e segurança. 

Após cada exame, sessão de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, os equipamentos e locais onde são realizados são higienizados por nossa equipe de limpeza e enfermagem.

"A higienização é realizada com produtos de uso hospitalar padronizados levando em consideração as especificidades de cada equipamento, além das recomendações do próprio fabricante. Os profissionais são orientados e seguem protocolos em relação ao processo de higienização específica por equipamento.", explica Ivan França, Head de Infectologia do A.C.Camargo Cancer Center.

Por isso, no A.C.Camargo Cancer Center, contamos com uma comissão de padronização de produtos químicos, a qual avalia a segurança e eficácia de todos os produtos utilizados na instituição. 

Para serem aprovados, esses produtos devem possuir em sua composição, substâncias que lhes confiram ação contra bactérias, fungos e vírus, inclusive o vírus causador da COVID-19.

 

Atendimento Oncológico Protegido

Essa medida faz parte do Atendimento Oncológico Protegido, um conjunto de processos para o paciente prosseguir com seu tratamento de forma segura em tempos de pandemia. Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). Clique aqui e conheça as nossas principais medidas.

A higienização é importante para o bem-estar de todos, e, além disso, contribui para a interrupção na transmissão de micro-organismos para o ambiente e também para outros pacientes.

Conheça como é realizado o processo de triagem na Instituição e o que estamos fazendo para que você tenha, cada vez mais, um atendimento oncológico protegido. Quem tem câncer, tem pressa!
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Covid-19: Guia para entrar e sair de casa
Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo video { width: 100%; height: auto; }
Pesquisa revela por que a metástase do câncer de tireoide nos gânglios não é tão preocupante
Quando o câncer de tireoide apresenta metástase nos gânglios (ou linfonodos), a situação é menos preocupante do que as metástases em gânglios de outros tumores, como mama, cólon, pulmão etc. Para entender por que isso acontece, pesquisadores do A.C.Camargo e da Unicamp se uniram nesse...
A.C.Camargo lança Livro de Receitas da Oficina de Culinária Infantil
A infância é um período de desenvolvimento, aprendizagem e formação de toda criança. Apesar de apresentarem características específicas, nessa fase observam-se certos aspectos comuns em relação à alimentação. O prazer em preparar o próprio alimento é um aprendizado que se leva para toda a vida...
Covid-19: 12 maneiras de apoiar um amigo ou parente com câncer  
Ajude um ente querido com câncer em tempos de pandemia – e não permita que ele abandone o tratamento A Covid-19 mudou a vida de todos. Em especial, a vida dos pacientes com câncer, que vivem uma nova rotina – isolados e, em alguns casos...
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...