Amor à Vida encerra o ano com encontro para reforçar a autoestima

Publicado em: 08/01/2013 - 22:01:00
Institucional
Foco do paciente
Eventos

O Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer Amor à Vida já existe há três anos e tem o objetivo de levar informações que desmistificam os mais variados tipos de câncer, proporcionando aos pacientes e acompanhantes a troca de informações e experiências em um ambiente descontraído e confortante.

Para o grupo, o ano de 2012 foi especial. Os encontros, organizados pela Enfermeira Simone Navarro, reuniram cada vez mais pessoas e os desfiles foram sempre especiais. No dia 13 de dezembro, não foi diferente. Pacientes e acompanhantes se reuniram, no Auditório do A.C.Camargo, para o quarto desfile de 2012 e participaram da campanha Encontro com a Autoestima, realizada pela farmacêutica AstraZeneca, criada para dar apoio à mulher diagnosticada com câncer de mama.
 
A gerente de Enfermagem, Isabel Bonfim, abriu o evento com um desejo de feliz Natal e ótimo ano-novo aos presentes e falou sobre o que espera para o grupo no próximo ano. "Queremos cada vez mais melhorar e trazer mais atividades para vocês, não só na parte lúdica e de descontração, mas também na parte do conhecimento e informação. O mais importante e mais interessante desse grupo é que conseguimos trocar experiências e integrar todas as fases do tratamento, ajudando muito uns aos outros. Esperamos que 2013 seja ainda melhor".

Os participantes ainda tiveram a surpresa de ouvir algumas palavras do Dr. Humberto Torloni, um dos médicos mais antigos do Hospital. "Vocês são um grupo de vencedores, que tiveram a coragem de enfrentar muita coisa na vida. Nós sabemos muito da medicina, mas quem nos ensina o valor da vida são vocês."

Os encontros do Amor à Vida também contam com a participação dos acompanhantes. Eduardo Sanches Martins, marido de uma das participantes, tocou o coração de todos cantando a música italiana Champagne, de Peppino Di Capri.

Dona Hirde, colaboradora do Hospital desde 1959, afirmou que o A.C.Camargo é uma escola de vida, onde se aprende a viver e a respeitar o ser humano.

Em seguida, a psicóloga e integrante da campanha da AstraZeneca, Elisabete Duarte, palestrou sobre sua experiência na luta contra o câncer de mama e enfatizou a importância de manter a autoestima e acreditar na cura. "Hoje somos ligadas a um fato que aconteceu nas nossas vidas. Quando descobri que tinha câncer, parei para pensar e cheguei à conclusão de que eu tinha algo na minha mama que não me pertencia e que precisava ser tirado. Eu comecei a prestar atenção em mim, a ter o meu tempo, independentemente do tempo dos outros. As coisas acontecem e se sucedem no momento certo da nossa vida, para a gente aprender a interagir e reagir àquilo." Elisabete terminou a conversa pedindo que todos se levantassem e se abraçassem, "o abraço exprime tudo de bom que a gente quer na vida".

Depois de muita emoção, tradicionalmente, a cantora lírica Gisele Leite encantou com sua voz, interpretando uma música italiana, e ensinou aos amigos alguns exercícios de relaxamento.

Durante o intervalo, as participantes puderam desfrutar de um momento de modelo. Todas foram maquiadas por profissionais e fizeram poses para o fotógrafo criar o antes e depois de cada uma. Todas ganharam um presente da AstraZeneca.

Encerrando o encontro após o período de descontração, as participantes puderam desfilar no tapete vermelho as roupas que haviam separado para a ocasião.

Aguarde a programação de 2013!

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Aumento de casos de Covid-19 e Influenza não é justificativa para pacientes oncológicos interromperem o tratamento
A pandemia do novo coronavírus causou um efeito perigoso para pacientes com doenças graves, como o câncer. Há fortes indícios de que pacientes com suspeita ou em tratamento estejam postergando a ida aos hospitais, preocupados com a contaminação. E esse cenário volta a preocupar, com...
Time de Práticas assistenciais participa de debate com o Conselho Federal de Enfermagem
A equipe de Práticas Assistenciais do A.C.Camargo participou de um evento promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Comissão Nacional de Qualidade (CNQ). A data reuniu enfermeiros, gestores da qualidade e segurança do paciente de instituições de saúde certificadas e que estão em...
Nova política para visitantes e acompanhantes - Unidade de Internação
Para oferecer mais segurança aos pacientes e impedir que os tratamentos oncológicos sejam interrompidos, um conjunto de iniciativas foi proposto pelo A.C.Camargo Cancer Center. Essas iniciativas compõem o Fluxo Oncológico Protegido. Uma das iniciativas é o controle do número de pessoas que circulam nas unidades...
Medula óssea: saiba como funciona o transplante neste infográfico
O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é celebrado, em 2020, no dia 19 de setembro. A data tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir...
A.C.Camargo Cancer Center: há 68 anos lutando pela cura do câncer no Brasil
No dia 23 de abril, o A.C.Camargo Cancer Center completa 68 anos combatendo o câncer, paciente a paciente. Essa luta começou com Antônio Prudente, Carmen Prudente e Antônio Cândido de Camargo e ganhou continuidade em cada profissional da Instituição, com destaque para nomes como Ricardo...