Amor à Vida encerra o ano com encontro para reforçar a autoestima

Publicado em: 08/01/2013 - 22:01:00

O Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer Amor à Vida já existe há três anos e tem o objetivo de levar informações que desmistificam os mais variados tipos de câncer, proporcionando aos pacientes e acompanhantes a troca de informações e experiências em um ambiente descontraído e confortante.

Para o grupo, o ano de 2012 foi especial. Os encontros, organizados pela Enfermeira Simone Navarro, reuniram cada vez mais pessoas e os desfiles foram sempre especiais. No dia 13 de dezembro, não foi diferente. Pacientes e acompanhantes se reuniram, no Auditório do A.C.Camargo, para o quarto desfile de 2012 e participaram da campanha Encontro com a Autoestima, realizada pela farmacêutica AstraZeneca, criada para dar apoio à mulher diagnosticada com câncer de mama.
 
A gerente de Enfermagem, Isabel Bonfim, abriu o evento com um desejo de feliz Natal e ótimo ano-novo aos presentes e falou sobre o que espera para o grupo no próximo ano. "Queremos cada vez mais melhorar e trazer mais atividades para vocês, não só na parte lúdica e de descontração, mas também na parte do conhecimento e informação. O mais importante e mais interessante desse grupo é que conseguimos trocar experiências e integrar todas as fases do tratamento, ajudando muito uns aos outros. Esperamos que 2013 seja ainda melhor".

Os participantes ainda tiveram a surpresa de ouvir algumas palavras do Dr. Humberto Torloni, um dos médicos mais antigos do Hospital. "Vocês são um grupo de vencedores, que tiveram a coragem de enfrentar muita coisa na vida. Nós sabemos muito da medicina, mas quem nos ensina o valor da vida são vocês."

Os encontros do Amor à Vida também contam com a participação dos acompanhantes. Eduardo Sanches Martins, marido de uma das participantes, tocou o coração de todos cantando a música italiana Champagne, de Peppino Di Capri.

Dona Hirde, colaboradora do Hospital desde 1959, afirmou que o A.C.Camargo é uma escola de vida, onde se aprende a viver e a respeitar o ser humano.

Em seguida, a psicóloga e integrante da campanha da AstraZeneca, Elisabete Duarte, palestrou sobre sua experiência na luta contra o câncer de mama e enfatizou a importância de manter a autoestima e acreditar na cura. "Hoje somos ligadas a um fato que aconteceu nas nossas vidas. Quando descobri que tinha câncer, parei para pensar e cheguei à conclusão de que eu tinha algo na minha mama que não me pertencia e que precisava ser tirado. Eu comecei a prestar atenção em mim, a ter o meu tempo, independentemente do tempo dos outros. As coisas acontecem e se sucedem no momento certo da nossa vida, para a gente aprender a interagir e reagir àquilo." Elisabete terminou a conversa pedindo que todos se levantassem e se abraçassem, "o abraço exprime tudo de bom que a gente quer na vida".

Depois de muita emoção, tradicionalmente, a cantora lírica Gisele Leite encantou com sua voz, interpretando uma música italiana, e ensinou aos amigos alguns exercícios de relaxamento.

Durante o intervalo, as participantes puderam desfrutar de um momento de modelo. Todas foram maquiadas por profissionais e fizeram poses para o fotógrafo criar o antes e depois de cada uma. Todas ganharam um presente da AstraZeneca.

Encerrando o encontro após o período de descontração, as participantes puderam desfilar no tapete vermelho as roupas que haviam separado para a ocasião.

Aguarde a programação de 2013!

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }