O 5 de maio é dedicado ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, uma das práticas mais eficazes no combate à transmissão de bactérias e vírus
A limpeza correta das mãos ganhou um enorme destaque desde 2020, quando a pandemia da covid-19 começou. O mundo colocou a prática como prioridade para diminuir o contágio da doença, além de incentivar o distanciamento social e uso correto das máscaras.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça periodicamente a prática da correta higienização das mãos para prevenir doenças. O dia 5 de maio foi a data escolhida para promover a prática em todo o mundo.
O passo a passo para a higienização correta das mãos você confere ao fim deste texto.
Álcool em gel x água e sabão
Muito se fala sobre a higienização das mãos com álcool em gel e com água e sabão. Mas existem diferenças entre esses métodos?
Fato é que o álcool em gel elimina os microrganismos que podem estar nas nossas mãos, e serve para aqueles casos quando não há sujidade visível. É uma maneira eficaz de evitar transmissão de bactérias, fungos e vírus. “O álcool em gel deve ser o de 70%.
Essa prática não deve ser usada também após usar o banheiro ou antes do preparo de alimentos. Nesses casos, o indicado é o uso de água e sabão.
Limpeza correta das mãos no ambiente hospitalar
No A.C.Camargo, nossa equipe assistencial segue os protocolos de higienização das mãos. Sempre higienizamos nossas mãos antes e depois de qualquer contato com o paciente, antes de realizar procedimentos assépticos, após contado com secreções e após contato com o mobiliário ao redor do paciente. além de criarmos campanhas internas que incentivam nossos colegas, orientamos também nossos pacientes e seus acompanhantes a fazerem disso um hábito.
A forma mais eficaz de higienizar as mãos e espantar a sujeira para lá é usar o básico: álcool em gel ou água e sabão. Reunimos os sete passos de ouro para a higienização das mãos, confira ao fim deste texto.
A higienização das mãos deve ser um hábito para se adotar para a vida! É um ato de responsabilidade com você e com os outros.
Veja um passo a passo para a higienização das mãos:
Se for água e sabão:
1. Inicie molhando as mãos e espalhando o sabão líquido com movimentos circulares: friccionando a palma da outra
2. Para higienizar as “costas” das mãos e a parte entre os dedos, entrelace os dedos das duas mãos
3. Com as palmas juntas, como se estivesse rezando, repita o processo
4. Para limpar as unhas, ponha as mãos em forma de concha e faça movimentos verticais uma na outra – enquanto uma sobe, a outra desce
5. Não esqueça os polegares, “abrace” o polegar direito com a mão esquerda e faça movimentos circulares e vice-versa.
6. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice versa), fazendo movimento circular.
7. Utilize água corrente para remover o produto da sua pele
8. Feche a torneira, se possível, com papel toalha ou lenço descartável.
9. Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Se for álcool em gel:
1. Aplique o álcool em uma mão que esteja em formato de concha
2. Esfregue as mãos, palma sobre palma
3. Com os dedos entrelaçados, esfregue a palma direita sobre o dorso esquerdo e vice-versa
4. Ainda com os dedos entrelaçados, esfregue as costas dos dedos com as palmas das mãos
5. Com a palma de uma mão, esfregue os dedos das outras, da base para as pontas, um dedo por vez
6. Para limpar as unhas, ponha as mãos em forma de concha e faça movimentos verticais uma na outra – enquanto uma sobe, a outra desce
7. “Abrace" o polegar direito com a mão esquerda e faça movimentos circulares e vice-versa.
8. Espere secar e pronto.

Fonte: Doutor Ivan França, Head de Infectologia do A.C.Camargo