A.C.Camargo Cancer Center alerta para baixa adesão ao exame de sangue oculto nas fezes

 
Publicado em: 15/03/2018 - 21:03:00

Câncer letal de maior incidência no país depois de próstata e mama, tumor colorretal pode ser curado em 90% dos casos quando diagnosticados precocemente. Por negligência, três em quatro dos casos são detectados tardiamente

Estudo do A.C.Camargo Cancer Center que acompanhou 1.200 homens e mulheres residentes na Capital e submetidos ao exame de sangue oculto nas fezes comprova a baixa adesão da população a exames preventivos para detecção precoce do câncer colorretal - de acordo com o Inca, o segundo tumor letal de maior incidência em mulheres (19 mil casos anuais) e o terceiro em homens (17,4 mil) no país.

O levantamento avaliou pessoas sem sintomas da doença e idade entre 50 e 75 anos, submetidos ao exame de rastreamento na Instituição entre março de 2015 e abril de 2016. Destes, mais de 45% pegaram o kit do exame de sangue oculto mas não retornaram com a coleta,  cujo resultado indica se há ou não a necessidade da colonoscopia - este sim, um exame diagnóstico.

"Estamos falando de um exame mais simples, de menor custo, que viabiliza o rastreamento de uma doença com até 90% de probabilidades de cura em estágios iniciais. No entanto, a falta de informação sobre a importância do diagnóstico precoce faz com que tenhamos este cenário. A consequência é que diagnosticamos a doença já em estágios mais avançados, com possibilidades de cura reduzidas", destaca o cirurgião oncológico, Samuel Aguiar Jr., Líder do Núcleo de Tumores Colorretais. Atualmente apenas cerca de 25% dos tumores são detectados precocemente.

"É importante ressaltar que o resultado positivo da pesquisa de sangue nas fezes não significa que o paciente está com câncer. Indica que há um problema que pode ser uma inflamação, mas também pode ser o câncer e é preciso investigar. Grande parte dos tumores colorretais surgem a partir de pólipos - lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso e são removidas por meio da colonoscopia. Por isso enfatizamos a necessidade do rastreamento", explica.

Crescimento entre os jovens

Normalmente a doença atinge pessoas com mais de 50 anos, quando se recomenda os exames preventivos periódicos. Entretanto, um novo estudo da Sociedade Americana de Câncer revela aumento de casos entre adultos jovens e de meia-idade, principalmente no reto. O dado mostra que três em cada dez pacientes diagnosticados com a doença têm menos de 55 anos.

O levantamento revelou que entre os motivos da incidência estão a obesidade e o estilo de vida sedentário. Outro ponto destacado por especialistas é a negligência a sintomas como alteração do ritmo intestinal, dores abdominais, presença de sangue nas fezes e dor ao evacuar. "Vale lembrar também que pacientes que possuam parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino devem fazer colonoscopia a partir dos 40 anos de idade", ressalta Dr. Samuel.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente.

No Ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.

 

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/



Nara Bueno -  
Fones: 55 11  98469-0088 (Tim) / 2189-5000 r.2136 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A.C.Camargo Cancer Center Consolida Centro de Excelência em Assistência e Pesquisa em Imunoterapia
Com mais de 70 profissionais entre o corpo clínico, cientistas e da assistência de diversas áreas, o Centro de Imunoterapia oferece atendimento personalizado aos pacientes, ampliando as possibilidades terapêuticas e seus benefícios. Com experiência de sete anos na utilização da imunoterapia e cerca de 400...
A.C.Camargo Cancer Center tem novo olhar para o tratamento de adolescentes e adultos jovens
Uma nova área surge na Oncologia e permite a instituições que tratam o câncer infantil e adulto discutir abordagens terapêuticas em pacientes de 12 a 30 anos. A.C.Camargo leva os casos para as discussões de tumor board com o envolvimento de oncologistas pediatras e equipe...
Estudo do A.C.Camargo Cancer Center aponta evolução na sobrevida de pacientes com metástase cerebral
A implementação e difusão de uma técnica de radioterapia cranial focal precisa que possibilita administração de uma alta dose de radiação restrita à lesão em fração única (radiocirurgia) ou poucas frações (radioterapia estereotática fracionada), assim como o aumento das opções de tratamento sistêmico (novas classes...
A.C.Camargo Cancer Center reforça a importância da prevenção e do acesso à informação para o combate ao câncer
Um relatório da Sociedade Americana de Câncer confirmou no início de janeiro que continuam em queda as mortes por câncer nos Estados Unidos: 26% quando comparados os números de 1991 (215 para cada 100 mil pessoas) e 2015 (158 por 100 mil), resultado das ações...
A.C.Camargo Cancer Center anuncia novo centro de referência integrado para tumores de mama, ginecológicos e de pele
Em um completo centro de diagnóstico, tratamento e reabilitação, Unidade Pires da Mota expande a assistência integral, especialmente dedicada a pacientes com tumores de mama, ginecológicos e de pele, inclusive melanoma. O edifício com 20 andares e mais de 12 mil m² vai atender com...