A.C.Camargo abre o primeiro estudo clínico brasileiro de células CAR-T para mieloma múltiplo

Publicado em: 13/04/2022 - 14:04:26
Linha Fina

O estudo buscará entender se há melhoria no desfecho do paciente que utiliza a terapia com células CAR-T após uma sequência inicial de três medicamentos utilizados no tratamento da doença

O A.C.Camargo Cancer Center abriu o primeiro estudo clínico brasileiro que utilizará a inovadora terapia com células CAR-T para pacientes com mieloma múltiplo recém-diagnosticado e para os quais o transplante de células-tronco autólogo não está planejado como terapia inicial.

Para os pacientes com este perfil, o tratamento atual mais recomendado é feito com uma sequência de três medicamentos. Por isso, o objetivo do estudo é entender se os pacientes que utilizam estes três medicamentos e, em seguida, fazem a terapia com células CAR-T, têm desfecho melhor quando comparados aos pacientes que fazem o tratamento somente com os medicamentos.

Como muitos dos estudos envolvendo mieloma múltiplo e CAR-T consideravam pacientes com o câncer recidivado, a inovação deste tratamento é ter como público os pacientes com diagnóstico recente da doença e ainda não terem passado por diversas fases de tratamento. 

Apesar deste estudo apresentar um cenário promissor, o mieloma ainda não tem cura. Mas, a pesquisa pode trazer uma nova perspectiva de possibilidade de remissão ainda mais prolongada para a doença se for tratada desde as fases mais iniciais.

Outro ponto positivo do estudo é oferecer a possiblidade de tratamento de ponta para os pacientes do SUS que participarem da pesquisa. Mesmo se o paciente não estiver no grupo que utilizará as células CAR-T, também poderá se beneficiar ao ter acesso aos três medicamentos, pois um deles não é disponibilizado pelo SUS.

Saiba mais sobre mieloma múltiplo

No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue. Mais recorrente em pessoas com idade superior a 60 anos, seus sinais podem ser confundidos com questões inerentes ao envelhecimento, retardando o diagnóstico.

Atualmente, os meios de prevenção do mieloma múltiplo ainda não são conhecidos, bem como suas causas. Contudo, sabe-se que, além da idade, histórico familiar, exposição à radiação e a produtos químicos, como amianto e pesticidas, também são fatores de risco.

O diagnóstico é feito pelo hematologista ou oncologista, por meio de testes clínicos, sanguíneos, de urina e biópsia da medula. Exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética, são usados para identificar se o câncer compromete outras regiões do corpo. 

Estima-se que cerca de 95% dos casos são diagnosticados em fases avançadas da doença. Nesse quadro avançado, a taxa de sobrevida de cinco anos é de 51%, enquanto esse percentual pode chegar a 74% quando identificado em estágio inicial.

 

FONTE: Dr. Jayr Schmidt Filho, líder do Centro de Referência de Neoplasias Hematológicas do A.C.Camargo Cancer Center.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...