A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde
Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo causam na saúde pulmonar, levando a doenças respiratórias crônicas como asma e bronquite e ao câncer de pulmão.
De acordo com o INCA, responsável por apoiar a divulgação desta data em todo o País, o Dia Mundial sem Tabaco tem o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro para a saúde e lembrar o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o tabagismo resulta em mais de 7 milhões de mortes anuais no mundo e, caso não sejam intensificadas as ações antifumo com engajamento de todos os setores da sociedade, esse número saltará para uma média anual de 8 milhões de mortes até 2030.
Câncer de pulmão
O tabagismo é responsável direto por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão e está relacionado a mais de uma dezena de tipos de câncer, dentre eles esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga, boca, laringe, faringe, garganta e mama. As chances de sucesso no tratamento dos pacientes com câncer de pulmão estão correlacionadas com a fase em que o ocorre o diagnóstico. No Brasil, a doença é, na maioria dos casos, diagnosticada em fase mais avançada.
Saiba mais sobre câncer de pulmão ao clicar aqui