Mama | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Mama

O câncer de mama é um crescimento descontrolado de células (células dos lobos, células produtoras de leite, ou dos ductos, por onde é drenado o leite), que adquirem características anormais, causadas por uma ou mais mutações no seu material genético. Um caroço no seio ou na axila, alteração na pele da mama, vermelhidão ou descamação do mamilo, microcalcificações que aparecem no exame de rotina, secreção no mamilo ou mesmo dor no mamilo são sinais de alerta. 

Neste Outubro Rosa, conheça o trabalho que evidenciou esta conduta de sucesso em uma renomada revista científica internacional 
Seja no câncer de mama, seja em um tumor em outro órgão, uma regra persiste: o atraso no diagnóstico e no tratamento tende a piorar o prognóstico da pessoa. Quando a pandemia da Covid-19 foi anunciada, muitos pacientes tiveram seu tratamento afetado, já que as formas de contágio eram ainda mais…
Conheça novos estudos do A.C.Camargo que buscam o que há de melhor sobre o tratamento para beneficiar nossas pacientes
Câncer de mama: o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta 66.280 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Com a missão de combater o câncer paciente a paciente, o A.C.Camargo conta com o Centro Internacional de Pesquisas (CIPE), que produz inúmeros estudos. A seguir, conheça, de uma…
Neste Outubro Rosa, ouça e conheça os caminhos da reabilitação
Câncer de mama: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Após o tratamento, as mulheres têm de se reabilitar, se reinserir na sociedade e retomar algumas atividades corriqueiras, que, por vezes, tinham sido interrompidas, como a vida…
Tecnologia disponível no A.C.Camargo Cancer Center ajuda a combater esse efeito colateral 
A touca de resfriamento, como o nome diz, resfria o couro cabeludo e reduz a queda dos fios de cabelo durante a quimioterapia. É uma forma de ajudar a preservar a saúde psicológica e a privacidade do paciente. A touca diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e isso reduz muito a queda de…
Estudo realizado por pesquisadores brasileiros com dados do Global Burden of disease (IHM/USA) mostrou que a mortalidade por este tipo de tumor se manteve estável durante o período analisado
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente em mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nas últimas décadas, algumas pesquisas científicas mostraram que as taxas de mortalidade por câncer de mama foram reduzidas ou estabilizadas, principalmente em regiões mais…
Ouça, conheça e inspire-se com a história de três progenitoras 
Mães e o câncer: a notícia de um tumor na família já é suficientemente desafiadora. No caso de mães com crianças diagnosticadas com câncer, o desafio é duplo. No episódio #46 do podcast Rádio Cancer Center, do A.C.Camargo Cancer Center, conheça a história de Cristina Massens, mãe da pequena…
Ouça a conversa sobre o procedimento terapêutico e sua importância no tratamento contra o câncer feminino
Podcast Radio Cancer Center: no episódio #47, o jornalista Bruno Favoretto e Gustavo Fiorin, do Ensino, bateram um papo com a Dra. Solange Sanches, médica oncologista, e com a Gisele de Oliveira Pereira, enfermeira oncologista do A.C.Camargo Cancer Center sobre quimioterapia e mulheres. Quais as…
Por Almir Bitencourt, médico titular do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center
A imagem tem papel fundamental no manejo de pacientes com câncer de mama. Por isso, o programa do Next Frontiers to Cure Cancer 2021 terá um pre-meeting específico sobre Imagem da Mama, a ser realizado no dia 24 de junho (quinta-feira) pela manhã.  Neste evento, serão abordados temas atuais…
No Dia Nacional da Imunização, tire dúvidas importantes em tempos de pandemia
Vacinação e Covid-19: para o paciente com câncer, todo o contexto ainda gera muitos questionamentos. Neste 9 de junho, o Dia Nacional da Imunização, o A.C.Camargo Cancer Center reafirma alguns fatos importantes. Lembramos ainda que no A.C.Camargo são tomadas todas as medidas preventivas em…
A líder do Centro de Referência em Tumores de Mama foi nomeada para entidade importante para o combate ao câncer de mama
A história da mastologia brasileira é baseada em força, perseverança e ideias e deve ser sempre lembrada e cultivada para que as próximas gerações se engajem no contínuo fortalecimento dessa especialidade.  Com isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) fundou a Academia Brasileira de…