Garganta | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Garganta

O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte que fica logo atrás da boca. Mais de 90% dos cânceres de boca e garganta são carcinomas de células escamosas, também chamados de carcinomas espinocelulares ou carcinomas epidermoides. Mudanças na voz e dificuldade para engolir são sinais que pedem investigação médica.

O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e posterior da…
  Pesquisa liderada pela equipe médica do A.C.Camargo Cancer Center mostra o impacto da demora em se buscar tratamento oncológico durante a pandemia do Sars-CoV-2  
  Covid-19 e câncer: a pandemia mudou o estilo de vida de grande parte dos brasileiros. Sair de casa somente para o essencial e fazer o uso de medidas protetivas contra o vírus da Covid-19 viraram hábitos que já completam um ano. Por isso, muitas pessoas, assustadas com o agravamento da…
Uma conversa objetiva com dicas práticas para proteger a sua saúde
O câncer de cabeça e pescoço, muitas vezes, surge a partir de hábitos e fatores comportamentais como a não vacinação contra o HPV, o tabagismo, o etilismo, a alimentação inadequada e a exposição a determinadas condições, como em algumas profissões. Para minimizar os riscos de um câncer de cabeça e…
Assista ao vídeo e saiba como prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar pessoas com esses tipos de tumor
Câncer de cabeça e pescoço: nesta conversa, discutimos da prevenção até a reabilitação desses tumores, na visão do médico, do fonoaudiológico e do paciente laringectomizado. Assista:  .video-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; padding-top: 30px; height: 0;…
No Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV (4/3), saiba como a imunização contra o papilomavírus humano pode evitar o desenvolvimento de tumores de colo do útero, vagina e pênis, entre outros – e como o desconhecimento e as fake news impedem que vidas sejam salvas
O HPV, também conhecido como papilomavírus humano, é uma doença sexualmente transmissível (DST). Esse vírus pode ser transmitido por relações sem proteção e infectar pele ou mucosas. A boa notícia é que há uma vacina para inibir o HPV, mas o problema é que existe muito desconhecimento e…
Assista ao vídeo e saiba como se proteger neste Julho Verde, mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço
O câncer de garganta desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, conhecida como orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares e as paredes laterais e posterior da garganta. A boa notícia é que, ao evitar alguns…
No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, aprenda a se proteger e a identificar um problema cedo, algo que aumenta muito a chance de cura
Julho Verde, uma campanha de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, vai chegando ao fim. O A.C.Camargo, que ano a ano dissemina informações de qualidade para a comunidade e é altamente especializado em prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação para esses tipos de…
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2001, na Universidade Federal da Bahia Fellow do Departamento de Chirurgia Cervicofacciale dell'Istituto Europeo di Oncologia - Fondazione Umberto Veronesi, Milão - Itália, concluído em 2007. Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço…
Head de Cabeça e Pescoço Ensino Superior em Medicina, concluído em 1997, na Universidade Estadual de Londrina Doutorado em Oncologia, concluído em 2006, no A.C.Camargo Cancer Center Professor Titular em Curso de Medicina – Cirurgia Cabeça e Pescoço, concluído em 2012, na Universidade Nove de…
Graduação em Medicina concluída em 1994 na Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Alagoas.  Residência em Cirurgia Geral, concluída no Hospital do Servidor Público em 1995 e residência em Oncologia Cirúrgica cursada no A.C.Camargo Câncer Center entre 1996 e 1999.  Doutorado…