Mulher branca deitada, ela sorri e está doando sangue. Acima dela, uma caixa de texto escrito: ajude a salvar vidas.

Vacina contra covid-19: posso doar sangue após me vacinar?

 
Publicado em: 16/07/2021 - 15:07:44
Linha Fina

Orientação varia em relação ao fabricante da vacina aplicada; confira o tempo de espera de cada uma antes de doar sangue e salvar vidas

Vacina covid-19: a doação de sangue não pode parar e, mesmo em pandemia, os estoques de banco de sangue estão muito baixos pelo Brasil.

Com a vacinação contra a covid-19 no Brasil em crescimento, muitas pessoas se sentem mais seguras em doar sangue. Mas existe um prazo seguro para que a pessoa vacinada possa contribuir com a doação?

Vacina covid-19 x doação de sangue

"Quem tomou a vacina deve aguardar um tempo seguro antes de doar sangue. Para cada fabricante, há um tempo específico (veja na lista abaixo)", diz Paula Matos, enfermeira supervisora da Hemoterapia e Terapia Celular do A.C.Camargo Cancer Center.

Mas e aquelas pessoas que tomaram somente a primeira dose, qual a recomendação? "No caso de vacinas cujo protocolo prevê a utilização de mais de uma dose, os intervalos de inaptidão previstos estão relacionados com cada aplicação. Recomenda-se, ainda, uma abordagem de precaução e adiamento da doação de sangue de pessoas que desenvolveram sintomas ao receber uma vacina contra a covid-19 por até sete dias após a melhora", explica.

Durante a triagem, o doador passa por uma avaliação clínica, e devem ser observados sintomas e bom estado de saúde no momento da doação.

Essas precauções são importantes para diminuir o contágio e garantir mais segurança ao paciente que recebe o sangue e a quem doa.

Confira abaixo a lista de fabricantes das vacinas aprovadas pela Anvisa no Brasil atualmente e o tempo de espera antes de doar sangue:

Coronavac/Sinovac/Butantan: 48 horas antes de doar sangue
AstraZeneca/Oxford/Fiocruz: 7 dias antes de doar sangue
Pfizer: 7 dias antes de doar sangue
Janssen: 7 dias antes de doar sangue
Vacina contra a Gripe: 48 horas antes de doar sangue


Pessoas que tiveram covid-19 podem doar sangue após 30 dias do término dos sintomas e pessoas que tiveram contato com alguém diagnosticado com o novo coronavírus podem doar após 15 dias sem sintomas.

Os bancos de sangue precisam de sua ajuda! Se você já está completamente imunizado contra a covid-19 e deseja ajudar, conheça as orientações na hora de doar sangue e salve vidas!

O banco de sangue do A.C.Camargo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 15h. Nosso endereço é na rua Castro Alves, 131, no bairro da Aclimação, em São Paulo

Para agendar, clique aqui ou ligue para (11) 2189-5000 (selecione a opção 5 do menu telefônico).

Linha Aspas Simples
"

Pacientes oncológicos precisam de sangue em diversas fases do tratamento e quando o estoque fica baixo, tratamentos são interrompidos! O período de crise sanitária que vivemos demonstrou que a sociedade precisa pensar coletivamente para superar épocas difíceis em prol da vida. Doe sangue!

Paula Matos, enfermeira supervisora da Hemoterapia e Terapia Celular do A.C.Camargo Cancer Center

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A.C.Camargo recebe o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial
Silvia Voullieme, gerente de experiência do paciente, também foi premiada na categoria Profissionais Mais Hospitaleiros de 2019 O A.C.Camargo Cancer Center recebeu o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial, concedido pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE). Junto com a Instituição, outras quatro empresas que também receberam...
Síndrome de Li-Fraumeni: estudo que envolveu o A.C.Camargo pode mudar o aconselhamento genético da doença de forma marcante
Pesquisa internacional analisou dois tipos de mutações que estão ligadas à predisposição ao câncer A Síndrome de Li-Fraumeni (SLF) é uma doença hereditária de predisposição ao câncer, relacionada a mutações no gene TP53. Uma das mutações neste gene, denominada R337H, é encontrada apenas no Brasil...
Sinais e sintomas de câncer que merecem cuidado e investigação
Fique atento(a), pois o diagnóstico precoce de um tumor pode fazer dobrar a chance de sobrevida – conte com o Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo Cancer Center A Covid-19 nos obrigou a permanecer em casa. Quando uma vida está em jogo, porém, é preciso prestar...
Dia Mundial do Doador de Sangue: faça sua parte e salve vidas!
Doação de sangue, uma atitude mais que essencial, que ajuda a salvar vidas. Saiba mais neste vídeo: Doação de sangue: agendamento online Com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade em nosso Banco de Sangue, é possível fazer o agendamento para a doação por...