Uma história de dedicação à população

Publicado em: 24/01/2013 - 22:01:00
Institucional
Foco do paciente
Campanhas Institucionais

Que paulistano nunca ouviu falar do Hospital do Câncer de São Paulo? O antigo nome do Hospital A.C.Camargo ainda é conhecido por muitos e, prestes a completar 60 anos, tem sua história intimamente ligada à cidade de São Paulo, que hoje, 25 de janeiro de 2013, comemora 459 anos.

Por aqui passaram grandes nomes da medicina, responsáveis não só pela idealização e fundação da Instituição, como também pelo seu desenvolvimento ao longo de décadas, sempre com a mesma missão: combater o câncer paciente a paciente.

Missão esta iniciada em 1934, quando Antônio Prudente e Prof. Dr. Antônio Cândido de Camargo, então ocupante da cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fundaram a Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC), que passou a se chamar Fundação Antônio Prudente em 1973, embrião do Hospital A.C.Camargo. A proposta era arrecadar recursos para oferecer assistência médica hospitalar contra tumores malignos, disseminar informação para a sociedade e aperfeiçoar o conhecimento dos médicos na área de Oncologia.

Anos depois, Antônio Prudente conheceu a jornalista Carmen Annes Dias e se apaixonou. Dois meses depois, eles se casaram e Dona Carmen Prudente passou a ser mais uma personagem fundamental na luta contra o câncer na cidade de São Paulo. Juntos sonhavam construir um hospital destinado à população, pois, já nessa época, o câncer era uma das principais causas de morte no Estado, ficando atrás apenas das mortes por doenças do aparelho circulatório e tuberculose, segundo o Anuário Estatístico do Brasil (IBGE).

O sonho, porém, só começou a ser realizado em 1946, quando Dona Carmen fundou a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Exposições, chás beneficentes, desfiles, gincanas e mutirões foram as formas encontradas por Carmen e suas companheiras para mobilizar a população de São Paulo e arrecadar dinheiro pela cidade para ajudar na fundação de um centro de tratamento do câncer.

Paralelamente, São Paulo dava indícios de que um grande desenvolvimento estava começando. No ano seguinte, ganhou sua primeira rodovia asfaltada: a Via Anchieta, que liga a capital ao litoral paulista. E, já no início da década de 1950, a cidade ficou conhecida como "A cidade que não pode parar" e "A cidade que mais cresce no mundo". Foi nesse período, mais precisamente em 23 de abril de 1953, que o Hospital do Câncer, hoje Hospital A.C.Camargo, em homenagem ao mentor de Antônio Prudente, foi fundado.

O primeiro Hospital de São Paulo construído com o dinheiro da população e a ela destinado trazia à cidade o mais avançado conjunto de equipamentos para diagnóstico do câncer. Em 1954, o Hospital registrou um aumento de quatro vezes no número de cirurgias. A quantidade de pessoas que buscavam atendimento havia triplicado e o índice de portadores da doença que procuravam assistência em situação crítica havia caído de 53% para 17%. O atendimento e as campanhas de conscientização cumpriam o seu papel.

A cidade continuou crescendo. É hoje o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul, a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul e é um dos principais polos de saúde na América Latina. 

O Hospital A.C.Camargo também segue crescendo e se tornou um dos três principais centros integrados para prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer no mundo. 

O A.C.Camargo parabeniza São Paulo pelos seus 459 anos e orgulha-se por fazer parte dessa história!

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Dicas das nossas nutricionistas: salada grega
Receitas desenvolvidas pela equipe de Nutrição do A.C.Camargo Cancer Center Um importante caminho para a prevenção do câncer e outras doenças é ter hábitos de vida saudáveis. Por meio da união dos conceitos nutricionais e das técnicas gastronômicas, a equipe de Nutrição e Dietética do...
Reduza o desconforto da mamografia
A mamografia é uma das principais formas de detecção precoce do câncer de mama. O exame pode ser incômodo para algumas pacientes, pois é necessário comprimir a mama para conseguir uma boa imagem. Mas, a questão da dor é relativa: enquanto algumas mulheres têm a...
Discussão dos benefícios da cirurgia para pacientes com câncer de mama metastático ao diagnóstico
Por Solange Sanches, oncologista clínica e vice-coordenadora do Centro de Referência em Tumores da Mama Na literatura, não existe consenso se mulheres que fazem o diagnóstico com o câncer de mama já com metástase teria benefício ou não de operar a mama. Existem alguns estudos...
Dr. Thiago Bueno conquista prêmio de melhor trabalho cientifico apresentado na ASCO
O estudo avaliou células tumorais circulantes em pacientes com câncer de cabeça e pescoço O oncologista clínico especialista em tumores de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center, Thiago Bueno, foi o vencedor da primeira edição do prêmio Renata Thormann, realizado pelo Projeto CURA, uma...
Mitos & verdades sobre Quimioterapia
A quimioterapia, uma das principais condutas terapêuticas para o tratamento do câncer, utiliza medicamentos potentes que tem como objetivo destruir as células doentes. Dr. José Augusto Rinck Jr, titular do Departamento de Oncologia Clínica do A.C.Camargo, responde algumas das dúvidas mais comuns sobre esse tratamento...