Uma história de dedicação à população

Publicado em: 24/01/2013 - 22:01:00

Que paulistano nunca ouviu falar do Hospital do Câncer de São Paulo? O antigo nome do Hospital A.C.Camargo ainda é conhecido por muitos e, prestes a completar 60 anos, tem sua história intimamente ligada à cidade de São Paulo, que hoje, 25 de janeiro de 2013, comemora 459 anos.

Por aqui passaram grandes nomes da medicina, responsáveis não só pela idealização e fundação da Instituição, como também pelo seu desenvolvimento ao longo de décadas, sempre com a mesma missão: combater o câncer paciente a paciente.

Missão esta iniciada em 1934, quando Antônio Prudente e Prof. Dr. Antônio Cândido de Camargo, então ocupante da cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fundaram a Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC), que passou a se chamar Fundação Antônio Prudente em 1973, embrião do Hospital A.C.Camargo. A proposta era arrecadar recursos para oferecer assistência médica hospitalar contra tumores malignos, disseminar informação para a sociedade e aperfeiçoar o conhecimento dos médicos na área de Oncologia.

Anos depois, Antônio Prudente conheceu a jornalista Carmen Annes Dias e se apaixonou. Dois meses depois, eles se casaram e Dona Carmen Prudente passou a ser mais uma personagem fundamental na luta contra o câncer na cidade de São Paulo. Juntos sonhavam construir um hospital destinado à população, pois, já nessa época, o câncer era uma das principais causas de morte no Estado, ficando atrás apenas das mortes por doenças do aparelho circulatório e tuberculose, segundo o Anuário Estatístico do Brasil (IBGE).

O sonho, porém, só começou a ser realizado em 1946, quando Dona Carmen fundou a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Exposições, chás beneficentes, desfiles, gincanas e mutirões foram as formas encontradas por Carmen e suas companheiras para mobilizar a população de São Paulo e arrecadar dinheiro pela cidade para ajudar na fundação de um centro de tratamento do câncer.

Paralelamente, São Paulo dava indícios de que um grande desenvolvimento estava começando. No ano seguinte, ganhou sua primeira rodovia asfaltada: a Via Anchieta, que liga a capital ao litoral paulista. E, já no início da década de 1950, a cidade ficou conhecida como "A cidade que não pode parar" e "A cidade que mais cresce no mundo". Foi nesse período, mais precisamente em 23 de abril de 1953, que o Hospital do Câncer, hoje Hospital A.C.Camargo, em homenagem ao mentor de Antônio Prudente, foi fundado.

O primeiro Hospital de São Paulo construído com o dinheiro da população e a ela destinado trazia à cidade o mais avançado conjunto de equipamentos para diagnóstico do câncer. Em 1954, o Hospital registrou um aumento de quatro vezes no número de cirurgias. A quantidade de pessoas que buscavam atendimento havia triplicado e o índice de portadores da doença que procuravam assistência em situação crítica havia caído de 53% para 17%. O atendimento e as campanhas de conscientização cumpriam o seu papel.

A cidade continuou crescendo. É hoje o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul, a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul e é um dos principais polos de saúde na América Latina. 

O Hospital A.C.Camargo também segue crescendo e se tornou um dos três principais centros integrados para prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer no mundo. 

O A.C.Camargo parabeniza São Paulo pelos seus 459 anos e orgulha-se por fazer parte dessa história!

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }