Um olhar para enfrentar os desafios da vida
Um olhar para enfrentar os desafios da vida
Receber o diagnóstico de câncer e iniciar o tratamento são etapas que geralmente trazem dúvidas, ansiedades, medos e outros sentimentos que nem sempre se está preparado para enfrentar. A coragem pode ser, nesses casos, uma das atitudes mais importantes para transpor esse momento.
De acordo com a diretora do Núcleo de Psico-Oncologia, Dra. Maria Teresa Cruz Lourenço, a coragem é importante desde o início. "Quando chega o diagnóstico, é preciso reconhecer essa nova etapa na vida. Esse é um passo importante para encarar a situação".
Em centros de referência, como o A.C.Camargo, há diversos recursos que contribuem para isso. "Apesar da aparente complexidade da doença, o tratamento multidisciplinar e especializado, aliado ao diagnóstico precoce, aumenta não só os índices de sucesso no tratamento, mas também a qualidade de vida dos pacientes", afirma a médica.
"O nosso grande objetivo é tratar o paciente", complementa. E a força psicológica, importante fator para o indivíduo e sua família, tende a aumentar conforme o tratamento oncológico avança, segundo a especialista. "No início, a maioria dos pacientes fica em estado de choque, mas depois passa a compreender melhor a situação e consegue se recuperar emocionalmente".
Buscar ser incisivo diante de possíveis e futuros dilemas é fundamental na hora de tomar importantes decisões. "Coragem é um olhar que você tem para saber solucionar os desafios que surgem em sua vida. É não deixar que o problema ou a doença seja o centro das atenções", destaca Maria Teresa. "Doenças fazem parte da vida e o câncer é uma delas. É preciso ter coragem para passar por essa fase, e buscar ajuda especializada contribui para o desenvolvimento dessa atitude".
Dra. Maria Teresa Duarte Pereira da Cruz Lourenço - CRM 48076
Diretora do Núcleo de Psico-Oncologia
Especialista em Psiquiatria - RQE nº 23554
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.