Osteorradionecrose: entenda esse efeito colateral

Publicado em: 17/07/2019 - 08:07:21

Conduzido no A.C.Camargo, estudo inédito faz alerta aos profissionais que tratam pacientes com tumores de cabeça e pescoço 

 

A osteorradionecrose é um efeito colateral grave causado pela radioterapia em quem trata tumores na região da cabeça e do pescoço. É uma doença na qual o osso irradiado se desgasta e fica exposto, já que há perda da integridade da pele e da mucosa. 

Concomitantemente à radioterapia, muitos pacientes ingerem bisfosfonatos, que combatem a diminuição da densidade mineral óssea. Assim, comparar as características da osteorradionecrose em quem usa ou não bisfosfonatos durante a radioterapia foi o objeto deste estudo inédito na literatura inglesa. 

Publicada no periódico Oral Diseases, a análise foi batizada como Influence of Bisphosphonates on Clinical Features of Osteoradionecrosis of the Maxilla and Mandible (Influência dos Bisfosfonatos nas Características Clínicas da Osteorradionecrose de Maxilar e Mandíbula). 

“Bisfosfonatos são drogas indicadas para controle da osteoporose e do envolvimento ósseo de tumores. Contudo, como efeito colateral, também podem causar necrose óssea”, afirma um dos autores do estudo, Fábio de Abreu Alves, head do Departamento de Estomatologia do A.C.Camargo Cancer Center.

 

Conclusões 

As constatações mais relevantes colocam holofotes nos pacientes que usaram bisfosfonatos durante a radioterapia. “Eles desenvolveram a necrose óssea em um tempo muito curto pós-radioterapia; e também houve mais casos nos quais a maxila foi afetada em relação aos pacientes que fizeram somente a radioterapia”, explica o doutor Fábio. 

Ademais, ele salienta que pessoas que irão irradiar na região de cabeça e pescoço e estão usando drogas anti-reabsortivas (bisfosfonatos) devem ter um cuidado minucioso em relação à saúde bucal antes, durante e após a radioterapia. É muito importante para a prevenção. 

“Pode existir um efeito sinérgico entre a radioterapia e essas drogas; então devem estar cientes disso todos os profissionais que tratam pacientes que tomam drogas anti-reabsortivas e irradiam na região de cabeça e pescoço”, decreta Fábio. 

O especialista conta que seu grupo já iniciou um novo estudo para compreender melhor a osteorradionecrose. “Provavelmente, nos próximos três anos teremos mais dados e vamos poder caracterizar melhor os mecanismos envolvidos nesta necrose”.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo: como parar de fumar?
Apoio psicológico, medicamentos e algumas atitudes simples podem ajudar quem deseja largar o vício O tabagismo é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. Os malefícios incluem um aumento significativo nas chances de adquirir ou morrer por doenças cardíacas, pulmonares...
6 informações sobre câncer de pênis que você precisa saber
E uma delas é que água e sabonete são muito importantes para combater a doença Grande parte dos pacientes atendidos com câncer de pênis no A.C.Camargo Cancer Center chega com o tumor em estágio avançado, quando a amputação do órgão é quase inevitável. Porém, como...