Obesidade: os riscos para o câncer de endométrio

Publicado em: 21/09/2015 - 21:09:00
Notícias

A obesidade está entre os fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como intestino, próstata, entre outros. No caso das mulheres, o sobrepeso está estritamente ligado à incidência do câncer de endométrio, tecido que reveste a camada interna do corpo do útero.



De acordo com Dr. Glauco Baiocchi Neto, diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center, o câncer de endométrio pode surgir a partir de uma alteração hormonal no organismo. "O estrogênio, hormônio relacionado ao desenvolvimento das características femininas, estimula o crescimento do endométrio, enquanto outro hormônio, a progesterona, atua como contraponto a esse estímulo. Quando somente o estrogênio está muito elevado, maior o risco de crescimento anormal do endométrio e, consequentemente, de desenvolvimento do câncer", explica o médico.

sobrepeso pode ser um dos responsáveis pela alteração dos hormônios. "No organismo da mulher obesa há maior produção de estrogênio e menor ação da progesterona, mesmo na menopausa. Essa reação torna, portanto, a obesidade o principal fator de risco da incidência de tumores no endométrio", afirma Baiocchi. Por isso, a doença costuma ser mais frequente em países com grandes taxas de sobrepeso, como os Estados Unidos, com 54 mil novos casos estimados em 2015. No Brasil, segundo dados do Inca, estimam-se 7 mil novos casos em 2016.

Sintomas e diagnóstico

O câncer de endométrio é, em praticamente 95% dos casos, sintomático. Um sangramento na menopausa ou grandes alterações no ciclo menstrual, geralmente a partir dos 50 anos, são os principais alertas. "Nessas situações, deve-se procurar a avaliação de um especialista, que solicitará exames para descobrir qual a verdadeira causa desse sangramento", informa Dr. Glauco Baiocchi. "O ultrassom transvaginal, por exemplo, pode verificar a espessura do endométrio. Se estiver muito grosso, pode aumentar as suspeitas de uma lesão pré-maligna ou até mesmo de câncer".

Porém, se diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento é alta: em torno de 80%. "O sangramento começa a surgir em estágio inicial do tumor, facilitando o diagnóstico precoce e melhor prognóstico para a paciente", avalia o oncologista.

Dr. Glauco Baiocchi Neto - CRM 97501
Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica
Especialista em Cancerologia Cirúrgica - RQE nº 42471

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Condutas terapêuticas em mulheres com câncer de endométrio agressivo
Um estudo internacional* apresentado no ASCO 2017 analisou duas condutas terapêuticas utilizadas em mulheres com câncer de endométrio agressivo, com o objetivo de avaliar sobrevida e sobrevida livre de progressão da doença. As pacientes também foram avaliadas quanto à qualidade de vida, por meio de...
O exame de sangue oculto nas fezes é o método ideal para rastreamento do câncer colorretal em grandes populações
Pouca gente se lembra de fazer – e às vezes até mesmo os médicos se esquecem de pedir – o exame de sangue oculto nas fezes. Entretanto, ele é muito eficiente para ajudar no diagnóstico do câncer de intestino e tem a vantagem de ser...
Alimentos que ajudam na prevenção do câncer: próstata, mama e intestino
Boa alimentação pode ajudar na prevenção do câncer. Confira dicas de alimentos que podem ser aliados na prevenção de tumores na próstata, mama e intestino.
Núcleo de Desospitalização: um repertório de boas práticas com foco na eficiência da alta hospitalar
Ser eficaz no processo de alta hospitalar é um procedimento beneficente a todos os envolvidos – pacientes, instituição de saúde, operadoras e prestadores de serviço. Entenda-se como eficiência a capacidade de liberar o paciente internado no momento certo e da maneira correta, tendo como premissa...
Existe câncer no coração?
Órgão essencial para o corpo humano, o coração tem como função bombear o sangue, que carrega oxigênio e nutrientes por todo o organismo. Localizado no interior da cavidade torácica, é o centro do sistema circulatório e sempre requer atenção quanto à sua saúde: de acordo...