O uso de aspirina pode prevenir o Câncer no Intestino?
O uso de aspirina pode prevenir o Câncer no Intestino?
Verdade. Diversos estudos demonstram a correlação da aspirina (ácido acetilsalicílico) com a prevenção do câncer colorretal. A Universidade Queen Mary, de Londres, revelou que o uso diário do medicamento, em baixa dosagem (75mg, menor que uma dose infantil) por mais de cinco anos pode prevenir tumores no intestino.
No entanto, o consumo recorrente do analgésico não é isento de complicações. Entre os efeitos colaterais estão: sangramento no estômago ou até mesmo uma perfuração no órgão, além de desconfortos e dor. Por isso, o medicamento deve ser utilizado sob prescrição médica.
Apesar dos efeitos protetores, não se recomenda o consumo diário de aspirina como estratégia de prevenção ao câncer colorretal. Essa medida é sugerida somente nos casos de famílias com mutações identificadas para câncer colorretal hereditário.
No caso de um diagnóstico molecular de predisposição para o câncer, os benefícios podem contrabalançar os efeitos colaterais do medicamento. Mas sob nenhuma hipótese se deve utilizar a aspirina de forma indiscriminada. É necessário sempre consultar um especialista!
Dr. Samuel Aguiar Jr. - CRM 84495
Chefe do Núcleo de Tumores Colorretais
Especialista em Cancerologia Cirúrgica - RQE nº 43422
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.