O que são linfonodos?
O que são linfonodos?
Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são pequenas estruturas em forma de feijão que fazem parte do sistema linfático e ajudam a defender o organismo contra infecções, inflamações e tumores. Os linfonodos possuem células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções, atacando e destruindo germes transportados pelo líquido linfático. Eles também são responsáveis pela limpeza de células desestruturadas, células tumorais e agentes agressores ao organismo humano.
Os linfonodos estão localizados por todo o corpo, mas estão concentrados principalmente logo abaixo da pele do pescoço, nas regiões das axilas e na virilha.
Eles podem aumentar devido a causas benignas, como viroses ou infecções bacterianas, como amigdalites, sinusites, tuberculose, HIV entre outras causas. No entanto, é importante consultar um médico e realizar exames para verificar a ocorrência e afastar o diagnóstico de doenças malignas, como o Linfoma não Hodgkin e o Linfoma de Hodgkin.
Os sintomas de linfonodos aumentados que devem ser avaliados pelo médico incluem:
- Inchaço, caroço ou edema por dias
- Linfonodo com secreção purulenta
- Vermelhidão
- Aumento de temperatura local
- Dor local
- Febre
- Perda de peso inexplicável
- Sensação de cansaço
- Sudorese
- Calafrios
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.