Novembro Azul e a radioterapia no tratamento de tumores urológicos
Novembro Azul e a radioterapia no tratamento de tumores urológicos
Assista ao vídeo e compreenda como essa terapia age durante o tratamento
Novembro Azul está aí e nunca é demais falar sobre radioterapia.
Ela desempenha um papel importante no tratamento dos tumores urológicos. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, é cada vez mais possível diminuir os efeitos colaterais do tratamento e até mesmo reduzir o número total de frações.
Para saber mais, confira este vídeo com a Dra. Maria Letícia Gobo, radioterapeuta do A.C.Camargo Cancer Center.
Novembro Azul como hábito
O que você pode (e deve) fazer para prevenir o câncer: adotar a alimentação saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, ir devagar com o álcool e com as calorias para não engordar demais.
Sim, são as clássicas recomendações. Além de evitar o câncer, elas deixam você cheio de disposição, bom humor e ótima aparência.
Jogar aquele futebol no fim de semana é ótimo, desde que você mantenha uma rotina de exercícios durante a semana. Se não der para ir à academia, caminhe, ande de bicicleta, suba escadas, corra no parque. Não deixe seu corpo parado no dia a dia para suar a camisa somente no domingo.
Prato colorido é prato equilibrado: legumes, verduras, proteínas, grãos, carboidratos, tudo o que você precisa. Uma dica saborosa é abusar do vermelho na mesa, comendo muita melancia, goiaba, tomate. Eles contêm licopeno, substância antioxidante que ajuda a inibir alterações no DNA das células que provocam o surgimento do câncer. O tomate, então, é campeão: cozido, melhor ainda.
Higiene é saúde: fique atento à limpeza correta do pênis. E use camisinha para prevenir doenças, como a infecção pelo HPV (papiloma vírus humano), um grande fator de risco do câncer.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.