Novas lideranças de equipes médicas do A.C.Camargo

Publicado em: 29/07/2022 - 16:07:14
Linha Fina

Conheça os profissionais que vão liderar as equipes de anatomia patológica, neurocirurgia, pediatria e psiquiatria

Em continuidade às necessidades de nosso cancer center, comunicamos alterações nas lideranças de equipes médicas. Conheça quais são os novos profissionais e seus principais desafios.

Anatomia Patológica

É com muita satisfação que convidamos a Dra. Louise De Brot Andrade, médica titular há 12 anos do A.C.Camargo, para assumir a posição de head do departamento de Anatomia Patológica.

Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, com residência e doutorado pelo A.C.Camargo, possui subespecialização em patologia endócrina e citopatologia em Brigham Women's Hospital/ Harvard Cancer Center (EUA) e em patologia ginecológica pelo Hospital de la Santa Creu i Sant Pau (Espanha) e no Memorial Sloan Kettering Cancer Center (EUA).

Dr. Louise terá como principais desafios: manter e aprimorar a excelência técnica e científica da equipe de Anatomia Patológica, alinhada às práticas do modelo cancer center, além de promover a integração com as demais especialidades médicas.

Agradecemos ao Dr. Antonio Geraldo Nascimento pelos 10 anos de dedicação ao hospital, quatro deles conduzindo a equipe e garantindo a excelência na assistência ao paciente, além de influenciar e contribuir no desenvolvimento de projetos institucionais. Foram mais de 200 artigos publicados, 60 residentes e 16.000 exames só em 2022. Dr. Nascimento permanecerá na Instituição como médico titular da equipe de Anatomia Patológica.

Neurocirurgia

Passa a integrar o nosso time o Dr. José Erasmo Dal’Col Lucio, na posição de head da Neurocirurgia. É graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo, com residência em neurocirurgia no Hospital das Clínicas da FMUSP, especialização em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e doutorado pela FMUSP. É membro da equipe DFVNEURO e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

O principal desafio do Dr. José Erasmo será acelerar o desenvolvimento da equipe de neurocirurgia para alcançar o protagonismo nacional e internacional por meio da atuação equilibrada na assistência, no ensino e nas pesquisas clínicas e translacionais.

Agradecemos ao Dr. Jean Gonçalves de Oliveira pelos quatro anos de dedicação, conduzindo a equipe com equilíbrio e proatividade e garantindo a excelência na assistência ao paciente.

Pediatria

Dra. Viviane Sonaglio, médica titular do A.C.Camargo desde 2007, volta para casa depois de um período de quatro anos atuando na pediatria na Rede D’or, para assumir a posição de head e líder do Centro de Referência de Tumores Pediátricos.
É graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e com residência pela Universidade Estadual de Campinas. No A.C.Camargo, foi residente entre 2003 e 2005 e no ano seguinte realizou mestrado em oncologia. Atualmente, faz seu doutorado em nossa Instituição.

Os principais desafios da Dra. Viviane serão implantar o CR da pediatria e aperfeiçoar a jornada do paciente, integrar o atendimento entre as especialidades e fortalecer o programa de navegação na pediatria.

A Dra. Cecília Maria da Costa continuará seu trabalho na Instituição como médica titular da equipe de Pediatria, apoiando a Dra. Viviane nos vários desafios do CR.

Agradecemos imensamente à Dra. Cecília pelo trabalho que vem dedicando ao longo desses 24 anos no A.C.Camargo e suas importantes contribuições para nossa Instituição. Entre elas, destacamos a construção das jornadas operacionais para tumores pediátricos, a parceria com o Sabará Hospital Infantil e a nova instalação da Pediatria, dedicada a gerar melhor experiência ao paciente e seus familiares.

Psiquiatria

Para o Departamento de Psiquiatria, convidamos o Dr. Alexandre Shoji, médico titular do A.C.Camargo há cinco anos, para a posição de head do departamento.

É graduado em medicina pela FMUSP com residência em psiquiatria pela Irmandade de Misericórdia de São Paulo. Também é professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa e sócio-diretor do Laboratório Spina França.

Os principais desafios do Dr. Alexandre serão integrar a psiquiatria e psicologia com todos os centros de referência, em função da grande inter-relação do câncer com a saúde mental; liderar, planejar e organizar o departamento, visando o equilíbrio com as demandas assistenciais, de ensino e de pesquisa.

Fica o nosso agradecimento à Dra. Maria Teresa da Cruz pela sua dedicação ao nosso hospital. Foram 18 anos de grandes contribuições, entre elas, a criação do Departamento de Psiquiatria e Psicologia, o Grupo de Apoio ao Tabagista, ambos serviços pioneiros no país. A contribuição para o curso de pós-graduação lato sensu em psico-oncologia e sua participação como docente, além do desenvolvimento de cursos de especialização e extensão em psicologia hospitalar.

Desejamos muito sucesso a Dra. Louise, ao Dr. José Erasmo, a Dra. Viviane, ao Dr. Alexandre e equipes em seus novos desafios profissionais.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...