Exercícios durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer

Publicado em: 01/06/2020 - 15:06:29

Por Solange Sanches, oncologista clínica e vice-coordenadora do Centro de Referência em Tumores da Mama

Houve um estudo holandês, que foi apresentado como pôster, que falava sobre o exercício físico durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer.

A gente sabe que os exercícios têm efeitos positivos em pacientes oncológicos, mas não havia nenhum estudo que mostrasse qual seria o timing perfeito para que essas pessoas executassem a atividade física.

O que esse trabalho faz é comparar pacientes que começaram a se exercitar durante a quimioterapia com aqueles adotaram a prática depois do tratamento. Havia pacientes com câncer de mama, testículos, cólon e com linfoma – apenas dois.   

Eles identificaram que aqueles pacientes que fizeram exercícios supervisionados e que começaram durante a quimioterapia – esta, com intenção curativa, em pacientes não metastáticas – tinham uma melhora na qualidade de vida e redução na fadiga. 

É muito interessante mostrar que quem começa a atividade depois que finaliza o ciclo de quimioterapia, depois de alguns meses, também consegue alcançar os mesmos benefícios de quem passou a se exercitar durante a quimioterapia.

Sem dúvida, o bem-estar pela redução na fadiga e a melhora na qualidade de vida, já durante a quimioterapia, advogam que a gente indique a atividade física supervisionada para esses pacientes. 

Por se tratar de um pôster, não há maiores detalhes sobre a intensidade e a periodicidade desses exercícios. O que se sabe é que houve três meses de exercícios supervisionados e, depois, essas atividades continuavam em casa por mais seis meses.  

Mas a ideia de que o exercício deve ser estimulado durante a quimioterapia é realmente muito interessante.

Solange Moraes Sanches

Saiba mais:
- Acompanhe aqui o melhor do ASCO Annual Meeting 2020

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...