Exercícios durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer
Exercícios durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer
Por Solange Sanches, oncologista clínica e vice-coordenadora do Centro de Referência em Tumores da Mama
Houve um estudo holandês, que foi apresentado como pôster, que falava sobre o exercício físico durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer.
A gente sabe que os exercícios têm efeitos positivos em pacientes oncológicos, mas não havia nenhum estudo que mostrasse qual seria o timing perfeito para que essas pessoas executassem a atividade física.
O que esse trabalho faz é comparar pacientes que começaram a se exercitar durante a quimioterapia com aqueles adotaram a prática depois do tratamento. Havia pacientes com câncer de mama, testículos, cólon e com linfoma – apenas dois.
Eles identificaram que aqueles pacientes que fizeram exercícios supervisionados e que começaram durante a quimioterapia – esta, com intenção curativa, em pacientes não metastáticas – tinham uma melhora na qualidade de vida e redução na fadiga.
É muito interessante mostrar que quem começa a atividade depois que finaliza o ciclo de quimioterapia, depois de alguns meses, também consegue alcançar os mesmos benefícios de quem passou a se exercitar durante a quimioterapia.
Sem dúvida, o bem-estar pela redução na fadiga e a melhora na qualidade de vida, já durante a quimioterapia, advogam que a gente indique a atividade física supervisionada para esses pacientes.
Por se tratar de um pôster, não há maiores detalhes sobre a intensidade e a periodicidade desses exercícios. O que se sabe é que houve três meses de exercícios supervisionados e, depois, essas atividades continuavam em casa por mais seis meses.
Mas a ideia de que o exercício deve ser estimulado durante a quimioterapia é realmente muito interessante.
Saiba mais:
- Acompanhe aqui o melhor do ASCO Annual Meeting 2020
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.