Médico atendendo uma paciente. Ao lado, uma arte gráfica retangular verde escuro.

Dia Mundial do Câncer: atenção aos sinais e sintomas durante a pandemia

Publicado em: 04/02/2021 - 08:02:26
Linha Fina

 

Especialistas reforçam a necessidade de visitar seu médico ao serem observados indícios de um eventual tumor – mesmo em tempos de Covid-19

 

 

Neste Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, alertamos, como sempre, para o tratamento da doença, sinais e sintomas e formas de prevenção.

Em 2021, em plena pandemia de Covid-19, enfrentamos mais um novo desafio: o diagnóstico tardio da doença, ou seja, pacientes chegam ao consultório médico com o câncer já bastante avançado.

O distanciamento social e as regras de prevenção em relação à Covid-19 continuam valendo para conter a pandemia, mas o câncer não pode esperar.

Covid-19 x câncer

A diferença do tratamento contra o câncer em um Cancer Center, como o A.C.Camargo Cancer Center, é também a pesquisa da doença. No Centro Internacional de Pesquisa (CIPE), médicos e cientistas pesquisadores da Instituição produzem estudos dos mais diversos no âmbito da oncologia, e a Covid-19 não ficou de fora.

As pesquisas reforçam: em qualquer sinal ou sintoma de câncer, procure um médico o quanto antes.

O estudo do médico oncologista Dr. Samuel Aguiar Junior, líder do Centro de Referências em Tumores Colorretais do A.C.Camargo Cancer Center, mostrou que casos de câncer de cólon e reto diminuíram drasticamente. A razão é o distanciamento social, que também contribuiu para uma piora no estadiamento dos casos que chegam para tratamento.

Ou seja, por causa da pandemia, muitas pessoas deixaram de realizar o rastreamento do câncer e, quando o fazem, por vezes o caso já apresenta um quadro mais avançado. 

A expectativa do especialista é de que haverá um impacto significativo na sobrevida de pacientes oncológicos, por consequência da pandemia.

Covid-19 e câncer de mama

A Dra. Fabiana Makdissi, líder do Centro de Referência em Tumores de Mama, também coordenou uma pesquisa que aborda os efeitos da Covid-19 em cirurgias de pacientes diagnosticadas com câncer de mama. O projeto teve como autora principal a Dra. Fernanda Perez Magnani Leite, cirurgiã oncológica e mastologista do A.C.Camargo.

Esse estudo abordou a necessidade da equipe médica de tomar decisões rápida, compartilhadas e eficazes nos casos cirúrgicos durante a pandemia.

Atendimento Oncológico Protegido

É muito importante estar atento(a) aos sinais e sintomas e consultar seu médico.

No A.C.Camargo, estamos preparados para receber e cuidar de nossos pacientes com total segurança, excelência e agilidade. Confira nossas ações e não deixe o câncer para depois.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo: como parar de fumar?
Apoio psicológico, medicamentos e algumas atitudes simples podem ajudar quem deseja largar o vício O tabagismo é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. Os malefícios incluem um aumento significativo nas chances de adquirir ou morrer por doenças cardíacas, pulmonares...
6 informações sobre câncer de pênis que você precisa saber
E uma delas é que água e sabonete são muito importantes para combater a doença Grande parte dos pacientes atendidos com câncer de pênis no A.C.Camargo Cancer Center chega com o tumor em estágio avançado, quando a amputação do órgão é quase inevitável. Porém, como...