Dia Mundial de Conscientização de Tumores Neuroendócrinos Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial de Conscientização de Tumores Neuroendócrinos

 
Publicado em:

Dia Mundial de Conscientização de Tumores Neuroendócrinos

Já ouviu falar desta neoplasia rara? Vem que a gente te ajuda no assunto

Publicado em:

Já ouviu falar desta neoplasia rara? Vem que a gente te ajuda no assunto

Este tipo raro de tumor, que registra uma incidência de apenas sete em cada 100 mil pessoas - mais comuns em homens e mulheres com idade entre 50 e 60 anos -, pode aparecer em diversos lugares do corpo e tem uma chegada silenciosa em relação a sintomas. Por isso, no dia 10 de novembro, foi instituído o Dia Mundial de Conscientização de Tumores Neuroendócrinos para compartilharmos cada vez mais informações sobre o tema, realizarmos campanhas e acendermos o alerta para saber quando se preocupar com o possível surgimento desta neoplasia. 

Os tumores neuroendócrinos (TNE) são, na verdade, um grupo de tumores que podem evoluir lentamente (indolentes) ou rapidamente (agressivos). Eles podem surgir em praticamente qualquer parte do corpo e se originam de uma célula chamada neuroendócrina, a qual tem a capacidade de produzir hormônios, o que torna as características desse tumor muito únicas. Alguns deles são detectados e tratados com agilidade e outros não. 

A maioria dos casos acaba surgindo no trato gastrointestinal (pâncreas e intestino) ou no pulmão e estes são alguns dos possíveis sintomas.  

  • Diarreia 

  • Rubor facial 

  • Desconforto abdominal 

  • Perda de peso 

IMPORTANTE: mesmo apontando estes sintomas, vale lembrar que na maioria dos casos não existe indício algum, o diagnóstico acaba sendo um "achado" a partir de um exame comum, como uma endoscopia ou ultrassom de abdômen, por exemplo. 

"Por poderem produzir hormônios, estes tumores levam a sintomas muito diferentes. Por exemplo, é possível um tumor neuroendócrino produzir insulina, daí então o paciente terá sintomas de baixa de açúcar no sangue ou o contrário, o paciente ser diabético por causa de uma produção excessiva de um hormônio que aumenta a glicemia", explica a head de oncologia clínica do A.C.Camargo Cancer Center, Dra. Rachel Richelmann

Os fatores de risco associados a tumores neuroendócrinos são pouco conhecidos, por isso falar sobre prevenção acaba sendo restrito nestes casos. Mas, pode-se dizer que uma boa parte deles carrega alguma característica hereditária, fazendo com que o paciente possa ter vários tipos de tumores neuroendócrinos diferentes. 

O tratamento destes tumores requer a presença de equipes multidisciplinares, com vários especialistas juntos para definir qual será a melhor estratégia para cada paciente. Envolve cirurgiões, médicos nucleares, endócrinos, oncologistas, entre outros. 

Entre os tratamentos mais utilizados, temos os chamamos de alvo molecular, terapias moleculares, hormonioterapia e terapia de medicina nuclear, que é o lutécio-177. São tratamentos específicos para tumores neuroendócrinos que costumam oferecer um resultado muito bom em termos de sobrevida e de controle de doença. 

"Temos inúmeras pesquisas hoje sobre tumores neuroendócrinos que focam na biologia deles para tentar entender por que as pessoas desenvolvem esse tipo de doença e estudos clínicos sobre tratamentos novos, principalmente na linha de terapias moleculares com vários remédios novos surgindo. Exemplo, a imunoterapia, em alguns casos, parece efetiva” complementa Dra. Rachel.  

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

Veja também

O paciente no centro do cuidado: dia mundial do câncer de rim
Hoje, dia 20 de junho, é o Dia Mundial do Câncer de Rim, e o A.C.Camargo Câncer Center, junto com a Coalizão Internacional Contra o Câncer no Rim (IKCC), lembram a importância de ouvir o paciente e a diferença que...
Dia Mundial da Higiene das Mãos: pequenos lembretes criam grandes hábitos
Se tem uma coisa que devemos fazer todos os dias é lavar as mãos. Mas, será que temos feito da forma certa? Ou com a frequência certa? O poder do hábito pode vir de pequenos lembretes que carregam grandes aprendizados...
Dia Mundial da Voz: apoio, reabilitação e qualidade de vida!
Aqui no A.C.Camargo, nosso apoio ao paciente ultrapassa o tratamento, ajudá-los com grupos de apoio e a criar novos hábitos, novos propósitos, hobbies e qualidade de vida também faz parte da jornada. E quando falamos em Dia Mundial da Voz...
A Páscoa do paciente oncológico pode ser doce e viemos te ajudar!
Entra ano, sai ano e o consumo de chocolate durante o tratamento oncológico é um assunto que sempre volta à tona. Pode ou não pode? É saudável? Atrapalha o tratamento? Para te ajudar a tirar essas dúvidas, nós trouxemos aqui...
Dia Mundial da Infância: mesmo durante o tratamento, nossos pacientes continuam se desenvolvendo!
Hoje, dia 21 de março, os calendários mundiais são marcados pelo Dia Mundial da Infância, data criada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para a conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente. Aqui no A.C.Camargo...