Para marcar o dia 12 de maio, saiba também como funciona o trabalho das enfermeiras navegadoras na Instituição e como essa profissão surgiu
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado em 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, uma enfermeira nascida na Itália no mesmo dia, em 1820. Criada na Inglaterra, Florence foi uma das enfermeiras pioneiras no tratamento a feridos de guerra.
No Brasil, outra profissional que se doou numa guerra foi Ana Néri, enfermeira que se voluntariou para cuidar dos soldados brasileiros na Guerra do Paraguai (1865-1870) – por causa dela, no dia 20 de maio, é comemorado o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem.
Fato é que a saúde de todos os pacientes passa pela enfermagem. Da prevenção à reabilitação, a equipe de profissionais sempre está a postos para cuidar e para acolher o paciente e seus familiares.
Dos campos de batalha ao cuidado integral ao paciente, de lá para cá, muita coisa mudou, mas a coragem das pioneiras e a dedicação à vida humana permeiam a profissão até os dias atuais.
Dia Internacional da Enfermagem: as lendárias Schwestern
A história da profissão também se funde com a própria trajetória do A.C.Camargo. Inaugurada em 23 de abril de 1953, a Instituição teve como primeira equipe de enfermagem um grupo de 35 mulheres alemãs que fizeram história: as lendárias Schwestern.
Sob o comando da enfermeira-chefe, Marga Kasig, as profissionais foram formadas pela Cruz Vermelha da Alemanha, entidade humanitária que se tornara referência desde a Segunda Guerra Mundial. Como era comum na época, as enfermeiras residiam no hospital, realidade que se manteve até meados dos anos 1970.
Escola Técnica de Enfermagem
A valorização da carreira sempre foi uma das bandeiras do A.C.Camargo. De olho nisso, foi criada, em 1987, a Escola de Enfermagem voltada ao ensino técnico, com cursos de especialização em enfermagem oncológica reconhecidos como uns dos mais importantes do país.
Referência em enfermagem oncológica
O comprometimento alinhado à competência técnica, o atendimento humanizado e apoio psicoemocional se destacam como diferenciais fundamentais da equipe de Enfermagem da Instituição.
Conhecida como referência em todo o país por ser especializada no atendimento oncológico, hoje é composta por mais de 1.500 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que se dedicam com carinho à vida humana. Destaca-se o programa de navegação.
Programa de navegação: benefícios para pacientes
O processo de tratamento do câncer consiste em várias etapas que compreende exames, consultas e procedimentos, exigindo atenção e conhecimento para que tudo seja realizado de forma coordenada e conjunta. Realizar todo o processo sozinho e o mais rápido possível pode ser um grande desafio.
Com essa perspectiva, o programa de navegação do A.C.Camargo Cancer Center foi iniciado em 2017 e é composto por um grupo de enfermeiros que conduzem o paciente ao longo da jornada de tratamento. O enfermeiro navegador surge como um elo entre as áreas – assistenciais e administrativas, a fim de coordenar as etapas de atendimento de forma sincronizada e ágil, tendo o paciente no centro do cuidado.
Após o diagnóstico de câncer, o paciente é encaminhado ao enfermeiro navegador. O contato inicial é feito pessoalmente nos ambulatórios ou por vias remotas.
São funções do enfermeiro navegador:
- Promover o bem-estar e favorecer a melhor experiência ao paciente e familiares após o diagnóstico do câncer;
- Orientar o paciente e a família sobre o diagnóstico e as etapas do tratamento;
- Conduzir o paciente durante todo o tratamento, auxiliando em todos os processos e etapas que envolvem o combate ao câncer;
- Atuar na redução dos tempos entre exames, consultas e tratamentos, favorecendo melhores desfechos e sobrevida;
- Facilitar a comunicação entre o paciente e as equipes de saúde do A.C.Camargo envolvidas no tratamento.