Logotipo Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Câncer de cabeça e pescoço: programa científico – Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Publicado em: 08/06/2021 - 08:06:21
Linha Fina

Por Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço será o foco de dois dias intensos de debates no Next Frontiers to Cure Cancer 2021. Um total de 56 especialistas renomados nessa área, incluindo 10 palestrantes internacionais, abordarão as principais novidades no tratamento desses tumores, além de aspectos relacionados à prevenção, ao diagnóstico e à ciência translacional. 

O programa está dividido em oito sessões – a maioria delas, com um formato que traz, além de palestras, discussões interativas de casos clínicos com profissionais de diversas especialidades da equipe multidisciplinar envolvida no cuidado ao paciente.

Baseado na experiência de nosso Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço, no qual diversas especialidades atuam de maneira integrada, buscamos refletir essa integração em nosso programa científico, trazendo em cada tema abordado diversos profissionais envolvidos na cadeia de cuidado, para enfatizar a importância deste modelo multidisciplinar centrado no paciente.

No primeiro dia (25/6) serão discutidos temas como o descalonamento de terapia em tumores de orofaringe relacionados ao HPV, com o intuito de maximizar as taxas de cura e minimizar efeitos colaterais e potenciais sequelas do tratamento, culminando numa melhor qualidade de vida. 

Na sequência, o tratamento atual dos tumores de cavidade oral e as estratégias de preservação de função de órgão nos tumores de laringe e hipofaringe serão debatidos, mais uma vez buscando curabilidade e proporcionando melhor reabilitação funcional e qualidade de vida. 

Por fim, os tumores sinonasais ganham os holofotes, trazendo a expertise de nossa equipe no tratamento destas neoplasias e a troca de experiência com outros centros mundialmente reconhecidos no tratamento do câncer.

No segundo dia (26/6), os temas serão o tratamento atual das recidivas do câncer de cabeça e pescoço, com foco na cirurgia de resgate, e no papel fundamental da imunoterapia, que veio revolucionar a terapêutica neste cenário da doença e já faz parte do arsenal de tratamento em nosso centro. 

Depois, abordaremos os tumores de tireoide e de glândulas salivares, mais uma vez unindo nossa expertise com a de grandes centros mundiais. 

Finalizando o nosso programa científico, teremos uma sessão de medicina translacional em câncer de cabeça e pescoço, no qual abordaremos o que acreditamos ser o futuro do cuidado aos nossos pacientes, ou seja, as novas fronteiras para a cura do câncer, fazendo jus ao nosso grande congresso anual.
 

Doutor Thiago Bueno de Oliveira, branco, traços orientais, sorri de jaleco
"
O programa está dividido em 8 sessões: a maioria delas, com um formato que traz, além de palestras, discussões interativas de casos clínicos com profissionais de diversas especialidades da equipe multidisciplinar envolvida no cuidado ao paciente.
Doutor Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do CR em Tumores de Cabeça e Pescoço

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }