Câncer de cabeça e pescoço – Next Frontiers to Cure Cancer 2021 Pular para o conteúdo principal

Câncer de cabeça e pescoço: programa científico – Next Frontiers to Cure Cancer 2021

 
Publicado em:

Câncer de cabeça e pescoço: programa científico – Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Por Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço

Publicado em:

Logotipo Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Logotipo Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Por Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço será o foco de dois dias intensos de debates no Next Frontiers to Cure Cancer 2021. Um total de 56 especialistas renomados nessa área, incluindo 10 palestrantes internacionais, abordarão as principais novidades no tratamento desses tumores, além de aspectos relacionados à prevenção, ao diagnóstico e à ciência translacional. 

O programa está dividido em oito sessões – a maioria delas, com um formato que traz, além de palestras, discussões interativas de casos clínicos com profissionais de diversas especialidades da equipe multidisciplinar envolvida no cuidado ao paciente.

Baseado na experiência de nosso Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço, no qual diversas especialidades atuam de maneira integrada, buscamos refletir essa integração em nosso programa científico, trazendo em cada tema abordado diversos profissionais envolvidos na cadeia de cuidado, para enfatizar a importância deste modelo multidisciplinar centrado no paciente.

No primeiro dia (25/6) serão discutidos temas como o descalonamento de terapia em tumores de orofaringe relacionados ao HPV, com o intuito de maximizar as taxas de cura e minimizar efeitos colaterais e potenciais sequelas do tratamento, culminando numa melhor qualidade de vida. 

Na sequência, o tratamento atual dos tumores de cavidade oral e as estratégias de preservação de função de órgão nos tumores de laringe e hipofaringe serão debatidos, mais uma vez buscando curabilidade e proporcionando melhor reabilitação funcional e qualidade de vida. 

Por fim, os tumores sinonasais ganham os holofotes, trazendo a expertise de nossa equipe no tratamento destas neoplasias e a troca de experiência com outros centros mundialmente reconhecidos no tratamento do câncer.

No segundo dia (26/6), os temas serão o tratamento atual das recidivas do câncer de cabeça e pescoço, com foco na cirurgia de resgate, e no papel fundamental da imunoterapia, que veio revolucionar a terapêutica neste cenário da doença e já faz parte do arsenal de tratamento em nosso centro. 

Depois, abordaremos os tumores de tireoide e de glândulas salivares, mais uma vez unindo nossa expertise com a de grandes centros mundiais. 

Finalizando o nosso programa científico, teremos uma sessão de medicina translacional em câncer de cabeça e pescoço, no qual abordaremos o que acreditamos ser o futuro do cuidado aos nossos pacientes, ou seja, as novas fronteiras para a cura do câncer, fazendo jus ao nosso grande congresso anual.
 

Doutor Thiago Bueno de Oliveira, branco, traços orientais, sorri de jaleco
"
O programa está dividido em 8 sessões: a maioria delas, com um formato que traz, além de palestras, discussões interativas de casos clínicos com profissionais de diversas especialidades da equipe multidisciplinar envolvida no cuidado ao paciente.
Doutor Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do CR em Tumores de Cabeça e Pescoço

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e...
Paciente durante avaliação da boca
9 fatores que podem contribuir para o câncer de boca
O câncer de boca pode se desenvolver no seu revestimento interno (mucosa bucal), nas gengivas, nos dois primeiros terços da língua, no soalho bucal (a parte que fica embaixo da língua), no céu da boca e na área atrás dos...
Arte gráfica em fundo verde água com mulheres deitadas em um sofá de ponta cabeça.
HPV: tudo o que você queria saber da doença, mas tinha vergonha de perguntar
O HPV ou papilomavírus humano é um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais sem proteção e infectar pele ou mucosas, como boca, vulva, vagina, colo do útero e pênis. É considerado uma infecção sexualmente transmissível (IST) e é...
Covid-19: pandemia pode causar até 20% a mais de mortes por câncer
Covid-19 e câncer: a pandemia mudou o estilo de vida de grande parte dos brasileiros. Sair de casa somente para o essencial e fazer o uso de medidas protetivas contra o vírus da Covid-19 viraram hábitos que já completam um...