A.C.Camargo especialista em cirurgia robótica - Mais de 2 mil procedimentos em diversos tipos de tumores | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

A.C.Camargo especialista em cirurgia robótica - Mais de 2 mil procedimentos em diversos tipos de tumores

 
Publicado em:

A.C.Camargo especialista em cirurgia robótica - Mais de 2 mil procedimentos em diversos tipos de tumores

Publicado em:

Utilizada há cinco anos na Instituição para o tratamento de diversos tipos de câncer, inclusive tumores pediátricos, a cirurgia robótica traz eficácia e conforto ao paciente e muda a face da cirurgia oncológica.

A cirurgia robótica para o tratamento do câncer reduz mutilações, traz maior conforto, cicatrizes menores, menos chance de transfusão sanguínea ou UTI e tem eficácia terapêutica equivalente à cirurgia aberta, além de permitir retorno dos pacientes às suas atividades habituais mais precocemente. Essa é uma das constatações dos especialistas do A.C.Camargo Cancer Center, que esta semana alcançou a marca de 2 mil cirurgias realizadas em cinco anos, com a diversidade de aplicação como diferencial: "Além das cirurgias já realizadas com grande frequência em todo o mundo, como as cirurgias para os cânceres de próstata ou de rim, podemos empregar a cirurgia robótica em pacientes com tumores diversos, inclusive em situações em que era mais complexo realizar a cirurgia pelas vias convencionais", diz Stenio Zequi, cirurgião oncológico e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica da Instituição. As pinças robóticas permitem acesso a regiões estreitas e proporciona angulações difíceis de obter com a mão humana.

É o caso de cirurgias de cabeça e pescoço, área em que o A.C.Camargo é pioneiro na América Latina e referência mundial. "Podemos alcançar tumores da faringe e laringe, de forma mais direta e menos invasiva, com melhores resultados oncológicos e funcionais. Além disso, podemos também realizar cirurgias de pescoço, como esvaziamentos cervicais e tireoidectomias, sem deixar as conhecidas cicatrizes visíveis nesta região", diz Renan Bezerra Lira, cirurgião oncológico do Núcleo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Instituição.

Em tumores de cólon, "é melhor alternativa para pacientes com sobrepeso, de ambos os sexos, e para os homens em geral", explica Samuel Aguiar Jr., cirurgião oncológico e Líder do Núcleo de Tumores Colorretais. Na cirurgia torácica, a robótica pode ser utilizada para ressecções pulmonares e mediastinais. "É uma técnica minimamente invasiva que proporciona recuperação pós-operatória mais rápida e com menos desconforto para os pacientes", afirma Jefferson Luiz Gross, cirurgião oncológico e Líder do Núcleo de Pulmão e Tórax. 

Na pediatria, o A.C.Camargo é também pioneiro no Brasil: "Fizemos a retirada da próstata em um menino e a extração do rim em duas crianças, todos os procedimentos realizados como parte fundamental do tratamento de crianças portadoras de câncer. Essas técnicas já são aplicadas com igual sucesso em adultos", disse Maria Lúcia de Pinho Apezzato, cirurgiã oncológica e Líder do Núcleo de Cirurgia Pediátrica. Além de menor tempo de internação, com o emprego da técnica, são esperados menos efeitos adversos tanto para crianças quanto para adultos.

Entre as 2 mil cirurgias robóticas realizadas, as mais frequentes são: próstata, coloprocto, cabeça e pescoço e ginecológicas.

Veja abaixo (dados até 25/6):

Departamento 2013 2014 2015 2016 2017 2018 Total
Ginecologia 2 12 20 33 40 18 125
Urologia 62 230 358 377 360 166 1562
Cabeça e Pescoço 0 4 36 33 35 19 128
Abdome 0 5 5 5 14 1 30
Oncologia Cutânea 0 1 1 0 0 0 2
Coloprocto 3 22 38 38 26 12 139
Tórax 0 0 3 9 2 3 17
Pediatria 0 0 0 0 2 2 4
TOTAL             2007

 

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A Instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. Possui o mais importante centro privado de pesquisa sobre o câncer do país. No ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

Informações à imprensa

.Comunique
Paulo Alves – [email protected] 
Fone: + 55 11 98122-3988  

 

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

 

Veja também

Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
O cordão do transplante infantil
O jovem casal recebe o diagnóstico que ninguém quer ouvir. "Sua criança tem câncer, uma leucemia". A reação da mãe é invariável. Com o volume abundante de conteúdo de saúde que circula hoje em todas as mídias, ela se informa...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta e redireciona para o sistema circulatório um líquido claro chamado linfa, que contém...
O câncer exemplar
Não existe câncer mais importante do que os outros. Alguns tipos são mais graves, mas qualquer um preocupa, porque pode se agravar, se alastrar, voltar a ocorrer. Qualquer câncer, mínima que seja a lesão, tensiona o paciente até que haja...
6 em cada 10 brasileiras dizem conhecer formas de prevenção do câncer de mama, revela pesquisa Nexus/A.C.Camargo
Seis em cada dez brasileiras dizem conhecer formas de prevenção contra o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais recorrente entre elas. As entrevistadas, no entanto, têm dificuldades em identificar mitos ou verdades sobre a doença. As conclusões são...