6 dicas de alimentação que ajudam na prevenção do câncer colorretal Pular para o conteúdo principal

6 dicas de alimentação que ajudam na prevenção do câncer colorretal

 
Publicado em:

6 dicas de alimentação que ajudam na prevenção do câncer colorretal

Confira estas dicas para deixar sua vida mais saudável

Publicado em:

Confira estas dicas para deixar sua vida mais saudável

Você sabia que a alimentação pode ajudar na prevenção dos tumores no cólon e no reto? Confira algumas dicas de hábitos que podem ser mudados para ter uma vida mais saudável e longe do câncer colorretal.

1. Mantenha uma dieta equilibrada

Manter hábitos alimentares ricos em frutas, verduras, legumes e cereais integrais são essenciais, principalmente porque alguns alimentos funcionam como antioxidantes, fornecendo ao organismo substâncias imprescindíveis para combater os radicais livres que atacam as células.

Os antioxidantes estão nas frutas, verduras e legumes. Entre os fundamentais para a manutenção da saúde do organismo estão:

• Vitamina A - Encontrada nos alimentos alaranjados, amarelos e vermelhos. 
• Vitamina C - Encontrada nas frutas cítricas. 
• Vitamina E - Encontrada nos óleos vegetais, grãos e nozes. 
• Zinco - Mineral encontrado nas castanhas. 
• Selênio - Mineral presente nas carnes, leite, nozes e castanhas. 

Sempre que possível, dê preferência a alimentos naturais e integrais e consuma moderadamente os óleos vegetais saudáveis, como óleo de canola e azeite de oliva extravirgem.

2. Aposte nas fibras

Na alimentação diária, as fibras garantem a manutenção do equilíbrio do organismo, o que é muito importante para a prevenção de vários tipos de câncer, especialmente o colorretal. As fibras no intestino ajudam na “limpeza” de substâncias que são consideradas agentes promotores do câncer, já que auxiliam de maneira muito eficiente na eliminação das fezes.

3.Cuidado com o excesso de carne vermelha

Carnes vermelhas como de boi, porco, cordeiro, entre outras, são boas fontes de nutrientes como proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. 

No entanto, quando consumidas em excesso, podem facilitar o desenvolvimento de câncer colorretal. O consumo de carnes vermelhas é recomendado em até 500 gramas de carne cozida por semana.

4. Evite carnes processadas e alimentos embutidos

As carnes processadas, categoria que inclui alimentos como bacon, presunto, salame e salsicha, por exemplo, também estão associadas a um risco mais elevado para o câncer colorretal.

O processamento da carne vermelha se dá pelo método de cura, que consiste no acréscimo de sal, açúcar ou nitrato/nitrito. Essas substâncias levam à produção de compostos chamados N-nitrosos (NOC), que, após serem metabolizadas no nosso organismo, geram compostos químicos mutagênicos que lesam o nosso DNA.

Por isso, a palavra-chave é moderação. 

5. Na hora do churrasco, evite a carne chamuscada

No processo de preparo da carne no churrasco, a fumaça gera dois tipos de substâncias: as aminas policíclicas aromáticas (APA) e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA). São substâncias que, após serem metabolizadas no organismo, geram compostos químicos mutagênicos e que danificam o nosso DNA.

De modo geral, na carne bem passada e chamuscada há maiores concentrações de APA e HPA, que podem elevar o risco de desenvolver câncer.

6. Atenção ao preparo das carnes

A forma como preparamos as carnes também são importantes para prevenir o câncer. As melhores formas de preparo são assadas, cozidas e ensopadas. As temperaturas muito elevadas utilizadas para preparar as carnes de forma frita ou grelhada, assim como a fumaça do churrasco, formam compostos químicos que são cancerígenos e aderem à superfície das carnes. 

Atenção para os sinais e sintomas do câncer colorretal

O câncer de cólon não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, mas, à medida que progride, pode causar sangramentos e obstruções intestinais. Os sintomas mais comuns são:

• Presença de sangue nas fezes
• Dores abdominais
• Dores ao evacuar
• Diarreia ou prisão de ventre que não passam
• Sensação de empachamento
• Mudanças no apetite
• Perda de peso inexplicável

Um guia para a prevenção do câncer

A prevenção para o câncer não apenas é possível em boa parte dos casos como é algo necessário. Hábitos como não fumar, moderação ao ingerir bebidas alcoólicas e evitar a exposição exagerada ao sol também fazem parte da receita para minimizar os riscos de um câncer.

Pensando nisso, criamos este guia com 47 perguntas e respostas que visam proteger a sua saúde. Clique aqui para acessar.

 

Fonte: Departamento de nutrição do A.C.Camargo Cancer Center
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e...
Dia Mundial do Câncer de Rim: atividade física ajuda a reduzir o risco da doença
A adoção de hábitos saudáveis durante o dia diminui a incidência de tumores renais e ainda atua na melhoria de problemas cardiovasculares ou diabetes Câncer de rim e prevenção. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a...
O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando...
Podcast Rádio Cancer Center #14 - O cigarro eletrônico
Ouça e compreenda melhor este hábito que tem alcançado muita gente, sobretudo os jovens Cigarro eletrônico faz mal? Ele surgiu para ajudar o fumante convencional a parar? O ato pode ser considerado tabagismo? Ele representa perigo? Fato é que, atualmente...