Fisioterapia | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Fisioterapia

 

Fisioterapia

O serviço de Fisioterapia do A.C.Camargo Cancer Center foi criado para oferecer um suporte oncológico interdisciplinar aos pacientes em tratamento. Tem como foco a reabilitação e a retomada das atividades diárias do paciente o mais brevemente possível. Cabe ao fisioterapeuta desenvolver um programa de recuperação respiratória e motora personalizado para atender às necessidades individuais de cada paciente.

O que fazemos

O serviço de Fisioterapia possui uma visão integrada do paciente, sempre buscando reabilitar e adequar as necessidades de cada um para inseri-lo novamente em suas atividades de vida diária. 
Nosso objetivo é diminuir os efeitos colaterais e as complicações que podem surgir após uma cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Para isso, atuamos no contexto interdisciplinar, na elaboração do programa terapêutico desde o pré-operatório até a alta hospitalar, seguido de um acompanhamento ambulatorial.

Como fazemos

Realizamos visitas à beira do leito junto com a equipe médica, enfermagem, nutrição e farmácia, para definição das condutas que serão instituídas a cada paciente. Todo paciente sob cuidados intensivos nas UTIs adulto e pediátrica, por exemplo, realiza a fisioterapia respiratória, que tem como objetivo a manutenção da função e da reexpansão pulmonar, e a fisioterapia motora, a fim de prevenir e/ou recuperar complicações.

Unidades de internação

Para oferecer o melhor tratamento ao paciente internado, a equipe de fisioterapeutas mantém constante interação com as equipes médicas por meio da participação das reuniões de departamento, em que os casos clínicos são discutidos e são traçadas as melhores condutas. É por meio da reabilitação cardiorrespiratória, motora e neurológica que o paciente consegue restabelecer as atividades funcionais o mais breve possível e, com isso, o retorno às atividades sociais.

Ambulatórios

Após a alta hospitalar, o processo de reabilitação tem continuidade. Os pacientes são encaminhados ao ambulatório de fisioterapia, onde recebem atendimento individualizado. Esse ambulatório dispõe de aparelhos e equipamentos modernos específicos ao tratamento de distúrbios uroginecológicos (como incontinência urinária), distúrbios circulatórios (como o linfedema), sequelas neurológicas, entre outros.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam