Farmácia | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Farmácia

 

Farmácia

O que fazemos

Na parte hospitalar, nossa equipe de farmacêuticos cuida da homologação técnica de fornecedores para garantir a qualidade dos medicamentos. Os farmacêuticos devem ainda conferir as boas práticas de armazenamento e de manuseio da medicação. E a equipe cuida também da Farmacovigilância, acompanhando os efeitos de cada medicação nos pacientes e notificando sempre a Anvisa sobre os efeitos colaterais.


Como atuamos

O trabalho da equipe de Farmácia, além da hospitalar, divide-se em área clínica e área de produção de quimioterapia. Na área clínica, que compreende a internação, a UTI e a Emergência, o fluxo começa assim que o médico prescreve o medicamento. Cabe aos farmacêuticos avaliar essa prescrição e intervir junto ao Corpo Clínico ou Equipe Multidisciplinar de acordo com o caso. Nossa equipe ainda atua junto com a Enfermagem para avaliar a adesão à terapia medicamentosa, ou seja, se o paciente está tomando seus remédios corretamente em sua residência. Quais os medicamentos que ele já toma em casa? Tem alergias? Outras doenças que possam interferir na medicação oncológica? É o que chamamos de reconciliação medicamentosa. E, quando o paciente tem dúvidas, nossos farmacêuticos dão orientação sobre como armazenar e tomar os medicamentos em casa.  
Na área de produção de quimioterapia, o fluxo também começa a partir da prescrição do médico. A equipe de Farmácia avalia o esquema terapêutico e prepara a medicação. Também interage com a equipe multidisciplinar que atende o paciente. E acompanha os pacientes da radioterapia em alguns casos.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam