Rabdomiossarcoma | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Rabdomiossarcoma

A musculatura esquelética começa a se formar no embrião por volta da sétima semana após a fertilização, quando se formam os rabdomioblastos, que vão dar origem aos músculos. São essas células que podem se tornar malignas e dar origem a este tipo de câncer, que é mais comum em crianças e adolescentes (85% dos casos) e muito raro em adultos.

Sarcomas são cânceres que se desenvolvem a partir dos tecidos conectivos, como músculos, tecido gorduroso, membranas que revestem as juntas ou vasos sanguíneos. O rabdomiossarcoma, mais comum em crianças e adolescentes, desenvolve-se nos músculos ligados aos ossos. O organismo tem três tipos de…
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2005, na Universidade do Estado do Pará Mestrado em Ciências – Área de Oncologia, concluído em 2016, no A.C.Camargo Cancer Center Especialização em Patologia, concluída em 2012, na Associação Médica Brasileira Especialização em Patologia, concluída em…
Ensino Superior em Medicina, concluído em 1998, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Pós-Graduação em Cancerologia, concluída em 2004, no A.C.Camargo Cancer Center Doutorado em Patologia – Humana, concluído em 2008, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo…
Cursou o Ensino Superior em Medicina, concluído em 2003, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na sequência realizou uma Especialização em Cancerologia Clínica, concluída em 2007, na Sociedade Brasileira de Cancerologia. Continuou sua formação com uma pós-Graduação em Cancerologia,…
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2004, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoMestrado em Oncologia, concluído em 2015, no A.C.Camargo Cancer Center
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2011, na UNICAMP. Residência médica em Cirurgia Geral, realizada entre 2011 e 2014, na USP. Residência médica em Urologia, realizada entre 2014 e 2014, na UNICAMP. Especialização (fellowship) em Uro-oncologia, Laparoscopia e Cirurgia Robótica,…
Ensino Superior em Medicina, concluído em 1995, na Universidade Federal do PiauíMestrado em Oncologia, concluído em 2003, na Faculdade de Medicina da USPEspecialização em Urologia, concluída em 1999, na Sociedade Brasileira de Urologia
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2008, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Graduação em Medicina concluída em 2010 na Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Medicina, concluída em 2014 na Universidade Federal de Santa Catarina. 
Líder do Centro de Referência em Tumores Urológicos Graduou-se em Medicina em 1990 na Faculdade de Medicina do ABC, dando prosseguimento à sua formação com uma especialização em Urologia, concluída em 1995, pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Na sequência, obteve Mestrado e…