Estômago | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Estômago

Geralmente, o câncer de estômago começa na mucosa estomacal, o revestimento interno do órgão. Ele tende a crescer lentamente e passar despercebido e sem sintomas por muitos anos. O principal fator de risco para esse tipo de câncer é uma bactéria, a Helicobacter pylori.

Ouça esta conversa e também confira ainda um vídeo em animação sobre o caminho que o alimento faz no seu corpo
Esta conversa é sobre os tumores do aparelho digestivo alto, esta parte do corpo que inclui órgãos como o estômago, o abdômen e o pâncreas.  Vamos tirar todas as dúvidas sobre o assunto de uma forma simples: duas das questões, inclusive, chegaram via seguidores do Facebook do A.C.Camargo…
Ouça e saiba tudo sobre a prevenção para câncer em órgãos como estômago, esôfago, fígado e pâncreas – falaremos sobre fatores de risco, sinais, sintomas, úlcera, gastrite, sal, sódio e cirurgias robótica e bariátrica
Esta conversa é sobre os tumores digestivos, mais precisamente do aparelho digestivo alto, que inclui órgãos como estômago, esôfago, fígado, pâncreas, intestino delgado, GIST (tumor estromal gastrointestinal) e vesícula biliar e vias biliares.  Vamos tirar todas as dúvidas…
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 21.290 brasileiros devem receber diagnóstico de câncer de estômago em 2018, sendo 13.540 homens e 7.750 mulheres. O principal fator de risco para esse tipo de câncer é uma bactéria, a Helicobacter pylori, que infecta metade da…
Entenda se esse tipo de alimento pode ser perigoso para a sua saúde  
As carnes processadas, categoria que inclui alimentos como bacon, salame e salsicha, por exemplo, também estão associadas a um risco mais elevado para o câncer, especialmente tumores de cólon e de estômago.  “Isso acontece porque o processamento da carne vermelha se dá pelo método de cura,…
Confira seis mitos e verdades sobre oncologia na coluna “Fala, Doutor”, que traz as dúvidas mais frequentes entre os pacientes no consultório, por Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C. Camargo Cancer Center
Há muitas informações sobre o câncer disponíveis na internet, mas algumas delas são enganosas ou erradas.  Assim, alguns mitos e verdades são tema de conversas no dia a dia de um oncologista clínico no consultório. A seguir, veja seis dos mitos mais comuns sobre o câncer. Mito - Pessoas…
Condicionamento orgânico ajuda a reduzir o risco de eventuais complicações e o tempo de internação, além de facilitar a reabilitação de quem opera órgãos como o fígado, o esôfago e o estômago 
Atividade física e câncer. Nem todos sabem, mas o bom condicionamento físico pode contribuir de forma significativa para o sucesso de uma cirurgia de tumores no aparelho digestivo alto – por exemplo, no fígado, pâncreas, esôfago e estômago. Essa já é uma recomendação praticada pelo grupo de…
Neste 29 de maio, saiba que controlar bactérias que causam infecções é importante para prevenir doenças e tumores digestivos – assim como evitar álcool, fumo e o consumo em excesso de sal, conservas, defumados e carne vermelha
O Dia Mundial da Saúde Digestiva, que é lembrado em 29 de maio, tem por objetivo destacar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção das doenças do aparelho digestivo, que é composto por 10 órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso,…
Conversa, medicamentos adequados e alimentação correta estão entre eles
A nutrição para pacientes com câncer é um pilar muito importante do tratamento, assunto abordado no do Next Frontiers to Cure Cancer, congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo de 22 a 25 de junho. No Simpósio de Nutrição e Nutrologia do evento, foi lembrado que é essencial que as equipes…
A atleta do time Barueri anunciou uma pausa na carreira para se submeter ao tratamento
O Barueri anunciou que a jogadora Paula Borgo, 28 anos, tem um câncer de estômago e precisará se ausentar das quadras. A jogadora, que integra a equipe de José Roberto Guimarães, anunciou uma pausa para realizar o tratamento. O anúncio foi feito nas redes sociais do time da Grande São Paulo.…
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2000, na Universidade Federal de Pelotas Mestrado em Oncologia, concluído em 2008, no A.C.Camargo Cancer Center Especialização em Cancerologia Cirúrgica, concluída em 2000, na Sociedade Brasileira de Cancerologia