Cabeça e Pescoço

Médicos do A.C.Camargo são alguns dos autores mais citados em artigos científicos no mundo

Linha Fina

Com quatro décadas de experiência, Dr. Luiz Paulo Kowalski já realizou mais de 10mil cirurgias, publicou mais de 650 artigos e é considerado um dos autores da área de cabeça e pescoço mais citados no mundo em 2022
 

Possuir um corpo clínico superespecializado, que contribui com a ciência, com o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de novas práticas assistenciais em prol da saúde e tratamento oncológico está no DNA do A.C.Camargo desde sua fundação em 1953. Por esse motivo, com muito orgulho a instituição recebe a notícia de que o Dr. Luiz Paulo Kowalski foi anunciado como um dos profissionais mais citados no mundo em artigos relacionados a cabeça e pescoço no ano de 2022 com o artigo “Prognostic role of intraparotid lymph node metastasis in primary parotid cancer: Systematic review.”

Dr. Luiz Paulo KowaskiGraduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, Kowalski teve os primeiros contatos com a cirurgia de cabeça e pescoço ainda no período de residência no A.C.Camargo Cancer Center, concluída em 1983. Com mestrado e doutorado em Otorrinolaringologia na UNIFESP, a área de cabeça e pescoço sempre despertou seu interesse devido à complexidade dos casos cirúrgicos que demandam técnicas apuradas em oncologia e reconstrução.

Com mais de 650 artigos publicados ao longo de sua carreira, Dr. Kowalski já foi citado mais de 20mil vezes em artigos de outros profissionais em todo o mundo tornando-se uma referência acadêmica e científica na área onde atua. Além disso, por atuar nos campos de ensino, pesquisa e assistência, seu perfil vai diretamente de encontro com o de um Cancer Center como o A.C.Camargo, onde ele encontrou o espaço ideal para o fomento de sua formação e produção científica.
Desde 1990 ele dirige o Núcleo de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo que é, sem dúvida, um serviço de excelência internacional no tratamento e pesquisa, onde os indicadores de taxa de cura giram em torno de 60%, com uma experiência para tratamento de tumores de boca, por exemplo, compatível com a do Memorial Sloan Kettering, de Nova Iorque, considerado um dos maiores centros do mundo em oncologia.

Kowalski possui quatro décadas de experiência e compromisso com o desenvolvimento científico, pacientes e a formação de novos profissionais, onde foi orientador de mais de 100 alunos de mestrado, doutorado e pós doutorado pela Fundação Antônio Prudente, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP).
Ao longo de sua carreira, já realizou mais de 10mil cirurgias de cabeça e pescoço e sempre defendeu o trabalho multidisciplinar para potencializar resultados, sejam eles em pesquisas ou nas práticas assistenciais. 

Na liderança de seus times, busca a excelência e colaboração levando o A.C.Camargo ao mesmo patamar dos melhores Cancers Centers do mundo. Em geral, seus grupos de trabalho sempre foram voltados para a adequação da radicalidade oncológica com redução da morbidade e sequelas causadas pelo tratamento como é feito atualmente em procedimentos de esvaziamento cervical seletivo, tireoidectomias parciais, cirurgias endoscópicas e robóticas. Nesse sentido, um dos outros artigos mais citados em 2022 foi de autoria do Dr Renan B Lira, do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringolgia abordando o tema bem atual de cirurgia transoral para tratamento de doenças da tireoide.
 

Câncer de cabeça e pescoço - estudo: SMART-KEY

O estudo SMART-KEY é um estudo fase 2, de braço único, multi-institucional de uma estratégia de preservação de órgãos baseada em pembrolizumabe para cânceres de laringe localmente avançados. 

Tratamento

População

Pacientes que apresentam carcinoma de células escamosas de laringe localmente avançado que são candidatos à preservação de órgãos.

Objetivo

O objetivo desta pesquisa clínica é estudar este esquema de tratamento e avaliar a resposta destes participantes sem cirurgia.  Esta pesquisa também coletará informações de segurança e desfechos relatados pelos participantes de pesquisa.

 

Publicação autorizada pelo CEP FAP - A.C.Camargo Cancer Center em 11 de maio de 2022.

Podcast Rádio Cancer Center #63 - "Como diagnostiquei e curei um câncer de cabeça e pescoço"

Linha Fina

Ouça este episódio e inspire-se com história de nossa paciente

O câncer de cabeça e pescoço é um dos mais comuns mundo afora.

No meio de uma pandemia, ele acometeu a jornalista Maria Cleidejane Esperidião. Foram tumores na amígdala e no pescoço, sendo que agora ela faz apenas consultas para acompanhamento.

Aqui, Maria fala como diagnosticou e tratou no A.C.Camargo, onde fez quimioterapia e cirurgia robótica.

Ela também dá dicas de como detectar um câncer de forma precoce e convoca as pessoas a adotarem hábitos de prevenção para evitar um eventual tumor.   

Saiba tudo neste podcast:
 

 

Se preferir, ouça este podcast em nossos agregadores de streaming: Spotify, SoundCloud, Google Podcasts e Deezer.