Medicina Nuclear
Medicina Nuclear
Nosso Centro de Medicina Nuclear é referência mundial na área. Somos pioneiros em Medicina Nuclear no Brasil, desde a década de 1960, e também fomos os primeiros a utilizar o exame PET-CT com 18F-FDG em oncologia.
É uma especialidade médica que utiliza a radiação tanto em exames diagnósticos quanto em tratamentos. Ela se baseia em reações bioquímicas do metabolismo humano: o paciente recebe uma pequena quantidade de material radioativo que, em contato com certas substâncias, vai reagir e indicar a presença do câncer nos órgãos examinados. As imagens revelam, pela concentração da substância, onde estão os tumores, quais suas dimensões, se estão ou não ativos.
Quando a radiação acoplada a esses materiais é do tipo Beta, pode-se usar o princípio para alcançar as lesões e, assim, tratá-las com irradiação, seletivamente de dentro para fora, e destruir os tecidos doentes. Os equipamentos de imagem diagnóstica para esses métodos são as Gama Câmeras SPECT e o PET-CT, complementados com a utilização de material radioativo. A radiação envolvida nos tratamentos é maior e diferente daquela empregada nos exames, necessitando muitas vezes de internação do paciente.
Contamos atualmente com dois novos equipamentos de última geração em operação, além de dois SPECT-CTs e quatro Gama-Probes cirúrgicos para os demais procedimentos.
O que fazemos
Tratamentos
Temos uma infraestrutura completa, a UTR, com cinco apartamentos estruturados especificamente para os tratamentos em Medicina Nuclear, como cirurgias radioguiadas (ROLL e linfonodo sentinela), os tratamentos com 131 Iodo para o câncer da tireoide, tratamentos com 177 Lutécio para os tumores carcinoides metastáticos, tratamentos de metástases ósseas dolorosas com o 153 Samário e o tratamento de neuroblastomas com 131 I-MIBG.
Radioisótopos
O princípio desses tratamentos é o uso de substâncias associadas à emissão de radiação (radioisótopos). Elas são absorvidas pelos tumores, um tratamento de dentro para fora.
Tipos de tratamentos com radioisótopos
IodoTerapia - Tratamento com 131 Iodo
Indicado para câncer de tireoide após a cirurgia ou para tratamento das metástases desse tipo de câncer que podem ocorrer mesmo após anos da cirurgia.
É um tratamento simples: o paciente ingere um comprimido que contém o radioisótopo, que é então liberado e absorvido, sendo mais de 95% do restante eliminado pela urina em até 24 horas.
Tratamento com 177 Lutécio-Octreotato
É o mais adequado para o tratamento dos tumores neuroendócrinos e carcinoides com metástases em outros órgãos. Esse tratamento é feito com apenas um dia de internação. O A.C.Camargo é um dos poucos centros mundiais habilitados e experimentados para fazer esse procedimento.
Tratamento com 131I-MIBG
Indicado para crianças com tumores metastáticos do gênero neuroblastomas.
Tratamento com 153 Samário-EDTMP
Para o controle da dor óssea nos casos avançados de câncer de próstata, mama e pulmão.
Pesquisa e ensino
Além de atender diariamente às consultas agendadas para os tratamentos e também realizar exames, nossa equipe altamente especializada se dedica às pesquisas e à produção científica continuada. E dá treinamentos para médicos-residentes, biomédicos e físicos da área.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.