Retrospectiva: principais artigos sobre câncer em 2015

Publicado em: 06/12/2015 - 22:12:00
Notícias

Em 2015, o tema "câncer" esteve frequentemente na pauta de grandes jornais, revistas, e foi amplamente pesquisado na Internet. O A.C.Camargo Cancer Center, centro de referência em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, relembra os artigos mais acessados durante o ano.
 

10. Temperos e condimentos: será que podem causar câncer?

O uso de temperos e condimentos pode proporcionar um sabor especial aos alimentos e alguns deles ainda auxiliam na prevenção do câncer, mas outros merecem atenção, principalmente, se utilizados em excesso. Saiba mais.
 

9. Pólipos intestinais: lesões benignas também merecem atenção

Pólipos intestinais são pequenas lesões semelhantes a uma verruga, mais comuns após os 50 anos. Dr. Samuel Aguiar Jr., chefe do Núcleo de Tumores Colorretais, esclareceu as principais dúvidas sobre o tema. Confira.
 

8. Saiba mais sobre gastrectomia

A gastrectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de parte ou de todo o estômago e que pode ser realizado para tratamento de algumas doenças, desde obesidade até câncer de estômago. Saiba mais clicando aqui.
 

7. Mapa do câncer de intestino no Brasil

O câncer de intestino é um dos mais incidentes no Brasil. Porém, o número de casos varia entre as diversas regiões do país. Veja no mapa.
 

6. A Síndrome de Lynch e sua relação com o câncer colorretal

A Síndrome de Lynch é responsável por cerca de 5% dos casos de câncer de intestino no Brasil. Essa mutação genética também pode predispor ao desenvolvimento de tumores em outras regiões. Clique aqui e saiba mais.
 

5. Chegou o inverno. Descubra os cuidados necessários na estação mais gelada do ano

O inverno pode contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças. Confira algumas dicas de hidratação, alimentação e sensibilidade ao frio durante esta época do ano. Clique aqui.
 

4. Colonoscopia: rastreamento eficaz, expansão difícil

Um simples exame de fezes pode ser um importante aliado para mapear sinais de câncer colorretal e identificar quais pessoas devem realizar colonoscopia, o principal método para diagnosticar precocemente tumores no intestino ou reto. Informe-se aqui.
 

3. Descoberto novo fator de risco para câncer pancreático familial

Estudo americano apresentou um novo fator de risco para o câncer de pâncreas. Essa descoberta ajuda a identificar casos hereditários de predisposição à doença, colaborando para um início precoce do tratamento. Saiba mais.
 

2. Intestino solto ou preso são fatores de risco para câncer?

Excessivas idas ao banheiro ou constipação intestinal podem causar preocupação. Será que esses sintomas têm relação com o câncer de intestino? Confira.
 

1. Como minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia?

A quimioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico, ao lado da cirurgia e da radioterapia. Em alguns pacientes, efeitos colaterais como náuseas e perda de apetite são mais frequentes. Veja algumas dicas para amenizar os sintomas provocados pelo tratamento. Veja aqui.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Instituições brasileiras criam projeto de capacitação em Oncologia em Moçambique
Grupo de três instituições brasileiras, formado pelo A.C.Camargo Cancer Center, pelo Hospital do Câncer de Barretos e pelo Hospital Albert Einstein, desenvolveu um projeto de capacitação em oncologia voltado para os médicos do Hospital Central de Maputo, capital do país africano. Com 25 milhões de...
Nutrição do paciente após cirurgia de câncer colorretal
Hoje em dia, dietas são bastante populares e geralmente associadas ao emagrecimento. Porém, uma dieta nada mais é que uma readequação alimentar. E para a grande maioria dos pacientes oncológicos, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental, antes ou depois de uma cirurgia, durante a...
Jogo da vida saudável
Ter uma vida saudável é um desafio no dia a dia. Bons hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e correta hidratação são fundamentais para a saúde e auxiliam na prevenção de diversas doenças, inclusive o câncer. Chame seus amigos e sua família e descubra quem...
Hepatites B e C são o principal fator de risco para câncer de fígado
Para muitos, é automático pensar em doenças do fígado e relacioná-las à cirrose e, consequentemente, ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. De fato, este é um importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de fígado, assim como a obesidade e o diabetes. A...
Cuidado com a saúde e criatividade, uma combinação perfeita
Uma escola americana queria estimular duas atividades aparentemente inconciliáveis: leitura e exercício físico. Na hora de colocar o projeto em prática, os educadores resolveram inovar e substituíram as tradicionais carteiras por bicicletas ergométricas durante as aulas de leitura. Assim, ao mesmo tempo em que aproveitavam...