Prevenção não tira férias - Mulher prevenida está sempre de olho na saúde

Publicado em: 17/01/2016 - 22:01:00
Notícias

Cuidar da saúde deve ser uma prática cotidiana. E as férias podem ser um ótimo momento para incluir em sua rotina hábitos saudáveis, como exercícios físicos e alimentação equilibrada, importantes fatores de prevenção do câncer. Conheça as principais dicas que podem ajudar na prevenção de quatro tipos de câncer mais incidente nas mulheres e reduzir o risco de desenvolvimento da doença:

Mama

A prevenção do câncer de mama está relacionada a hábitos de vida saudáveis, como praticar exercícios físicos e evitar o excesso no consumo de bebidas alcoólicas. Alimentos ricos em vitamina C, fibras, cálcio e ácido fólico, como brócolis, couve e espinafre, podem atuar como antioxidantes e reduzir o risco da doença. Já o autoexame não garante a prevenção nem o diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo importante manter o acompanhamento médico e realizar os exames diagnósticos conforme indicação.

Colo do útero

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero é o papilomavírus humano (HPV), responsável por mais de 99% dos casos da doença, e que está também relacionado à incidência de câncer de boca e garganta. Por isso, para se prevenir, é fundamental utilizar preservativos durante o ato sexual. Com foco na prevenção, o Ministério da Saúde realiza a campanha de vacinação contra o HPV para crianças de 9 a 11 anos.

Ovário

De acordo com a literatura médica, o uso de anticoncepcional por pelo menos cinco anos pode ser um fator de prevenção do câncer de ovário. No entanto, pílulas contraceptivas só podem ser utilizadas com indicação médica – para controlar o ciclo menstrual, para evitar a gravidez ou em razão de alterações hormonais. O anticoncepcional ainda apresenta contraindicações, como no caso de mulheres com histórico de trombose.

Endométrio

O fator de risco mais importante para o desenvolvimento da doença é a obesidade. Isso ocorre porque o sobrepeso pode aumentar o nível de estrogênio, hormônio que desenvolve as características femininas e, assim, estimular o crescimento do endométrio, elevando o risco de desenvolvimento de tumores. Portanto, o controle de peso é um dos principais modos de prevenção desse tipo de câncer. O uso de anticoncepcional também pode ser relacionado à prevenção de tumores no endométrio.


Dr. Glauco Baiocchi Neto - CRM 97501
Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica
Especialista em Cancerologia Cirúrgica - RQE nº 42471

Dr. Renato Cagnacci Neto - CRM 120186
Médico Titular do Núcleo de Mastologia
Especialista em Cancerologia Cirúrgica - RQE nº 35741
Especialista em Cirurgia Geral - RQE nº 35742

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Novas Fronteiras - Preservação da fertilidade em mulheres com tumor ginecológico
Embora o câncer ginecológico seja mais prevalente na pós-menopausa, também existem mulheres que recebem o diagnóstico da doença em fase fértil e com o desejo de ter filhos. A preservação da fertilidade nesse grupo de pacientes com câncer de colo do útero, endométrio e ovário...
Alimentos que ajudam na prevenção do câncer: colo do útero, pulmão e estômago
Boa alimentação pode ajudar na prevenção do câncer. Confira dicas de alimentos que podem ser aliados na prevenção de tumores de colo do útero, pulmão e estômago.
Chegou o inverno. Descubra os cuidados necessários na estação mais gelada do ano
Além de se proteger do frio para evitar doenças como a gripe, diversos cuidados são necessários na estação mais fria do ano. Atividades que auxiliam na manutenção do calor no corpo, como a exposição ao sol e o consumo de bebidas quentes, podem ser uma...
Evolução na sobrevida de pacientes com metástase cerebral
A implementação e difusão de uma técnica de radioterapia cranial focal precisa, que possibilita a administração de uma alta dose de radiação restrita à lesão em fração única (radiocirurgia) ou poucas frações (radioterapia estereotática fracionada), assim como o aumento das opções de tratamento sistêmico (novas...
Em oficina gratuita, nutricionistas ensinam o passo a passo do preparo de receitas que auxiliam na prevenção de câncer
Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para reduzir os riscos de desenvolver câncer, e um grande passo é estar atento ao que colocamos na mesa. Focado em difundir o papel protetor de uma alimentação equilibrada, o A.C.Camargo anuncia a agenda de 2013 da...